O câncer de estômago pode imitar muitas doenças
O câncer de estômago geralmente ocorre após os 55-60 anos, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens. Os sintomas durante a doença podem ser semelhantes aos de outras condições.
Sintomas de câncer de estômago
Embora uma taxa precisa não possa ser dada porque não há resultados estatisticamente confiáveis, o câncer de estômago é um dos principais tipos de câncer que resultam em perda de vida na Turquia. O câncer gástrico pode imitar muitas condições abdominais. A única queixa de alguns pacientes é dor abdominal ou desconforto após uma refeição. Às vezes, as queixas relacionadas ao estômago permanecem no fundo e muito leves. A queixa principal torna-se fadiga ou falta de ar devido ao sangramento oculto. O primeiro sinal de câncer de estômago em algumas pessoas é sangue na boca ou no reto. Sintomas como distensão abdominal, perda de apetite, saciedade rápida e perda de peso (perda de mais de 10 por cento do peso nos últimos seis meses, apesar de nenhuma mudança na dieta) são vistos principalmente em estágios avançados da doença. Os sintomas também podem variar dependendo da localização do tumor. Os sintomas do câncer de estômago podem ser listados como segue…
• Dor de estômago e indigestão • Perda de peso de causa desconhecida • Diminuição do apetite • Saciedade precoce • Anemia • Náuseas e vômitos • Fezes pretas
Quando apenas esses sintomas são encontrados, pode haver uma chance de diagnóstico precoce no câncer de estômago e muitas pessoas podem superar o câncer sem a necessidade de quimioterapia ou radioterapia. Enquanto a taxa de sobrevivência de 5 anos é de 50% quando diagnosticada precocemente, essa taxa cai para zero% quando está atrasada.
Evitar alimentos defumados
Em países como a Turquia, onde o câncer de estômago é comum, os métodos de rastreamento do câncer devem ser aplicados. Enquanto 90 por cento das pessoas
detectadas através de triagem podem ser tratadas, 25 por cento das que foram detectadas após o aparecimento dos sintomas podem ser tratadas. Como o câncer de estômago se desenvolve em uma idade avançada, as dietas das pessoas devem consistir em alimentos ricos em vegetais e frutas e pobres em carboidratos. Também deve ser organizado de uma forma que evite alimentos defumados, excesso de sal e alimentos enlatados. Hábitos alimentares corretos desde a infância podem reduzir o risco de desenvolver câncer de estômago. Recomenda-se armazenar alimentos na geladeira. Aqueles com histórico familiar de câncer de estômago devem fazer o teste para Helicobacter pylori e remover pólipos no estômago para reduzir o risco. Por outro lado, se a pessoa tiver problemas de gastrite, ela deve definitivamente ser tratada e, se tiver “anemia perniciosa”, deve ser monitorada. Uma dieta rica em vitamina C, beta-caroteno e selênio também pode proteger contra o câncer de estômago.
Pode ser confundido com úlceras ou gastrite
Um dos problemas mais importantes com alguns cânceres de estômago é que eles imitam úlceras ou gastrite no período inicial. A desvantagem aqui é que, embora a pessoa tenha câncer, os medicamentos administrados para tratamento de úlcera aliviam suas/ suas queixas. Mas, enquanto isso, o câncer progride silenciosa e rapidamente. Para o diagnóstico da doença, uma biopsia é realizada tomando um pedaço do estômago com endoscopia. Este é um exame indolor e fácil. Após o diagnóstico, um plano de tratamento é personalizado para cada pessoa. Após o estadiamento do câncer, o plano de tratamento é organizado como quimioterapia ou radioterapia seguida por cirurgia ou cirurgia direta. Além do estômago, todos os gânglios linfáticos circundantes, onde há risco de propagação do câncer, também devem ser removidos. Se mesmo uma área muito pequena de câncer permanecer no final da operação, a doença não pode ser adequadamente tratada. A quimioterapia ou radioterapia após a cirurgia não pode substituir a cirurgia inadequada realizada dessa maneira. Se o cirurgião trabalha 15-20 minutos mais nessa área, ele vai salvar os meses de paciente, muitas vezes até anos.
O câncer de estômago está relacionado ao tipo sanguíneo?
De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, os casos de câncer de estômago são mais comuns na Turquia, especialmente nas regiões da Anatólia Central e Oriental. Além disso, o câncer de estômago ocupa o segundo lugar em mortes por câncer. No mundo, foi revelado que a doença é duas vezes mais comum em homens do que em mulheres. Então, o câncer de estômago está relacionado ao tipo sanguíneo? De acordo com pesquisas, pessoas com tipo sanguíneo A são mais propensas a desenvolver câncer de estômago. Além disso, há um risco de 4% de hereditariedade
transmissão.
O que deve ser feito para prevenir o câncer de estômago?
Formas de prevenir o cancro do estômago:
• Sabe-se que um dos fatores mais importantes que levam ao câncer de estômago é o germe Helicobacter pylori. Esta bactéria realmente prepara o terreno para a formação de úlcera duodenal. E 60-90 por cento das úlceras estomacais se desenvolvem no fundo da gastrite Helicobacter. As pessoas que abrigam o Helicobacter pylori têm 3 a 6 vezes mais chances de desenvolver câncer de estômago. Essa bactéria causa formação de úlceras. No entanto, neste ponto, não seria correto dizer que todas as pessoas com úlceras estão em risco de câncer no futuro. Para que se transforme em câncer, essa bactéria deve estar localizada em muitos pontos diferentes do revestimento do estômago. Especialmente para aqueles com histórico familiar de câncer de estômago, a triagem e o tratamento do teste Helicobacter pylori podem fornecer proteção.
• O álcool deve ser tomado com moderação e fumar deve ser evitado.
• Além de tomar medidas preventivas contra o câncer de estômago, descobrir o câncer nos estágios iniciais também é um fator muito importante. O câncer dá alguns sinais durante sua formação. Quando esses sinais são levados em consideração pelas pessoas e elas consultam um médico, é possível diagnosticar o câncer precocemente.
O chá verde protege contra o câncer de estômago?
O excesso de sal na dieta aumenta o câncer de estômago, enquanto o consumo de vegetais e frutas frescas tem um efeito protetor. Mais uma vez, o alto consumo de carboidratos aumenta o câncer de estômago, enquanto o chá verde o impede. Beber chá preto não é protetor contra o câncer de estômago, porque os polifenóis protetores no chá verde são oxidados no chá preto consumido em nosso país. Embora a relação entre o tabagismo e o câncer de estômago não seja tão clara quanto a do tabagismo e do câncer de pulmão, há muitos que argumentam que ele tem um efeito negativo. Em particular, a incidência de câncer de estômago é aumentada nos trabalhadores industriais – pintores, borrachas, carvoeiros e petroleiros – devido à exposição do estômago a carcinógenos. A radiação também pode desencadear a possibilidade de câncer de estômago.







