Sintomas e sintomas de cálculos biliares Tratamento Onde está a vesícula biliar?
Sintomas e sintomas de cálculos biliares Tratamento Onde está a vesícula biliar? A vesícula biliar é um órgão oco logo abaixo do fígado, com aproximadamente 8 cm de comprimento e 4 cm de largura em adultos saudáveis, com a forma de uma pêra inclinada para o lado esquerdo. A vesícula biliar é conectada através do ducto cístico ao ducto colédoco (duto biliar comum), que se abre para o duodeno (duodeno).
O que é a vesícula biliar? O que a vesícula biliar faz?
A principal função da vesícula biliar é armazenar a bile produzida pelo fígado. A bile é uma secreção importante para a digestão das gorduras dietéticas. Após uma refeição gordurosa, a vesícula biliar, estimulada por um hormônio chamado “colecistoquinina”, produzido pelo sistema digestivo, contrai e descarrega a bile armazenada entre as duas refeições no duodeno através do ducto cístico e do duto coledocálcico. Com o tempo, o colesterol, os pigmentos e possíveis produtos infecciosos na bile podem precipitar–se na vesícula biliar onde a bile é armazenada e formar fluidos espessos, semelhantes a lodo. Esta precipitação pode ir mais longe e levar à formação de pedras na bile. Não há sinais ou sintomas durante a formação dessas pedras; portanto, as pedras e o lodo no processo de formação podem ser detectados frequentemente durante exames radiológicos ou exames periódicos por diferentes razões. Se não forem tratados, os cálculos na vesícula biliar podem cair da vesícula biliar para os ductos biliares e causar várias complicações como resultado da obstrução do fluxo de bile e da descarga de secreções pelo pâncreas. Felizmente, na grande maioria dos pacientes, os sintomas e sinais aparecem antes que essas complicações se desenvolvam.
Page Pouch Reclamações
Em alguns casos, os cálculos biliares que não causam queixas de vesícula biliar não requerem tratamento cirúrgico. O tratamento cirúrgico é apropriado para cálculos biliares que causam queixas. Além disso, em alguns pacientes, a dilatação endoscópica da ampola de Vater, onde o ducto coleédalo e o ducto pancreático se fundem e abrem para o duodeno, também pode ser uma opção de tratamento. Em pacientes que já têm outras doenças relacionadas ao sistema fígado-biliar e para os quais a remoção cirúrgica da vesícula biliar não é possível, pode ser possível aliviar a estrutura com drenos colocados na vesícula biliar.
O que é um pólipo da vesícula biliar?
Um pólipo da vesícula biliar é um pequeno crescimento anormal do tecido com um caule saliente do interior da vesícula biliar. Os pólipos da vesícula biliar podem ser comuns. A vesícula biliar é um órgão pequeno que armazena a bile e a passa do fígado para o intestino delgado. Aproximadamente 95 por cento dos pólipos da vesícula biliar são não cancerosos, i.e. pólipos benignos, mas 5% também podem ser malignos. Os pequenos pólipos da vesícula biliar, geralmente entre 1 e 1,5 cm, são tipicamente pólipos benignos e muitas vezes não precisam ser tratados. Pólipos maiores que 1 a 1,5 cm podem ser malignos e podem ser tratados conforme o médico considerar apropriado.
Sintomas Sintomas de cálculos da vesícula biliar
As lamas biliares e os cálculos biliares recém-formados são geralmente assintomáticos nas fases iniciais. Estudos mostraram até que cerca de metade de todos os cálculos biliares não causam sinais e sintomas ao longo da vida de uma pessoa. O principal sintoma dos cálculos biliares é um tipo de dor específica do sistema biliar chamado “cólica biliar”. Embora a cólica biliar seja muito específica para doenças do sistema biliar, os sintomas da vesícula biliar podem ser definidos do seguinte modo:
• Começa na parte superior do meio e direita do abdômen e às vezes pode se espalhar para a omoplata direita,
• Início súbito da dor, geralmente após as refeições, • Dor que aumenta por 15-20 minutos, então persiste por até 5 horas • Dor que não responde a práticas como vômitos, medicamentos antiácidos que previnem azia, defecação, remoção de gases, mudança de posição, • Transpiração excessiva e náuseas • Contundente e intenso em caráter, • Dor que desaparece sozinha com o tempo.
Além de todos os sintomas acima, a dor na vesícula biliar, i.e. dor devido a cálculos biliares, é uma das características mais proeminentes.
Sintomas de inflamação da vesícula biliar
A vesícula biliar é um órgão digestivo em forma de pêra localizado no lado direito do abdômen. Quando a vesícula biliar fica inflamada, pode causar dor abdominal, vômitos e febre. A inflamação pode se desenvolver devido ao bloqueio do fígado e é chamada de colecistite aguda.
Sintomas e sintomas de cálculos biliares :Os sintomas mais comuns
da inflamação da vesícula biliar são: Dor que começa logo acima do umbigo e pode se intensificar na borda da caixa torácica no lado direito do abdômen. O consumo excessivo de alimentos gordurosos pode fazer com que o ducto biliar se feche e o sistema digestivo não consiga facilmente quebrar a comida, o que pode causar náuseas, vômitos e perda de apetite. Um dos sintomas da inflamação da vesícula biliar é febre alta e dor intensa. A inflamação da vesícula biliar pode causar dor severa no lado direito das costas. Sintomas como uma sensação de ardor nas costas também podem ocorrer, especialmente ao respirar profundamente. As crianças também podem apresentar sintomas da vesícula biliar. As crianças também podem desenvolver sintomas semelhantes aos dos adultos. Estes podem incluir febre alta, perda de apetite, fraqueza e dor. Algumas crianças com inflamação da vesícula biliar podem ter pele amarela.
