Não use antibióticos a menos que prescrito por um médico!
Não use antibióticos a menos que prescrito por um médico! O uso de antibióticos ficou tão fora de controle que o relatório da Organização Mundial de Saúde sobre antibióticos está cheio de ameaças globais.
Os antibióticos já não são eficazes?
O uso indiscriminado de antibióticos está se espalhando como uma avalanche tanto no mundo quanto em nosso país. As pessoas estão se voltando para antibióticos para infecções por gripe e até mesmo quando têm dor de cabeça, fazendo com que o corpo se torne resistente a esses guerreiros. O uso de antibióticos ficou tão fora de controle que o relatório elaborado pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção para esses perigos está cheio de ameaças globais. Não use antibióticos a menos que prescrito por um médico!
Os antibióticos salvam vidas, mas
Com o uso de antibióticos, muitas doenças infecciosas que antes eram incuráveis e fatais podem ser tratadas. O uso de antibióticos na medicina salva a vida de inúmeros pacientes. No entanto, o uso inadequado de antibióticos faz com que os microorganismos desenvolvam resistência a medicamentos, levando à falha do tratamento antibiótico. Não use antibióticos a menos que prescrito por um médico!
As doenças infecciosas aumentam!
A Organização Mundial da Saúde adverte que o uso excessivo e inadequado de antibióticos nos últimos anos levará ao retorno à era pré-antibiótica. A não utilização eficaz de antibióticos em tratamentos médicos pode levar à fácil propagação de doenças infecciosas na comunidade, fazer com que um grande número de pessoas adoeça e ameace a saúde pública. Neste caso, o número de doenças infecciosas que podem ser controladas com antibióticos aumentará inevitavelmente. As infecções que podem ser facilmente tratadas em nossas vidas diárias, como infecções bacterianas do trato respiratório, infecções do trato urinário, infecções de tecidos moles da pele, tornam-se intratáveis. Infecções agudas causadas por acidentes e lesões não podem ser tratadas.
As cirurgias se tornam impossíveis
Como as intervenções cirúrgicas podem ser realizadas sem o desenvolvimento de infecção com o uso de antibióticos hoje, as cirurgias podem se tornar impossíveis em um período em que
antibióticos são insuficientes. Pacientes com doenças crônicas, doenças oncológicas, transplantes de órgãos estão em risco de infecções frequentes, portanto a menor doença infecciosa que pode se desenvolver pode ser fatal. Infecções associadas à assistência médica em hospitais também podem estar entre as doenças mais difíceis de tratar em um período em que os tratamentos com antibióticos não serão eficazes.
Os antibióticos devem ser usados sob supervisão médica
As infecções causadas por bactérias resistentes são mais graves, mais difíceis de tratar e mais caras de tratar. Estratégias corretas de uso de antibióticos devem ser desenvolvidas para prevenir a resistência aos antibióticos. Os antibióticos devem ser usados somente quando necessário e sob o controle de um médico com seleção e duração adequadas, e as estratégias preventivas de infecção devem ser expandidas. Os tratamentos preventivos são mais bem sucedidos do que o tratamento de infecções; portanto, a vacinação na infância e no adulto deve ser expandida. A higiene é muito importante na propagação de infecções; a higiene das mãos deve ser praticada diligentemente por todos os indivíduos da comunidade. Os antibióticos também são utilizados na agricultura e pecuária; estratégias corretas de uso de antibióticos devem ser desenvolvidas e implementadas nesses setores.







