Ginecomastia O que é ginecomastia?
Ginecomastia O que é ginecomastia? A ginecomastia é um crescimento anormal, mas benigno na quantidade de tecido mamário nos homens devido a um desequilíbrio dos hormônios estrogênio e testosterona. A ginecomastia pode afetar uma mama em alguns casos e ambas as mamas em outros. Ambas as mamas podem ser afetadas irregularmente e podem atingir tamanhos diferentes. Recém-nascidos, adolescentes e homens mais velhos podem desenvolver ginecomastia como resultado de mudanças normais nos níveis hormonais. No entanto, existem outras razões para o desenvolvimento de ginecomastia. A ginecomastia não é um problema sério em muitos casos, mas pode ser difícil para os indivíduos lidar com a condição. Homens com ginecomastia têm sido observados a sentir dor em seus seios. Em alguns casos, o indivíduo pode se sentir envergonhado sobre a condição. Dependendo da causa da ginecomastia, alguns pacientes podem se recuperar espontaneamente, enquanto outros podem precisar de medicação ou cirurgia para resolver o problema.
Causas Por que a ginecomastia acontece?
A ginecomastia é muitas vezes causada por flutuações no nível do hormônio testosterona. Uma diminuição na quantidade de hormônio testosterona pode ser causada por condições no indivíduo que bloqueiam os efeitos da testosterona, diminuem a testosterona ou aumentam os níveis de estrogênio. O equilíbrio hormonal no corpo pode ser interrompido por muitas razões diferentes. As causas da ginecomastia incluem alterações hormonais naturais, medicação, uso de drogas e álcool, complicações de várias condições de saúde e o uso de certos produtos à base de plantas e suplementos. Os hormônios testosterona e estrogênio controlam as características sexuais em homens e mulheres. A testosterona controla características masculinas, como massa muscular e pêlos corporais, enquanto o estrogênio controla características femininas, incluindo o crescimento dos seios. Embora o estrogênio seja definido como um hormônio feminino, em condições normais também é produzido em quantidades muito pequenas nos homens. A produção anormalmente alta da hormona estrogênica, ou a produção da hormona estrogênica que é fora do equilíbrio com níveis da testosterona, podem causar o gynecomastia.
Os bebês masculinos podem nascer com seios aumentados devido ao estrogênio no corpo de sua mãe antes do nascimento. Na maioria dos casos, este tecido mamário inchado desaparece dentro de duas a três semanas após o nascimento. Devido à constante mudança dos níveis hormonais durante a puberdade, a possibilidade de ginecomastia é relativamente comum. Na maioria dos casos de ginecomastia durante a puberdade, o tecido mamário inchado desaparece sem tratamento.
O que causa aumento de mama em homens?
Acibadem International Hospital, Endocrinologia e Doenças Metabólicas Especialista Dr. Bilge Ceydilek responde perguntas sobre “Crescimento da mama em homens (ginecomastia)”. A prevalência de ginecomastia em adultos começa a aumentar novamente entre as idades de 5069. Estudos indicam que pelo menos um em cada quatro homens nesta faixa etária apresenta sinais de ginecomastia. Alguns tipos de medicação podem causar ginecomastia. Estes medicamentos incluem antiandrógenos, que são usados principalmente para tratar o aumento da próstata, câncer de próstata e outras condições semelhantes. Os esteroides e os andrógenos anabólicos, prescritos por doutores para determinadas circunstâncias ou usados às vezes ilegalmente por atletas para aumentar a massa do músculo ou melhorar o desempenho nas competições, podem igualmente causar o gynecomastia. Alguns antidepressivos e medicamentos para o coração também foram relatados como causadores de ginecomastia. As anfetaminas, que são normalmente usadas para tratar o déficit de atenção ou transtorno de hiperatividade, bem como drogas como heroína, cannabis e produção excessiva de álcool também podem causar ginecomastia. Alguns problemas de saúde podem causar ginecomastia, afetando o equilíbrio hormonal normal do corpo. Por exemplo, as circunstâncias que afectam a produção normal da testosterona e conduzem ao hipogonadismo, tal como a síndrome de Klinefelter ou a insuficiência pituitária, podem ser associadas com o gynecomastia. As alterações hormonais que ocorrem com o envelhecimento normal também podem causar ginecomastia, especialmente em homens com sobrepeso. Alguns tumores que afetam os testículos, glândulas supra-renais ou hipófise podem afetar a produção hormonal, alterando o equilíbrio hormonal masculino-feminino e levando à ginecomastia. Cerca de metade dos indivíduos submetidos a tratamento dialítico para insuficiência renal pode desenvolver ginecomastia devido a alterações hormonais.
Vários problemas hepáticos e medicamentos para cirrose podem causar ginecomastia, levando a mudanças nos níveis hormonais. A desnutrição e a fome podem causar ginecomastia porque quando o corpo humano é privado de uma nutrição adequada, os níveis de testosterona caem enquanto os níveis de estrogênio permanecem os mesmos. Isso causa desequilíbrio hormonal. Mesmo que a ginecomastia não comece durante esse período, também pode ocorrer quando a nutrição normal recomeçar.