Métodos de diagnóstico Diagnóstico de Cálculos da Vesícula Biliar
Seu médico irá tomar o seu histórico médico sobre as suas queixas e realizar um exame físico. Uma série de exames de sangue, bem como exames radiológicos, como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética podem ser usados para esclarecer e apoiar o diagnóstico, levando em consideração os achados do exame e o histórico médico.
Métodos de tratamento Tratamento de cálculos da vesícula biliar
O tratamento dos cálculos biliares é a remoção cirúrgica da vesícula biliar; no entanto, o momento do tratamento, o tipo de tratamento, bem como os sintomas causados pela pedra na vesícula biliar e o estado geral do paciente podem variar.
Sintomas e sintomas de cálculos biliares :Lama da vesícula biliar
A vesícula biliar está localizada entre os intestinos e o fígado. O fígado armazena a bile que passa pelos intestinos para ajudar na digestão. Se a vesícula biliar não for esvaziada completamente, as partículas na vesícula biliar, como o colesterol ou os sais de cálcio, podem permanecer na vesícula biliar por muito tempo e engrossar. Isto conduz à formação de lama da bilis , igualmente chamada lama da vesícula biliar. Algumas pessoas podem apresentar lodo de vesícula biliar e não apresentam sintomas. Pacientes sem sintomas podem não perceber por muito tempo que estão sofrendo dessa doença. Além disso, muitos pacientes podem sentir dor abdominal e uma dor aguda no lado inferior direito das costelas, que é uma das características mais proeminentes. Outros sintomas causados pelas lamas da vesícula biliar são os seguintes;
• Dor no peito • Dor no ombro • Náusea • Vômito • Um banquinho de barro
Cirurgia da vesícula biliar
A cirurgia da vesícula biliar é geralmente a melhor maneira de tratar problemas de vesícula biliar. Para tratar os cálculos biliares e as complicações que eles causam, um procedimento chamado colecistectomia é mais comumente usado. A colecistectomia é um procedimento cirúrgico de uso geral. Com este método;
• Cálculos biliares na vesícula biliar (colelitíase) • Cálculos biliares no ducto biliar (coledocolitíase) • Inflamação da vesícula biliar (colecistite) • Pólipos de vesícula biliar grandes • Condições como inflamação do pâncreas (pancreatite) devido a cálculos biliares podem ser tratadas. A colecistectomia é um dos métodos mais utilizados. É feito através da inserção de uma pequena câmera de vídeo e instrumentos cirúrgicos especiais através de quatro pequenas incisões para ver dentro do abdômen e remover a vesícula biliar. Os médicos chamam isso de colecistectomia laparoscópica. A cirurgia do cálculo biliar também pode ser realizada com esse método.
Após a cirurgia da vesícula biliar
Após a cirurgia da vesícula biliar, os pacientes geralmente podem receber alta no mesmo dia se não houver complicações. Os médicos recomendam caminhar após a cirurgia. No entanto, claro As informações sobre o assunto serão fornecidas pelo seu médico. Você provavelmente pode retornar às suas atividades normais cerca de uma semana após a remoção laparoscópica da vesícula biliar. Se você fizer qualquer trabalho físico envolvendo levantamento pesado, certifique-se de perguntar ao seu médico quando você pode voltar ao trabalho. Se você fez uma cirurgia aberta com uma incisão grande, talvez precise de mais tempo para se recuperar. Pode ser necessário ficar no hospital por alguns dias após a operação. Em cirurgias de incisão aberta, pode levar de 4 a 6 semanas para retornar à vida normal.
Sintomas e sintomas de cálculos biliares :Nutrição após cirurgia de vesícula biliar
Você pode fazer algumas mudanças em sua dieta após a cirurgia da vesícula biliar para fazer seu sistema digestivo funcionar mais facilmente. Você precisa evitar e ficar longe de alimentos ricos em gordura e processados que são mais difíceis de digerir. Você provavelmente pode adicionar gradualmente alguns desses alimentos à sua dieta, especialmente nos meses após a cirurgia. Consumir alimentos com alto valor nutricional após a cirurgia de remoção da vesícula biliar também ajudará a acelerar o processo de recuperação. É especialmente importante ficar longe de alimentos e bebidas com cafeína, como café, chá, refrigerante, bebidas energéticas e chocolate por um tempo. Tome cuidado para consumir alimentos ricos em fibras após a cirurgia da vesícula biliar. Estes incluem;
• Feijão • Lentilhas, ervilhas, batatas • Aveia, cevada • Pão integral, macarrão, arroz • Nozes cruas, como amêndoas, nozes e castanha de caju (não torradas em óleos) • Sementes cruas, como chia e sementes de papoula • Nozes e sementes • Frutas e legumes • Carne magra (branca ou vermelha) • Pescar







