O que é bom para a coceira?
O que é bom para a coceira? Se a coceira, que é um sintoma comum da nossa pele, o maior órgão do nosso corpo, persistir, você deve ir ao médico e descobrir o motivo por trás dela.
Por que a coceira no corpo ocorre?
A coceira é um sintoma importante que prejudica a qualidade de vida. O prurido pode ser agudo ou crônico. Pode causar distúrbios do sono e transtornos psiquiátricos depressivos em pacientes. A coceira se desenvolve com a liberação de histamina e outras substâncias que podem estimular os nervos na pele e causar coceira. O estímulo que começa na pele é transmitido para os centros relevantes no cérebro através da via nervosa, causando a sensação de coceira. A acetilcolina é um neurotransmissor que pode causar coceira.
O que é bom para a coceira?
• Aplique uma compressa fria, • Aplique loções hidratantes, • Tome um banho quente, • Tomar medicamentos anti-histamínicos, • Evite arranhar, • Não usar roupas que irritam a pele, • Evitar o calor e a umidade altos é bom para itching.
Às vezes, a coceira no corpo pode ser causada por uma simples picada de inseto ou mosca, às vezes por um detergente. Este tipo de coceira geralmente desaparece após um curto período de tempo. Algumas coceiras duram muito tempo e afetam a qualidade de vida da pessoa. Neste tipo de coceira, é necessário ir ao médico porque a coceira no corpo pode ser um prenúncio de uma doença importante. Pode ser visto em qualquer idade, mas sua frequência aumenta com a idade. Afeta 20 por cento dos pacientes sobre 80 anos de idade.
Por que a coceira acontece?
As causas de comichão no corpo são geralmente as seguintes:
• Reações alérgicas a alimentos, picadas de insetos, pólen e alguns medicamentos, • Condições de pele tais como o eczema, a psoríase e a pele seca, • Produtos químicos irritantes, cosméticos e outros produtos, • Parasitas como vermes, sarna, piolhos da cabeça e do corpo, • Gravidez
• Doenças do fígado, rins e tireoide,
• Alguns tipos de tratamentos do cancro e do cancro, • Doenças que afetam o sistema nervoso, como diabetes e herpes zóster.
Ao pensar em “Por que a coceira ocorre?”, as razões listadas acima são comumente aceitas. Embora a coceira seja subestimada, pode ser a causa de doenças graves. Se houver coceira que dura mais de 2 semanas, apesar dos cuidados pessoais, se essa coceira o impossibilitar de fazer suas rotinas diárias e o mantiver acordado, se vier de repente e desaparecer, se for acompanhada por problemas como perda de peso e febre, Você deve definitivamente ir a um dermatologista. As doenças que causam comichão no corpo podem ser enumeradas do seguinte modo:
Doenças de pele
A pele seca é uma causa importante de coceira. Ar seco, hábitos excessivos de banho podem causar pele seca. O eczema atópico, que começa na infância e pode continuar por anos, é uma doença cutânea recorrente e com coceira. Por esta razão, o eczema atópico, que é considerado ‘desaparecido’ quando jovem, pode aparecer frequentemente na idade adulta e na velhice. No eczema atópico, que é comum na infância, a pele está seca, espessada e tem maior sensibilidade à acetilcolina. Prostaglandinas, histamina e outras citocinas produzidas dentro da célula aumentam a intensidade da coceira. A substância P nas terminações nervosas é mais concentrada nas glândulas sudoríparas e nos vasos sanguíneos, podendo causar inflamação neurogênica. Junto com histamina, quimase, triptase, leucotrienos e interleucinas secretadas de mastócitos podem causar coceira. Alérgenos, detergentes e doenças virais da pele que entram em contato com a pele podem causar coceira. A sarna é uma doença cutânea que causa comichão e é causada pelo parasita da sarna. O parasita que causa a doença é geralmente transmitido através do contato com a pele (ácaro Sarcoptes scabiei hominis). Durante o período de pandemia, a doença da sarna aumentou em todo o mundo. Em estudos multicêntricos do mesmo período em nosso país, foi relatado que os casos de sarna aumentaram antes da pandemia. Entre