Nutrição no primeiro trimestre da gravidez
Nutrição no primeiro trimestre da gravidez Os hábitos nutricionais da mãe no primeiro mês de gravidez formam a base dos hábitos nutricionais ao longo da vida do bebê. Para se sentir melhor, ter um período de gravidez saudável e garantir o crescimento saudável do bebê, a mãe deve aprender a comer uma nutrição saudável e regular desde os primeiros meses e orientar sua gravidez dessa maneira.
Se você tiver náuseas
As alterações hormonais experimentadas pela mãe durante este período, que constitui os primeiros 3 meses de gravidez, podem causar náuseas, que encontramos muito durante esse período e que chamamos de não hiperêmese. Neste caso, a mãe pode recusar-se a consumir alimentos e sua ingestão diária de energia pode ser restrita. Para reduzir a náusea que ocorre no primeiro período da gravidez, você deve tentar lanchar assim que sair da cama pela manhã, o que ajudará a absorver o suco gástrico; recursos como pão crocante, migalhas de pão, grão de bico, pão assim que você sair da cama. Tente evitar bebidas ácidas e sucos de frutas, pois eles podem causar azia. Para atender às suas necessidades de líquidos, tente consumir água durante os lanches e não durante as refeições e certifique-se de beber pelo menos 5 a 6 copos de água diariamente. Como vegetais e frutas cruas deixarão o estômago lentamente, tente não consumi-los durante períodos de náusea intensa. Para não deixar a ingestão de proteínas insuficiente; Não negligencie o uso de fontes nutricionais, como queijo, leite amanteigado salgado, tzatziki, iogurte durante o dia.
O que você come é tão importante quanto o quanto você come
No primeiro trimestre, a mãe não precisa adicionar energia extra à sua dieta diária, pois o bebê receberá todas as suas necessidades da mãe. No entanto, isso não significa que a mãe possa continuar a ter uma dieta irregular, se ela tiver uma. Recomenda-se que as mães consumam uma fonte de proteína como carne vermelha, peixe, legumes; 3 copos de leite ou iogurte por dia; 5-6 porções de vegetais e frutas por dia; e como carboidratos, tipos de pão com alto teor vitamínico e mineral, tais como pão integral, pão integral, pão de centeio, não produtos integrais. Não há nenhum dano em consumir 6-8 porções de grupos de hidratos de carbono diariamente.
(1 porção = 1 fatia de pão = 1 tigela de sopa=3 migalhas de pão=2 pão crocante=3 colheres bulgur pilaf=1/4 massa filo=1 batata média=1/4 bagel=2 colheres de sopa grão=3 colheres de sopa aveia). Uma vez que a necessidade de vitaminas e minerais aumentará durante este período, eles devem incluir fontes como avelãs, nozes e amêndoas em sua dieta, que são nutricionalmente ricas e têm um valor muito alto em termos de qualidade da gordura.
Atenção ao uso de ácido fólico
Os primeiros 28 dias de gravidez são particularmente importantes para o ácido fólico. O ácido fólico é necessário para aumentar o volume sanguíneo materno e proteger o bebê contra deformações do tubo neural. Só a comida não é suficiente para atender ao aumento da necessidade durante esse período. Por esta razão, o ácido fólico é recomendado com 3 meses de antecedência para mulheres grávidas que planejam engravidar até os primeiros 3 meses de gravidez.
Nunca beba chás de ervas nos primeiros meses
Chás de ervas consumidos pela gestante para relaxar durante este período não são recomendados, pois podem causar aborto espontâneo. Em particular, erva-doce, açafrão, milefólio, verbena, chá de sálvia, casca de pólvora, Senna e chá verde podem ser prejudiciais durante este período. A cúrcuma pode causar aborto durante a gravidez, aumentando os movimentos uterinos, o chá de sálvia, aumentando os hormônios femininos e o chá verde, aumentando a pressão arterial.
Limite a ingestão de cafeína
O consumo excessivo de cafeína materna tem efeitos prejudiciais sobre a densidade óssea e o conteúdo de cálcio do bebê. Altas doses de cafeína na mãe interferem na absorção de muitos minerais e aumentam o risco de anemia. Embora o café seja a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em cafeína, a cafeína também é encontrada no cacau, chocolate, bebidas carbonatadas, chá preto e verde. Por esta razão, você deve tentar limitar a ingestão de cafeína com um máximo de 3- 4 xícaras de chá leve com limão. O consumo de café não deve exceder 1 xícara por dia.







