Infecções oculares causadas por piscinas
Infecções oculares causadas por piscinas No verão, você pode querer se refrescar na piscina. No entanto, piscinas que não são bem desinfetadas ou contêm muito cloro podem causar infecções oculares.
Piscina suja causa infecções oculares
A incidência de doenças oculares relacionadas à piscina aumenta rapidamente com o verão. Piscinas especialmente lotadas e mal limpas são um fator importante para infecções oculares. Para passar o verão com olhos saudáveis, é importante não entrar em piscinas que não tenham certeza de sua limpeza, usar óculos de proteção e tomar um banho assim que você sair da água. Doenças oculares causadas por piscinas e coisas a considerar…
Conjuntivite
A conjuntivite é uma das principais doenças causadas por bactérias, vírus e parasitas transmitidos pela água da piscina que não foi limpa por cloração ou outros métodos de desinfecção. A conjuntivite, que é caracterizada por picadas, vermelhidão, queimação, rebarbas, inchaço das pálpebras e coleta de água no olho, também pode causar dor. Há também visão turva devido a rebarbas. Em infecções oculares, é necessário que o médico especialista determine a causa do problema e o tipo de infecção e inicie o tratamento apropriado. Em caso de atraso, podem ocorrer problemas irreversíveis.
Conjuntivite induzida por produtos químicos
Olhos expostos a água excessivamente clorada podem desenvolver conjuntivite induzida por produtos químicos. Em outras palavras, a piscina deve ser clorada nem muito nem pouco. O nível de cloro ativo na água da piscina deve ser 0,3-0,6 mg/ l e o valor do pH deve estar entre 7,2-7,6. Nesta conjuntivite, os sintomas de coceira, ardor e vermelhidão extrema, rega e sensibilidade à luz são experimentados.
Reações alérgicas
Reações relacionadas ao cloro também podem se desenvolver, especialmente em pessoas com constituição alérgica. Por esta razão, especialmente para aqueles com constituição alérgica, o uso de óculos marinhos na piscina protege os olhos contra fatores químicos e infecciosos.
Inflamação da córnea
A ceratite, ou inflamação da córnea, se desenvolve após os vírus e bactérias se instalarem na córnea do olho. Na ceratite, uma mancha branca se forma na camada transparente do olho, causando ardor e dor graves. Em infecções corneanas mais profundas, ulceração e perfuração da córnea podem ocorrer. As infecções da córnea podem levar à redução da visão e até mesmo à perda permanente da visão. Portanto, elas devem ser tratadas rapidamente quando os sintomas começarem. A ceratite é mais provável de ocorrer em usuários de lentes de contato.
Quem tem infecções oculares com mais frequência?
A probabilidade de infecções oculares aumenta em pessoas com baixa resistência corporal, aquelas que ficam na piscina por muito tempo e especialmente aquelas que usam lentes de contato. As lentes de contato absorvem a água da piscina e causam o acúmulo de germes nos poros das lentes. É mais seguro para os usuários de lentes de contato usarem lentes de contato diárias durante os meses de verão.
As infecções oculares são contagiosas?
A maioria das infecções oculares transmitidas pela piscina é contagiosa. Por esta razão, é necessário evitar o contato com as secreções oculares da pessoa doente. Preste atenção à higiene das mãos, as toalhas não devem ser compartilhadas e os colírios devem ser usados sem tocar nos olhos. É importante não usar as mesmas gotas por mais de uma pessoa para evitar infecções oculares.