as razões para o aumento da sarna, condições de vida social desfavoráveis, migração, áreas de convivência lotadas são fatores importantes. A reação imune contra o próprio parasita e suas secreções, que começam a viver na camada superficial da pele na superfície do corpo, geralmente dias a semanas após a infecção, causa coceira e bolhas que impedem o sono, especialmente à noite. Casos não tratados podem ser facilmente transmitidos aos cônjuges e filhos com contato próximo. A sarna é geralmente transmitida principalmente através de contato pele-a-pele; compartilhando uma cama ou dormindo na cama de alguém com sarna, menos comumente através de roupas e toalhas compartilhadas. A transmissão da sarna pelo contato sexual é comum. É improvável que a sarna possa ser transmitida por um breve contato com o braço de alguém que tem parasitas da sarna. Um contato mais longo é exigido para transmitir o parasita do scabies. Pacientes com hábitos de lavagem diários regulares podem achar difícil fazer um diagnóstico apesar da coceira do paciente, pois o número de parasitas na pele é baixo. Esses pacientes são muito menos contagiosos. As doenças fúngicas causam coceira local nas áreas da pele onde estão localizadas. A coceira causada por uma doença fúngica causa coceira local na virilha (micose inguinal), nos pés (pé de atleta) ou em outras partes do corpo.
Doenças do fígado
Doenças hepáticas, obstrução da vesícula biliar, cirrose, hepatite e doenças pancreáticas podem causar coceira. Em doenças hepáticas crônicas, a coceira persistente afeta negativamente a qualidade de vida. Na coceira devido a doenças do fígado, as costas são a área de coceira mais comum. No entanto, a coceira pode se desenvolver com menos frequência em todas as outras partes do corpo. A gravidade da coceira devido à doença hepática é mais grave durante o dia do que à noite, e aumenta nos meses de inverno. A coceira é mais comum em cirrose biliar primária, vírus da hepatite C e infecções pelo vírus da hepatite B, respectivamente. Comichão devido a doenças do fígado;
• É mais comum nas costas. • É mais grave durante o dia do que à noite. • Ela se intensifica no inverno. • Os medicamentos anti-coceira não são eficazes.
A prevalência de hipertensão é baixa em pacientes com coceira. A coceira é um sintoma grave na doença hepática colestática. Atinge o pico nas horas noturnas. Coceira nas solas das mãos e pés é o principal achado, mas às vezes pode ser generalizada em todo o corpo.
Diabetes
A coceira se desenvolve em uma proporção significativa de pacientes diabéticos. Em alguns casos, pode começar antes do diagnóstico da diabetes. Diabetes causa coceira enquanto seca a pele. A coceira diminui ou desaparece com a normalização dos níveis de açúcar no sangue. Infecções fúngicas e bacterianas da pele podem acompanhar o diabetes. A diabetes deve ser investigados em infecções fúngicas recorrentes e resistentes ao tratamento.
Doenças da tireóide
A coceira pode acompanhar doenças da tireoide. Os anticorpos da tireoide são uma causa importante de coceira. O hiper e o hipotireoidismo podem causar prurido. O tratamento das doenças da tireóide leva a uma melhora significativa na maioria dos casos.
Doenças renais
A coceira se desenvolve em 90% dos pacientes com doença renal crônica e diálise. A causa mais importante em pacientes de diálise é pele seca e equilíbrio prejudicado de cálcio, magnésio e fósforo. O aumento do nível de uréia no sangue é uma das causas importantes da coceira.
Doenças do sistema nervoso
Danos às fibras nervosas e células cerebrais causam coceira sem vermelhidão da pele. A coceira pode estar associada a doenças que causam mais de um tipo de dano nervoso. Às vezes, a EM (esclerose múltipla) e tumores cerebrais também podem causar coceira. A coceira neurogênica (neuropática) pode se desenvolver após um acidente vascular cerebral ou hemorragia cerebral chamada derrame. A coceira pode se desenvolver após a infecção por herpes zoster devido à infecção por herpes.
