Quanto sal devemos consumir por dia?
De acordo com pesquisas, o consumo excessivo de sal é tão prejudicial quanto fumar. Aqui está o que você precisa saber sobre o consumo de sal e soja…
Mantenha o seu consumo de sal sob controlo
Não pode comer qualquer alimento sem ele, não pode sentar-se na mesa sem ele, não pode provar nada sem ele? Você acha que é seu ‘amigo’ mais próximo na tabela. Você já pensou em quão perigoso o sal, que você acha que adiciona sabor às suas refeições, pode ser? Precisamos de sal, que consiste nos elementos sódio e cloro, em certas quantidades. Quantidade de sal e sódio em alguns alimentos
NUTRIENTES (100 g) SAL (mg.) SÓDIO (mg.)
Pão branco 858 33 Pão integral 100 40 Pão de centeio 664 265 Pão de trigo 1112 445 Vitela 123 49 Cordeiro 180 72 Carne de frango 199 82 Carne de peru 179 72 Carne de peixe 299 59 Toucinho 6201 2480 Salsicha 2548 1019 Queijo de vaca 118 447 Queijo de cabra 3575 1430 Queijo de ovelha 2452 481 Ovo 120 48 Leguminosas secas 20 8 Ordenhar 50 20 Iogurte 51 20 Azeitona 3475 1390
NUTRIENTES (100 g) SAL (mg.) SÓDIO (mg.)
Feijão verde 118 447 Alcachofra 1088 455 Quiabo 1124 450
Muesli (com frutas) 258 103 Cereais integrais (com frutas) 908 363
Consumimos 12 gramas de sal a mais!
A exigência diária de sal do corpo humano é de 6 gramas. De acordo com um estudo de 2008, o consumo diário de sal na Turquia é de 18 gramas. Por esse motivo, em 2011, o Ministério da Saúde ordenou a redução do teor de sal em vários alimentos processados e foram feitos vários esforços para educar os consumidores, atualizar as informações do rótulo alimentar e fornecer fácil acesso aos alimentos com baixo teor de sódio.
Se você reduzir o sal em 1 grama
Embora o sódio seja necessário para o nosso corpo, ele convida vários problemas de saúde quando consumido mais do que o necessário. Em vários estudos, afirma-se que reduzir o sal sem calorias da comida diária em um grama significa proteção contra 5% acidente vascular cerebral e 3% ataque cardíaco.
Que doenças causa muito sal?
Infelizmente, o consumo de sal não se limita ao que você adiciona às suas refeições ou derrama do saleiro. Lembre-se de que os alimentos que você consome também são salgados. O consumo excessivo de carne processada e produtos delicatessen, molho de soja, legumes enlatados, molhos salgados para saladas e biscoitos salgados desencadeia câncer de estômago como irritante para o estômago. Uma dieta salgada aumenta a albuminúria em pessoas sem doença renal e aumenta a excreção urinária de albumina e proteína em pessoas com doença renal. Em outras palavras, pessoas com hábitos alimentares salgados têm um risco muito alto de desenvolver uma doença renal aguda ou crônica. O consumo de alimentos salgados também é o determinante mais importante da excreção urinária de cálcio. Quando a ingestão de sal aumenta, os mecanismos de alerta são ativados e a absorção de cálcio nos intestinos aumenta. Isto leva à retirada de cálcio dos ossos e osteoporose (osteoporose). O consumo excessivo de sal também cria um obstáculo no transporte do açúcar para dentro da célula e desencadeia seu armazenamento como gordura. Também provoca obesidade e resistência à insulina.
1 colher de chá de sal por dia é suficiente
Também é importante a quantidade de sódio que você obtém quando consome sal. Porque o sal e o sódio não devem ser confundidos. Embora ambos sejam frequentemente usados de forma intercambiável, na verdade, apenas 40% do sal que chamamos de cloreto de sódio consiste em sódio. Em outras palavras, há cerca de 400 mg de sódio em 1 g de sal.
Com base no fato de que a exigência diária de sódio é 1500-2400 mg, diariamente 6 gr, ou seja; 1 colher de chá de sal será suficiente para atender a necessidade.
Cuidado com esses alimentos!
A fonte de sódio não deve ser considerada apenas como sal e não se deve esquecer que os alimentos também são uma fonte de sódio em certas quantidades. Em particular;
• Alimentos enlatados • Frutos secos • Pasta de tomate, ketchup, mostarda, molho de soja, molhos para salada prontos • Caldo • Queijo, pão e azeitonas • Refrigerante • Os alimentos defumados contêm grandes quantidades de sódio.
Mantenha o sal iodado
Um ponto a ser considerado ao comprar sal, que deve ser consumido 6 gramas por dia, é o iodo. Ao usar sal, prefira o sal iodado. O iodo é encontrado na estrutura da tiroxina, a hormona da tiróide no corpo e a hormona da tiroxina afeta a taxa de gasto energético do organismo. Um indivíduo adulto precisa tomar 150 microgramas de iodo diariamente. Em mulheres grávidas e lactantes, essa quantidade é de 200 microgramas. Fontes ricas em iodo são vegetais, frutas, ovos e frutos do mar. Se você não tem uma doença, você pode consumir peixe 2 vezes por semana, ovos 4 vezes por semana e 2 fatias de queijo todos os dias. Sua preferência por sal também deve ser iodada. Na deficiência de iodo, problemas de saúde como bócio endêmico, baixa estatura, nanismo e retardo mental podem ser vistos. Na Turquia, tornou-se obrigatório que o sal seja iodado. 1 g de sal de mesa contém 70 microgramas de iodo. Para evitar que o efeito do sal seja perdido, adicione sal às refeições antes de retirar a panela do fogão ou depois de servir. Indivíduos com condições como bócio nodular, hipotireoidismo ou hipertireoidismo devem usar sal não-iodado. O consumo de sal iodado em pessoas com bócio nodular pode causar excesso de trabalho na tireoide e causar problemas como sudorese, tremor, excitação, nervosismo e perda de cabelo durante o dia.







