Hidronefrose O que é hidronefrose?
Hidronefrose O que é hidronefrose? Hidronefrose é o nome médico para um aumento do rim. A hidronefrose é o inchaço de um ou ambos os rins. O inchaço renal ocorre quando a urina não pode ser drenada do rim e tem que se acumular no rim. Pode ser causada por um bloqueio nos tubos que drenam a urina dos rins, ou por um defeito anatômico que não permite que a urina seja drenada adequadamente. Uma em cada 300 pessoas tem um rim único aumentado, e uma em cada 600 pessoas tem um rim bilateral aumentado. A hidronefrose pode ser observada em qualquer idade. A hidronefrose em crianças pode ser diagnosticada na infância, antes do nascimento do bebê ou durante o ultrassom pré-natal. A hidronefrose nem sempre causa sintomas. A hidronefrose é uma das doenças que podem ser tratadas com diagnóstico precoce.
Causas O que causa a hidronefrose?
A urina viaja dos rins para a bexiga como resultado de um processo natural do nosso corpo. Às vezes, no entanto, problemas podem ocorrer neste processo e causar acúmulo de urina nos rins ou em um tubo chamado ureter. Isto pode levar ao desenvolvimento de hidronefrose. A hidronefrose pode ocorrer quando o fluxo normal da urina é bloqueado ou restrito.
Causas comuns de hidronefrose Bloqueio no trato urinário
Os rins limpam o corpo de toxinas nocivas e controlam o equilíbrio da água. Após o processo de limpeza, os resíduos são removidos do corpo como urina. A urina é drenada primeiramente para a pelve renal e depois para os ureteres. A urina que se acumula na bexiga é excretada através da uretra. A obstrução em qualquer parte destes tratos urinários resulta em hidronefrose.
• Pedras nos rins:
Pedras em qualquer parte do trato urinário podem causar hidronefrose por bloqueio.
• Câncer:
Tumores na bexiga, próstata, útero ou qualquer parte do trato urinário podem causar obstrução e levar à hidronefrose.
• Aumento da
próstata: O aumento excessivo da próstata pode causar obstrução.
• Coágulos sanguíneos:
Os coágulos sanguíneos nos rins e no trato urinário podem causar obstrução.
• Estreitamento e estenose do trato urinário:
O estreitamento pode ocorrer devido a lesão, infecção, defeitos congênitos e cirurgia. Algumas condições tornam impossível o esvaziamento da bexiga. Neste caso, pode ocorrer hidronefrose.
Refluxo vesicoureteral
O refluxo vesicoureteral ocorre quando a urina flui de volta através do ureter para o rim. Normalmente, a urina só flui em uma direção através do ureter. O fluxo inadequado de urina dificulta que o rim esvazie adequadamente e faz com que o rim inche. Causas menos comuns de hidronefrose incluem cálculos renais, um tumor no abdômen ou na pelve e problemas com os nervos que levam à bexiga.
Ureterocele
É o balonismo dos ductos urinários chamados ureteres dentro da bexiga. Pode causar hidronefrose, causando obstrução.
Gravidez, prolapso uterino e cistocele em mulheres
Esta condição em mulheres é considerada uma das causas da hidronefrose.
Outras razões
Nesta condição, também conhecida como idopática na linguagem médica, nenhuma causa subjacente pode ser encontrada.
Sintomas Quais são os sintomas da hidronefrose?
Embora a hidronefrose nem sempre cause sintomas, ela pode se manifestar com vários sintomas de tempos em tempos. Os sintomas da hidronefrose incluem:
• Dor aguda no lado e nas costas que pode ir para o baixo-ventre e virilha • Dor durante a micção • Micção muito frequente • Náuseas e vômitos
• Fogo • Fracasso em prosperar em bebês • Fraqueza e fadiga • Infecções recorrentes do trato urinário.
Métodos de diagnóstico Como a hidronefrose é diagnosticada?
O seu médico pode encaminhá-lo para um médico especializado em sistemas urinários para fazer um diagnóstico preciso. Este especialista pode avaliar melhor condições como problemas do trato urinário e hidronefrose. O segundo passo é um exame físico. Durante este exame, podem ser detectados sintomas como dor, sensibilidade, inchaço ou massas nos rins ou no trato urinário. Este é um passo básico para detectar problemas de saúde e para exame posterior.
Os testes diagnósticos para a hidronefrose podem incluir
• Um exame de sangue para avaliar a função renal • Exame de urina para verificar se há sinais de infecção ou cálculos urinários que podem causar bloqueio • Imagem por ultrassom para visualizar os rins, bexiga e outras estruturas • Uma radiografia especializada do trato urinário que captura imagens através de corante para delinear os rins, ureter, bexiga e uretra • Se necessário, exames de imagem adicionais, como uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética, podem ser solicitados. Outra possibilidade é um exame de varredura MAG3, que avalia a função e drenagem renal.
Métodos de tratamento Quais são os métodos de tratamento para hidronefrose? O tratamento da
hidranefrose depende da causa subjacente. Embora às vezes seja necessário realizar uma cirurgia, geralmente tende a resolver-se espontaneamente. Hidronefrose leve a moderada Em casos que não são muito graves, o médico pode não intervir para permitir a cura ou pode recomendar tratamento com antibióticos para reduzir o risco de infecção do trato urinário.
Hidronefrose grave
Quando a hidronefrose dificulta o funcionamento do rim, pode ser recomendado tratamento cirúrgico para remover o bloqueio ou corrigir a reflação. Se não for tratada, a hidronefrose grave pode levar a danos permanentes nos rins. No entanto, a hidronefrose normalmente afeta apenas um rim e o outro rim pode fazer o trabalho para ambos.
Hidronefrose na gravidez
Durante a gravidez, a hidronefrose pode se desenvolver como resultado do crescimento e pressão do útero no trato urinário e nos rins. Geralmente começa em 6 a 10 semanas da gravidez e torna-se visível no ultra-som em 26-28 semanas. O ultra-som é preferido para avaliação renal em mulheres grávidas porque é um método livre de radiação. Se houver aumento renal grave, um cateter é colocado no rim afetado para aliviar o rim.
Hidronefrose em crianças
O aumento renal em crianças ocorre como resultado de anomalias congênitas que causam obstrução no trato urinário. É útil ter cuidado, pois pode haver outras anomalias que podem acompanhar rins aumentados. Os bebés que se verifica terem rins aumentados no útero são verificados por ultrassonografia após o nascimento. A criança é acompanhada pelo médico nefrologista. Nos períodos seguintes, o controle pode ser fornecido com outros testes.