Quais são os sintomas de coceira nervosa?
Coceira neuropática pode ser diferente da coceira normal. A coceira neuropática pode parecer uma coceira ou uma sensação de alfinetada e pode ser muito grave. Coçar pode piorar a condição. Os sintomas da coceira neuropática incluem:
• Combustão • Umidade • Eletrificação • Agri • Dormência • Não fique muito frio • Formigamento e formigamento da pele • Aumento ou diminuição da sensibilidade cutânea
Causas Psiquiátricas
A coceira está associada a mais de uma doença psiquiátrica. Em 70% dos pacientes com prurido crônico, há uma associação com pelo menos um distúrbio, como demência, esquizofrenia, transtornos de personalidade, doença depressiva primária e distúrbios comportamentais. No entanto, ainda é debatido se a coceira é uma causa ou uma consequência dessas doenças.
Câncer
Embora a coceira possa ser um dos primeiros sintomas de algumas doenças do sangue, é um dos sintomas mais importantes do linfoma da pele. O linfoma de Hodgkin pode começar com prurido grave. A coceira associada a doenças cancerígenas é resistente ao tratamento ou não responde adequadamente. A coceira pode se desenvolver em 25-50 por cento dos casos de polistema vera. O eczema que começa na idade adulta pode ser os achados iniciais da leucemia.
Coceira devido a medicação
O prurido induzido por drogas pode se desenvolver contra a substância ativa e/ou os excipientes usados na produção de drogas. Alguns medicamentos causam coceira indiretamente, interrompendo as funções hepáticas e renais. Alguns medicamentos utilizados no tratamento da hipertensão; inibidores dos BRA (bloqueadores do receptor de angiotensina), inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) e bloqueadores dos canais de cálcio podem causar coceira. A coceira pode se desenvolver devido ao uso de amiodarona (tratamento do distúrbio do ritmo cardíaco), Ticlopidina (anticoagulante), alguns antibióticos (macrolídeos, carbapenêmicos etc.) e drogas psicotrópicas (antidepressivos e neurolépticos). Coceira e vermelhidão da pele podem se desenvolver devido ao uso de drogas como estatinas, medicamentos antimicrobianos, agentes quimioterápicos, fenitoína.
Doenças da Infância
A pergunta “Por que o corpo coça?” também depende de doenças da infância. Doenças da infância, como varicela, sarampo e rubéola podem causar coceira, vermelhidão, bolhas ou erupções cutâneas no corpo.
AIDS
Uma das causas de prurido prolongado é o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Neste vírus, que causa AIDS, a coceira pode ser acompanhada por erupções cutâneas e pode ser dolorosa.
Por que a noite coça?
A coceira pode aumentar em intensidade à noite. No entanto, alguns tipos de coceira ocorrem à noite. Coceira que aumenta à noite pode se desenvolver devido a infecções de pele e parasitas, efeitos irritantes da roupa de cama e coberturas.
Que tipo de coceira indica qual doença?
• Se a coceira for acompanhada por beber muita água e urinar muito, pode ser umprenúncio de diabetes. • A doença fúngica deve ser considerada na coceira que começa na virilha e é acompanhada de vermelhidão. • Parasitas e hemorróidas devem ser investigados na coceira sentida mais intensamente na área anal. • Se a coceira for acompanhada de ansiedade, palpitações ou queda de cabelo, podeser um sinal de hipertireoidismo. • A fraqueza e a fadiga que acompanham a coceira podem ser um sinal de hipotireoidismo. • Coceira acompanhada de amarelecimento da pele e dos olhos, dor abdominal einchaço, escurecimento da cor da urina pode ser devido a doença hepática. • O câncer deve ser investigado na coceira acompanhada de perda de peso e escurecimento da cor da pele.