Quais são as complicações que podem ocorrer com ginecomastia?
A complicação física da ginecomastia é limitada, mas pode causar problemas psicológicos ou emocionais no indivíduo decorrentes da aparência externa.
Como prevenir a ginecomastia?
Existem vários fatores que os indivíduos podem controlar para reduzir o risco de ginecomastia. O consumo de álcool também deve ser evitado, pelo menos com moderação. Deve-se evitar o uso não intencional de medicamentos sem a supervisão de um médico.
Sintomas Quais são os sintomas da ginecomastia?
Os sinais e sintomas da ginecomastia incluem principalmente o tecido mamário inchado e, às vezes, a sensibilidade mamária. Em caso de inchaço, dor ou sensibilidade mamária ou secreção do mamilo em uma ou ambas as mamas, o indivíduo deve consultar um médico o mais rápido possível.
Métodos de diagnóstico Como é ginecomastia diagnosticada?
Para diagnosticar ginecomastia, o médico primeiro realiza um exame físico e tem como objetivo aprender sobre a história de saúde do paciente e sua/ sua família através de várias perguntas. O paciente deve discutir todos os sintomas que observa com o médico durante este exame e compartilhar informações sobre outras condições ou doenças que possam ter. Durante o exame físico, o médico avaliará o tecido mamário e realizará outras verificações do sistema. Nos casos em que a ginecomastia é diagnosticada, o médico pode recomendar exames de sangue para determinar a causa do condição. Dependendo dos resultados desses testes iniciais, podem ser necessários mais exames, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom testicular ebiopsia de tecido. Existem várias outras condições que têm sinais e sintomas semelhantes ao inchaço da mama visto no processo de ginecomastia. O primeiro é tecido adiposo excessivo da mama. Alguns homens têm uma camada de gordura do peito que se assemelha a ginecomastia. Esta não é a mesma condição que ginecomastia e não precisa de avaliação adicional.O câncer de mama é raro em homens. A possibilidade de câncer de mama masculino deve ser considerada se apenas uma mama for aumentada ou se houver um nódulo duro na mama. O abscesso mamário, uma infecção do tecido mamário, também pode levar ao aumento dos seios.
Métodos de tratamento Como é tratada a ginecomastia?
Se a ginecomastia não resolver espontaneamente ou se causar dor intensa, sensibilidade ou problemas psicológicos que afetam a qualidade de vida do indivíduo, o tratamento pode ser necessário. Os tratamentos podem ser na forma de medicação ou intervenção cirúrgica. Existem duas abordagens de intervenção cirúrgica diferentes comumente usadas para ginecomastia. Na lipoaspiração, i.e. cirurgia de sucção de gordura, o cirurgião remove apenas a gordura da mama, mas deixa o tecido da glândula mamária para trás. Nas intervenções cirúrgicas do tipo mastectomia, o tecido da glândula mamária é completamente removido pelo cirurgião. Esta cirurgia é geralmente realizada usando apenas pequenas incisões.
Como a ginecomastia vai embora?
A maioria dos casos de ginecomastia se resolve espontaneamente ao longo do tempo sem tratamento. No entanto, se a ginecomastia for causada por uma condição subjacente, como hipogonadismo, desnutrição ou cirrose, pode ser necessário tratá-la. O médico pode aconselhar as pessoas a parar de tomar medicamentos que podem causar ginecomastia ou prescrever outro medicamento. Nos casos que ocorrem durante a puberdade e não têm nenhuma causa aparente para ginecomastia além de alterações hormonais normais, o médico pode recomendar reavaliações periódicas a cada três a seis meses para ver se a condição melhora por conta própria. Neste caso, na maioria dos casos, a ginecomastia geralmente se resolve espontaneamente sem tratamento em menos de dois anos. Mudanças de estilo de vida e cuidados domiciliares para ginecomastia A aparência anatômica causada por um peito aumentado pode ser uma situação estressante e embaraçosa para alguns homens. A ginecomastia que se desenvolve durante a puberdade pode tornar os meninos alvo de provocações injustas de seus pares. Atividades como o vestiário, natação e vestir-se após os esportes podem se tornar traumáticas para o indivíduo. Independentemente da idade, um indivíduo pode sentir-se traído pelo seu corpo e perder o amor próprio. O indivíduo pode tomar várias medidas para lidar com essa situação e sentimentos. Procurar aconselhamento profissional para ginecomastia ajudará o indivíduo. A terapia cognitiva da fala pode ajudar a evitar a ansiedade e a depressão causadas pela ginecomastia e ajudar o indivíduo a se comunicar com seu parceiro ou outros membros da família de uma maneira que expresse o que está experimentando ou sentindo.







