Quais doenças crônicas podem ser jejuadas?
Quais doenças crônicas podem ser jejuadas? “Eu tenho uma doença crônica. Posso jejuar?” Você pode estar em um dilema. Então, quais doenças crônicas podem jejuar? Em que condições podem aqueles que podem jejuar? Curiosidades estão em nosso artigo…
Em que condições as pessoas com doenças crônicas podem acelerar?
Pessoas com doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas, pressão arterial e doença renal devem consultar seus médicos antes do jejum. Como as doenças crônicas não afetam a todos no mesmo grau, alguns podem jejuar confortavelmente com as precauções que tomarão, enquanto que para outros pode levar a sérios perigos. Se uma pessoa com doença crônica for aprovada pelo médico, o jejum pode até ser benéfico para a saúde. Portanto, a coisa a prestar atenção é garantir que não haja situações que possam prejudicar sua saúde diante desses benefícios.
As quedas de pressão arterial são mais comuns em pessoas em jejum
Pessoas saudáveis também podem experimentar efeitos negativos durante o jejum devido ao comprimento do jejum e do calor. Neste caso, o ponto mais importante é ouvir nosso corpo e identificar os pontos onde podemos ajudá-lo. Durante o jejum por mais de 16 horas, as condições mais comuns são: diminuição da pressão arterial, diminuição do açúcar, diminuição do desempenho e atenção durante o dia. O erro mais importante é fazer sahur e iftar com quantidades e variedades muito maiores do que a refeição normal. Neste caso, adicionamos uma carga ao estômago que não está acostumado. O objetivo do sahur e do iftar deve ser ter uma nutrição adequada e equilibrada.
Ajuste seus horários de medicação de acordo com o Ramadã
Não há nenhum dano em jejum para pessoas com pressão arterial se tomarem medicação uma vez por dia e não tiverem problemas durante o dia. No entanto, como a pressão arterial é menor nos meses de verão em comparação com o inverno, as pessoas com problemas de pressão arterial devem consultar seus médicos e ajustar seus medicamentos de acordo com o Ramadã e a temporada de verão. Algumas alterações fisiológicas podem ocorrer em nosso corpo devido à diminuição da frequência de nutrição e mudanças no conteúdo dos alimentos consumidos. Há também algumas alterações nos carboidratos, gorduras, proteínas, metabolismo e equilíbrio de fluidos. Os elementos a considerar em função das doenças são os seguintes:
Pessoas com refluxo e gastrite
Pode ser mantido com boa medicação e distribuição adequada de água e alimentos entre iftar e sahur. Se você tiver dificuldades apesar de manter esta ordem, você é considerado desculpado.
Pessoas com diabetes
Dois fatores são importantes em diabéticos. Estes dois fatores são baixos níveis de açúcar devido ao jejum muito longo (ataques de hipoglicemia) e, inversamente, altos níveis de açúcar devido a irregularidades de medicação/ dieta. As pessoas que tomam 1 medicamento por dia geralmente podem jejuar. Consulte o seu médico sobre o poder de redução do açúcar da sua medicação. As pessoas que tomam dois ou mais medicamentos ou insulina não devem jejuar, pois podem desmaiar até a perda de consciência. Diabéticos que jejuam devem seguir dietas pobres em carboidratos, açúcar e gordura e ricas em proteínas, e evitar chá e café.
Pessoas com doenças cardíacas
As doenças cardíacas são um espectro muito amplo. Enquanto alguns pacientes cardíacos não enfrentam nenhum problema durante o jejum, fatores como o uso de vários medicamentos, o efeito dos medicamentos e o equilíbrio de líquidos podem afetar negativamente o curso da doença. Você deve consultar o seu cardiologista sobre isso.
Pessoas com problemas renais
A desidratação por mais de 16 horas representa uma séria ameaça para os pacientes renais e aqueles com pedras nos rins. O jejum não deve ser praticado sem a aprovação de um médico, pois também pode representar um risco à vida.
Aqueles que sofrem de hipertensão
Aqueles cuja pressão arterial está sob controle podem jejuar com a aprovação de seu médico se consumirem líquidos suficientes, mudarem seus tempos de medicação e terem uma dieta saudável se não houver complicações adicionais. No entanto, certifique-se de verificar a sua pressão arterial regularmente durante o dia e consulte um médico se sentir algum desconforto. Não negligencie a tomar sua medicação.







