Hemoglobina (HGB) O que é hemoglobina (HGB)?
Quando você está sofrendo de vários problemas de saúde e você visitar uma instituição de saúde, você será solicitado para uma série de testes de rotina para determinar a condição. Um deles são os exames de sangue. Os parâmetros a serem observados durante uma contagem completa, também conhecida como hemograma, são certos. Estes são o número de glóbulos vermelhos e brancos no fluido sanguíneo, o número de plaquetas sanguíneas e alguns cálculos bioquímicos. Estes parâmetros são expressos como abreviaturas como RDW, HCT, MCHC, HGB. HBG simboliza a hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína rica em ferro produzida na medula óssea e armazenada nos glóbulos vermelhos. O oxigênio no ar que entra nos pulmões adere à hemoglobina no sangue e é transportado para os tecidos do corpo. O dióxido de carbono formado nos tecidos se liga à hemoglobina, que libera oxigênio, atinge os pulmões e a partir daí é removido do corpo. Um ciclo vital ocorre dentro do corpo com o apoio logístico da proteína de hemoglobina. Cada proteína da hemoglobina pode transportar glóbulos vermelhos e 4 moléculas de oxigênio por todo o corpo. A proteína da hemoglobina também garante que os glóbulos vermelhos assumam a forma de um disco e se movam pelo corpo com mais facilidade e sejam protegidos. Como a hemoglobina é o parâmetro que revela a quantidade de ferro no corpo, é o primeiro parâmetro a ser verificado em problemas de anemia ou deficiência de ferro. A primeira condição que vem à mente quando o nível de hemoglobina é menor do que o normal é anemia. Se você tiver queixas como fraqueza extrema, tontura, falta de ar, arritmia cardíaca, seu nível de hemoglobina pode ser baixo. Se o seu nível de HGB está acima do normal, isso pode ser devido a distúrbios sanguíneos, tabagismo, diarreia, etc. As mudanças no nível de HGB são um dos primeiros parâmetros a ser verificados no diagnóstico de muitas doenças hoje, porque dão sinais muito importantes em termos do estado de saúde geral. Desde que as diminuições afiadas no valor de HGB limitarão a capacidade de carga do oxigênio do corpo, o parâmetro de HGB deve meticulosamente ser examinado antes e depois das operações cirúrgicas. Decisões sobre se o paciente vai precisar de sangue podem ser feitas com base neste parâmetro. Escala de referência da hemoglobina (HGB)
A faixa ideal de hemoglobina em um corpo saudável varia de acordo com a idade, sexo, estrutura genética, estado hormonal e estrutura corporal. Por esta razão, os valores normais especificados no hemograma podem não refletir a realidade para todos. Neste ponto, a opinião do médico será eficaz. O valor de HBG é medido em gramas por decilitro (g/dL). Faixas de referência específicas da hemoglobina em função da idade e do sexo:
• Para recém-nascidos: 13, 5 – 24 gr/dL • Para bebês na categoria de 0 a 3 anos: 11 – 13 g/dL • Para crianças na categoria 3-11 anos: 12 – 14 gr/dL • Para homens adultos: 13, 5 – 17, 5 gr/dL • Para mulheres adultas: 12, 5 – 15, 5 gr/dL
Se os valores de hemoglobina forem encontrados abaixo dessas faixas de referência, pode ser interpretado como anemia, ou seja, doença por anemia. A causa da anemia é determinada e o tratamento é seguido de acordo. Se os valores de hemoglobina estiverem acima dessas faixas de referência, isso indica que há excesso de produção sanguínea no corpo e, como resultado da avaliação de alguns indicadores adicionais, a presença de algumas doenças hematológicas pode ser mencionada.
Baixa hemoglobina (HGB)
A baixa hemoglobina pode ser um prenúncio de algumas doenças, mas um ponto importante aqui é o nível de baixa hemoglobina. Porque o plano de tratamento é moldado de acordo com este nível. Se houver um baixo HGB leve, não há sintoma ou queixa no paciente. No entanto, sintomas como fadiga constante, palidez, inquietação, palpitações, perda de apetite, queda de cabelo, fraqueza nas unhas podem indicar baixa hemoglobina. A primeira doença que vem à mente quando se trata de baixa hemoglobina é anemia. Podemos dizer as condições que causam baixa hemoglobina da seguinte forma:
Anemia por deficiência de ferro
O baixo HGB pode ser visto como resultado de razões como a incapacidade do corpo de atender ao suporte de ferro que precisa de fora, a incapacidade de obter o ferro levado para as unidades relevantes no corpo ou a perda de ferro devido à perda crônica de sangue.
