Quantas semanas é um bebê prematuro?
Quantas semanas é um bebê prematuro? O acompanhamento de bebês prematuros, especialmente nos primeiros três anos, é extremamente importante. Os cuidados no hospital devem continuar em casa.
Quantas semanas de idade um bebê é prematuro?
“Eu te criei envolta em algodão,” dizem as mães para os filhos quando crescem. Na verdade, há um grupo de bebês para quem esse ditado se aplica. Estes pequenos, que precisam ser cuidados desde o momento em que nascem e ao longo de suas vidas, são bebês prematuros. Aproximadamente 150 mil bebês prematuros nascem todos os anos na Turquia e esses bebês precisam de acompanhamento muito mais sério do que outros recém-nascidos devido ao subdesenvolvimento de todos os sistemas, especialmente o sistema respiratório. O acompanhamento de bebês prematuros, especialmente nos primeiros três anos, é extremamente importante. Os cuidados no hospital devem continuar em casa. Nos últimos anos, graças aos avanços na tecnologia e na medicina, as chances de vida dos bebês prematuros aumentaram. Hipertensão arterial, intoxicação gestacional, infecções, insuficiência cervical, distúrbios de coagulação, tabagismo e uso de álcool, acompanhamento inadequado da gravidez e baixo status socioeconômico estão entre os importantes fatores de risco para o parto prematuro. Os bebés nascidos antes da 37ª semana de gravidez são definidos como ‘prematuros’. No entanto, os bebés prematuros também são divididos em ‘bebês com limite de vida’ (23-25 semanas), ‘bebês extremamente prematuros’ (26-27 semanas), ‘bebês muito prematuros’ (28-31 semanas)’bebês moderadamente prematuros’ (32-33 semanas) e ‘bebês prematuros tardios’ (3436 semanas). Embora os pesos ao nascer também variem dependendo do período de gestação, bebês prematuros às vezes podem nascer com menos de 1000 gramas, o que é quase do tamanho de uma palma.
Nascido sem órgãos em desenvolvimento
Uma vez que os bebés prematuros têm sistemas de órgãos subdesenvolvidos, especialmente o sistema respiratório, o sistema cardiovascular, o sistema nervoso central e o sistema gastrointestinal, eles nascem antes de estarem prontos para viver no ambiente exterior. Especialmente nos primeiros dias, eles podem enfrentar muitas doenças potencialmente fatais, desde problemas respiratórios a problemas cardíacos, de hemorragia cerebral a doenças intestinais graves. Embora suas chances de sobrevivência sejam agora muito maiores
Mais do que antes, graças aos avanços da tecnologia e da medicina, os bebês prematuros estão no topo da lista entre as causas de mortalidade infantil no mundo e em nosso país.
Cuidado com o inverno!
Uma vez que o risco de infecção é muito maior para bebês prematuros no inverno do que para outros recém-nascidos, é vital que eles recebam cuidados muito cuidadosos em casa. A importância do leite materno é indispensável e salva vidas para bebês prematuros! Estudos mostram que bebês prematuros que são amamentados desenvolvem-se muito mais rapidamente do que aqueles que são privados de leite materno.
Como prevenir a prematuridade?
Os bebês prematuros, que têm aumentado no mundo e em nosso país nos últimos anos, trazem um fardo econômico, médico e social significativo para a família e o estado. A prevenção da prematuridade é o objetivo mais importante. Redução da taxa de natalidade, acompanhamento adequado das gestantes, diagnóstico precoce e tratamento das doenças relacionadas à gravidez, minimização de gravidezes múltiplas em gestações com técnicas de reprodução assistida destacam-se como estratégias a serem seguidas no campo dos bebês prematuros.







