Conheça o risco de câncer cervical
Conheça o risco de câncer cervical O ponto crítico no câncer do colo do útero, que é um tipo de câncer evitável, é conhecer os sintomas e consultar um médico em caso de dúvida.
As verrugas genitais se transformam em câncer?
O câncer do colo do útero é um dos tipos de câncer mais evitáveis. O ponto mais crítico na prevenção da doença é reconhecer a doença de perto e consultar um médico quando você notar possíveis sintomas. Como a predisposição genética também é importante no câncer do colo do útero, é importante que aqueles que têm parentes com essa doença façam um check-up sem esperar pelos sintomas. Se a sua resposta para qualquer uma das seguintes perguntas for “sim”, é útil consultar um médico.
Fatores de risco para câncer cervical
• Algum dos seus parentes de primeiro grau (mães, tias, tios e irmãs) tem câncer cervical? • Você sangra durante ou após a relação sexual? • Você já teve verrugas genitais ou infecções sexualmente transmissíveis (herpes genital, HPV, verrugas genitais, vírus, outros)? • Você tem sangramento fora do período menstrual, mesmo em gotas? • Você tem corrimento vaginal fétido, recorrente ou persistente? • Você começou a sentir dor durante a relação sexual? • Tem resultados de exames anormais? • Estágios do câncer cervical
O estágio do câncer cervical é determinado pela disseminação da lesão. Esse estadiamento é feito por exame. Se o câncer cervical é superficial, é um câncer cervical precoce e pode ser tratado 100 por cento. Se ele progrediu mais e é visível aos olhos, este é um estágio um pouco mais avançado. Especialmente se for limitado ao colo do útero, este é um câncer em estágio inicial que pode ser tratado cirurgicamente. Se as células cancerosas se espalharam para outros tecidos que não o colo do útero, estes são cânceres avançados. Neste caso, o tratamento cirúrgico geralmente não é realizado. Em vez disso, a radioterapia ou quimioterapia é usada.
Quem está no grupo de risco?
A causa mais comum do câncer cervical é o vírus HPV. Este vírus é sexualmente transmissível. Por esta razão, a poligamia causando doenças sexualmente transmissíveis, começando
Relações sexuais em idade precoce, problemas de higiene, pessoas com sistema imunológico suprimido estão no grupo de risco para câncer cervical.
As verrugas genitais se tornam cancerosas?
As verrugas genitais são uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns em mulheres. O agente causador é o vírus do HPV. São pequenas lesões do tipo verruga, semelhantes a couve-flor na área genital. Essas lesões não se tornam cancerosas. É o próprio vírus do HPV que causa câncer. Ele se instala na área genital externa, vagina e colo do útero e provoca câncer nessa área. Existem tipos de vírus HPV com alto e baixo risco de câncer. As verrugas genitais não se tornam cancerosas, mas o tipo de vírus encontrado nessas pessoas deve ser examinado.