Perda de sangue
Baixo HGB pode ser causado pela perda de sangue do corpo. Isto pode ser devido ao sangramento de uma ferida, úlceras, câncer, hemorróidas ou doações freqüentes de sangue e sangramento menstrual intenso.
Anemia devido à deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico
Na ausência de vitaminas como B12 e ácido fólico, que são essenciais para a produção de células sanguíneas, a produção de hemoglobina também é interrompida ou a forma das células sanguíneas muda, reduzindo sua eficácia.
Anemias devido a doenças crônicas
Desenvolve-se quando o funcionamento do corpo é afetado negativamente por doenças crônicas subjacentes e a produção de células sanguíneas é prejudicada.
Anemia aplástica
Nos casos em que as células sanguíneas não podem ser produzidas no corpo ou são produzidas incorretamente, a quantidade de hemoglobina diminui.
Anemia hemolítica
A quantidade de hemoglobina diminui à medida que é removida da circulação como resultado da destruição das células no sangue ou tecido devido a certas doenças.
Doenças estruturais da hemoglobina
É causada por um defeito genético na produção de hemoglobina.
Alguns tratamentos de drogas
Alguns medicamentos podem interferir na produção de glóbulos vermelhos. Isso leva ao problema da baixa hemoglobina.
Crianças que não podem ser amamentadas
É importante que os bebês sejam amamentados porque o leite materno é rico em ferro. As crianças que não são amamentadas podem ter baixo HGB.
Gravidez Anemia associada
Como a gravidez e o parto exigem quantidades significativas de ferro, pode ocorrer anemia por deficiência de ferro.
Como tratar a baixa hemoglobina?
Uma vez que a doença que causa a queda de hemoglobina é identificada, o plano de tratamento começa a ser moldado pelo médico. Quando a anemia é confirmada, qual tipo de anemia é examinada. Se a anemia for causada por deficiência de ferro ou vitamina, a suplementação da
substância deficiente é iniciada. Se for causada por uma doença estrutural ou genética, um plano de tratamento orientado para medicamentos é projetado. Se o valor do HBG caiu muito baixo, a capacidade do corpo de transportar oxigênio é severamente limitada e o tratamento rápido e eficaz deve ser procurado. Nesse caso, uma transfusão de sangue pode ser solicitada até que o nível de HBG seja levado a um nível seguro. Um plano de tratamento é então desenvolvido para evitar a recorrência da condição. O aumento do ferro, que desempenha um papel importante na produção de hemoglobina, aumentará a hemoglobina. Portanto, comer alimentos ricos em ferro, como miudezas, mariscos, brócolis, feijão verde, repolho, feijão, lentilhas, tofu, cereais fortificados aumentará o ferro em seu corpo e, portanto, a hemoglobina.
Hemoglobina elevada (HGB)
Quando o HGB é maior do que os valores de referência, alguns distúrbios podem ocorrer. Um alto valor de hemoglobina pode ser manifestado por sintomas como coceira, dores de cabeça e tonturas, transpiração excessiva, inchaço doloroso nas articulações, perda de peso anormalmente grande, amarelecimento dos olhos, fadiga. Um valor alto de hemoglobina pode ser um sinal de policitemia. A policitemia faz com que o corpo produza muitos glóbulos vermelhos, o que torna a viscosidade do sangue muito espessa. Isto pode levar a coágulos, ataques cardíacos ou derrames. Se não for tratado, é uma condição que dura toda a vida e pode ser fatal. Se você já foi diagnosticado com policitemia, está em um plano de tratamento e ainda tem níveis elevados, isso significa que seu plano de tratamento precisa ser alterado. Além da policitemia, o HGB alto pode se desenvolver devido a fatores como presença de doença pulmonar, desidratação, vida em alta altitude, tabagismo ativo e uso de tabaco, febre, vômitos e exercício físico excessivo.
Hemoglobina baixa e alta em mulheres grávidas
Enquanto o valor de HGB é crítico para um ser humano normal, deficiência ou excesso de HGB durante a gravidez é extra importante e indesejável. Uma contagem de hemoglobina muito alta aumenta o risco de natimorto e uma contagem de hemoglobina muito baixa aumenta o risco de aborto espontâneo. As mulheres grávidas devem ter um nível de hemoglobina de 11 – 14 gr/ dL. Não deve cair abaixo de 11 gr/dL no 1º e 3º trimestres e 10,5 no 2º trimestre.







