O que é trauma testicular e como ele é tratado?
O que é trauma testicular e como ele é tratado? Trauma testicular, que é encontrado principalmente em jogadores de futebol, ocorre como resultado do impacto. Curiosidades sobre trauma testicular estão em nosso artigo…
Como é que o trauma testicular desaparece?
O testículo é um par de órgãos no escroto em homens que produzem esperma, a célula reprodutiva masculina e os hormônios masculinos andrógenos. O testículo tem artérias, veias e linfáticos que fornecem circulação sanguínea. O tecido testicular contém túbulos seminíferos e células que produzem espermatozóides e hormônios. O testículo é cercado por camadas de fáscia, que é composta de tecido conjuntivo. Se o testículo for atingido, ele é chamado de trauma testicular. Existem dois fatores que protegem o testículo de trauma externo simples: Um é a presença normal de algum líquido entre a fáscia que envolve o testículo. A outra é que os testículos estão suspensos no escroto, permitindo livre movimento. Por esta razão, o trauma testicular é raro.
Causas de trauma testicular
Os traumas testiculares podem ser causados por golpes bruscos ou chutes em esportes de contato, como futebol e basquete. Menos comumente, pode ser causada por acidentes de trânsito, quedas, ferimentos de bala ou lesões penetrantes.
Sintomas de trauma testicular
Os sintomas do trauma incluem dor escrotal, desconforto abdominal, inchaço e hematomas no testículo e no escroto, náuseas e/ou vômitos.
Como reconhecer trauma testicular?
A história e o exame físico são importantes no diagnóstico do trauma testicular. A ultrassonografia escrotal com seu recurso Doppler, que também avalia a circulação sanguínea na imagem, é utilizada. Podem também ser utilizados exames de imagem avançados, se necessário.
Tratamento de trauma testicular
No tratamento, os traumas são gerenciados com uma abordagem médica ou cirúrgica dependendo da apresentação clínica. O tratamento cirúrgico não é necessário em traumas leves e menores, onde os testículos são preservados. No tratamento médico conservador, o apoio do escroto fornece estabilidade escrotal, os medicamentos anti-inflamatórios reduzem o edema e a dor, a aplicação adequada de gelo na fase aguda reduz o inchaço e o descanso é recomendado por alguns dias. No entanto, se houver incerteza no nível de trauma, se houver sinais clínicos de lesão testicular ou se a circulação sanguínea não for observada na ultrassonografia doppler, a abertura cirúrgica, a avaliação e a intervenção são consideradas.
Vida sexual após trauma testicular
Durante o processo de recuperação após tratamento cirúrgico, espera-se que o edema diminua e as equimoses cicatrizem cerca de 4 semanas. É importante proteger a área evitando a atividade sexual, especialmente nas primeiras 2-3 semanas após a cirurgia.
Trauma testicular causa infertilidade?
Dependendo do tipo e da gravidade do trauma testicular, pode ocorrer encolhimento testicular, perda e infertilidade subsequente, mesmo que o dano seja tratado adequadamente. Nos casos em que o outro testículo é saudável após o trauma, os hormônios e a capacidade reprodutiva podem ser preservados.







