Cuidado com tumores salivares nas glândulas!
Se o tratamento dos tumores benignos das glândulas salivares for negligenciado, esses tumores podem tornar-se malignos.
Tumores benignos na glândula salivar podem ficar ruins
Segundo as estatísticas, cerca de 4.800 tumores das glândulas salivares são vistos na Turquia todos os anos e cerca de 800 deles são malignos. A boa notícia é que a maioria dos tumores das glândulas salivares são benignos, mas tumores benignos podem se transformar em tumores malignos se não forem tratados por um longo tempo. Além de ajudar na digestão, a glândula salivar é responsável por hidratar a membrana mucosa que cobre nossa boca, nariz e faringe. Existem cerca de 1000 glândulas salivares microscópicas, 3 grandes (6 no total) nos lados direito e esquerdo do rosto e da cabeça, espalhadas na membrana mucosa que cobre a boca, nariz e faringe. Os tumores podem se formar nesses tecidos por muitas razões, desde o tabagismo até a desnutrição, desde a exposição a produtos químicos até o uso intensivo de telefones celulares por muitos anos.
Tumores linfonodais podem causar dor severa
Os tumores benignos das glândulas salivares, que se apresentam como inchaço e massas na frente da orelha, sob o lóbulo da orelha, sob o queixo e às vezes na boca, garganta e faringe, geralmente crescem lentamente. Devido a esta característica, pode-se pensar que a massa seja uma gordura ou glândula linfática no estágio inicial. Uma vez que eles abrem espaço para si mesmos sem danificar os tecidos circundantes, eles causam mais problemas com a aparência. No entanto, os tumores malignos podem invadir os tecidos circundantes ao longo do tempo e causar problemas graves, como paralisia facial e dor intensa. Eles também podem fazer metástase para linfonodos ou órgãos distantes, que podem ser fatais. Tumores provenientes de glândulas salivares microscópicas na boca, garganta e faringe também aparecem como massas de crescimento lento nessas áreas. Se essas massas são acompanhadas por sintomas como descoloração da pele na superfície, feridas, dor, paralisia facial, é necessário consultar um médico com urgência. Neste caso, a possibilidade de um tumor maligno aumenta.
Use telefones celulares com fones de ouvido
Aqueles que consomem cigarros e outros produtos do tabaco devido a fatores desencadeantes, aqueles que foram expostos à radiação no passado por razões como radioterapia, Aqueles que estão expostos a metais e produtos químicos devido a razões ocupacionais e aqueles que têm usado telefones celulares intensivamente por muitos anos são pensados para ser mais em risco. Evitar o fumo e produtos de tabaco, beber álcool com moderação, reduzir o uso de telefones celulares e usar fones de ouvido com fio são importantes para reduzir os riscos.
O tratamento principal é a cirurgia
Independentemente da localização, o principal tratamento de todos os tumores das glândulas salivares, sejam benignos ou malignos, é cirúrgico. Quando o tumor cresce, é mais difícil de remover, aumentando a probabilidade de danos a estruturas importantes, como o nervo facial durante a cirurgia. Quanto menor o tumor, mais fácil é a cirurgia. Portanto, se o tumor é maligno, é ainda mais importante removê-lo em um estágio inicial, antes que ele se espalhe e invada os tecidos circundantes ou se espalhe para áreas distantes. Quando também é lembrado que os tumores benignos podem mudar sua natureza ao longo do tempo, a importância do tratamento precoce é melhor compreendida.
Você pode ser curado de tumores da glândula salivar para a vida
Se o tumor for benigno, com uma cirurgia bem planejada e executada, a pessoa provavelmente estará livre do tumor por toda a vida. Isto é igualmente verdadeiro para a maioria de tumores salivares malignos da glândula. No entanto, na presença de alguns tumores malignos, podem ser necessários alguns tratamentos adicionais, como radioterapia pós-operatória ou remoção cirúrgica dos linfonodos do pescoço. A cicatriz cirúrgica, que é uma das questões mais curiosas para as pessoas, não permanece, pois as incisões são geralmente feitas em áreas faciais que atrairão pouca atenção e de acordo com princípios estéticos.
O nervo facial será danificado?
As pessoas podem ter medo do risco de danos ao nervo facial durante a cirurgia para tumores da glândula salivar na frente da orelha e sob o queixo. A maneira de reduzir esse risco é ter a cirurgia realizada por cirurgiões experientes que estão familiarizados com a anatomia da região, bem como o uso generalizado de um dispositivo chamado monitor nervoso nos últimos anos. Como este dispositivo facilita o reconhecimento e a proteção do
nervo facial e de seus ramos, também reduz o risco de danos nos nervos.







