Retardo mental em crianças O que é Retardo Mental? O retardo mental
é uma condição na qual as habilidades e habilidades de uma pessoa estão abaixo da idade média e há uma deficiência no atendimento aos requisitos do sistema educacional padrão. É a incapacidade ou realização parcial dos processos mentais devido a várias razões. Os processos mentais incluem habilidades como raciocínio, atenção, gerenciamento de percepção, memória, resolução de problemas e julgamento. Nestes processos mentais, o desempenho abaixo da média e fora de paralelo com a idade cronológica é chamado de retardo mental. É importante não subestimar os sintomas observados em uma idade jovem e tomar medidas precoces de acordo. Hoje, os diagnósticos são feitos entre aproximadamente 10- 14 anos de idade. Nessa idade, o retorno é muito baixo em comparação com períodos anteriores. Com a educação especial e o trabalho psicossocial, pode ser possível para os indivíduos alcançarem seu potencial máximo. Não é possível para crianças e indivíduos com retardo mental estabelecer comunicação e relações sociais, manter a si mesmos e sua saúde sob controle, ter uma vida diária tranquila, realizar o autocuidado sem apoio, não ter obstáculos à aprendizagem, e ter um processo educacional suave. Em comparação com outros indivíduos, é muito provável que esteja incompleto e fique para trás. No entanto, é importante lembrar que o retardo mental não é incompetência em um sujeito, mas um baixo quociente de inteligência. Crianças com sinais de retardo mental podem ser esclarecidas por um teste de QI.
Tabela de Retardo Mental Relacionado com o QI:
• QI 25 e abaixo – Retardo mental muito severo • QI 25-34 – Retardo mental grave • 35-50-55 QI- Retardo mental moderado • QI 50-55-69- Retardo mental leve • 70-79 QI- Inteligência limítrofe • 80-89 QI- Dull, baixa inteligência normal • 90 e acima – Normal, brilhante, excelente, gênio
Com que frequência ocorre o retardo mental?
A prevalência de retardo mental na população geral é de aproximadamente 1%. É mais comum em homens do que em mulheres. Mais casos são encontrados em baixo nível
socioeconômico.
Causas Quais são as causas do retardo mental? Causas pré-natais
Pode ser causada por um histórico familiar de retardo mental ou causas genéticas. Distúrbios cromossômicos como a síndrome de Down ou distúrbios metabólicos, como o hipotireoidismo, também podem causar retardo mental. O retardo mental pode ocorrer devido ao álcool, uso de drogas ou desnutrição da gestante. O retardo mental também pode ser causado por uma infecção durante a gravidez. Não é possível testar o QI durante a gravidez. Apenas os testes de rastreio pré-natal podem detectar anomalias cromossómicas.
Causas ao nascer
Parto prematuro ou nascimento tardio pode causar retardo mental. O retardo mental pode ocorrer devido a danos ao bebê que não consegue oxigênio suficiente como resultado de fatores como a criança ficar de cabeça para baixo durante o parto, o cordão umbilical enrolado no pescoço.
Causas pós-parto
Os danos podem ocorrer devido a algumas doenças infantis e infantis. Danos cerebrais e retardo mental subsequente podem ser observados em bebês e crianças com convulsões. Trauma infantil, sofrimento psicológico grave, traumatismo craniano, icterícia, doenças infecciosas da infância e fatores psicossociais também são conhecidos por causar retardo mental. Não é possível que qualquer problema durante a gravidez, durante o parto ou após o parto cause retardo mental. Só é possível causar retardo mental.
Sintomas Quais são os sintomas de retardo mental?
Se for um retardo mental causado por uma condição congênita, as características faciais podem ser diferentes. Por exemplo, as crianças com síndrome de Down têm características faciais mais pronunciadas e são semelhantes entre si. Assim, as diferenças físicas também podem ser um sinal de retardo mental.
Pode ser expresso como se adaptar à vida mais tarde do que seus pares e estar atrasado nos rituais que precisam ser feitos. A aprendizagem tardia ou a incapacidade de aprender a falar podem ser um sinal de retardo mental. A dificuldade em realizar habilidades básicas na vida diária também pode estar entre os problemas de retardo mental. O retardo mental apresenta sintomas com intensidades diferentes dependendo do nível. Há deficiências no seu desenvolvimento. Eles têm dificuldade em aprender de acordo com sua idade e manter o que aprenderam na memória. Eles querem brincar com crianças mais novas em sua vida social. Existem vários testes que medem os níveis de inteligência, incluindo o teste de inteligência Stanford-Binet e o teste de inteligência Wisc-r.
Métodos de diagnóstico Diagnóstico de retardo mental
Para que uma pessoa seja diagnosticada com retardo mental, ela deve ter menos de 18 anos. Se uma pessoa com menos de 18 anos de idade tem dificuldades de comunicação, é incapaz de atender às suas próprias necessidades e/ suas necessidades, e é inadequado em questões de saúde e segurança, pode-se suspeitar de retardo mental. A situação é avaliada através de testes de inteligência administrados por especialistas. Naturalmente, o teste deve ser repetido várias vezes, pois a avaliação pode variar dependendo do ambiente em que o teste é realizado, do dia do teste e da condição da pessoa naquele dia. Desta forma, progresso e regressão podem ser claramente observados.
Métodos de tratamento Tratamento do retardo mental
Não há nenhum método de tratamento direto para eliminar o retardo mental, mas vários métodos podem ser aplicados para reduzir os efeitos negativos do retardo mental. O mais importante deles é a tutoria do indivíduo com retardo mental. Pessoas com
O retardo mental deve ser apoiado com educação precoce de estímulos e educação especial personalizada. Métodos de educação individualizados devem ser preferidos de acordo com o grau de retardo mental. Tratamento psicológico e tratamento de déficit de atenção podem ser aplicados. Claro, esses métodos não curam o retardo mental, eles apenas eliminam outros problemas associados a ele. O objetivo é apoiar as habilidades mentais da criança e lutar por um desempenho próximo, se não igual, ao desempenho médio da idade da criança. A
educação continuada em uma escola regular tem um impacto negativo na psicologia da criança e pode levar à depressão. Indivíduos com inteligência normal, inteligência brilhante e inteligência superior não podem usar sua capacidade total. Isso significa que o potencial pode ser utilizado da maneira mais eficaz fazendo exercícios cerebrais. Apoio como exercícios cerebrais, jogos cerebrais e educação especial pode ajudar as crianças com retardo mental a participar da vida.







