Como superar o medo de voar?
Como superar o medo de voar? O medo de voar é um problema importante que restringe a liberdade de viajar das pessoas e afeta suas relações sociais e até mesmo sua vida profissional.
Não tente superar o medo de voar com álcool
Enquanto algumas pessoas com medo de voar podem entrar em um avião, outras absolutamente não podem. Mesmo que possam entrar em um avião, essas pessoas evitam voar o máximo possível. Portanto, a vida das pessoas com medo de voar pode se tornar difícil e restritiva às vezes. Para as pessoas com medo de voar, mesmo situações que podem revelar a possibilidade de entrar em um avião começam a causar ansiedade. Por exemplo, ouvir as notícias de uma reunião de negócios no exterior pode deixar uma pessoa com medo de voar muito ansiosa. Tanto quanto possível, as pessoas com medo de voar planejam suas reuniões e férias em lugares que podem chegar por estrada. As pessoas que têm medo de voar, mas são capazes de embarcar em um avião estão muito ansiosas e com medo antes e durante o voo. O alto nível de ansiedade também faz com que essas pessoas experimentem vários sintomas físicos. Estes sintomas incluem palpitações cardíacas, incapacidade de respirar, boca seca, transpiração, deglutição, tremor e tonturas. Além desses sintomas físicos, o medo da perda de vida, a inquietação e o medo de perder o controle também podem ser experimentados.
Causas do medo de voar
As causas do medo de voar caem em dois grupos. O primeiro grupo é composto por pessoas que tiveram experiências traumáticas com voos no passado ou testemunharam pessoas que o fizeram. Por exemplo, uma pessoa que tenha experimentado turbulência severa em um voo anterior não pode superar o medo que experimentou naquele dia. Ele/ela experimenta o mesmo medo cada vez que ele/ela tem de embarcar num avião e pensa que ele/ela será exposto à mesma situação em todos os voos. As pessoas do segundo grupo têm medo de voar por razões inconscientes. Por exemplo, uma pessoa que nunca tenha estado em um avião antes também pode ter medo de voar. Esta pessoa pode ter projetado seu/ seu medo inconsciente de perda de vida no avião.
Pode o medo de voar ser curado?
Toda fobia pode ser tratada. O medo de voar pode ser facilmente tratado com um curto curso de psicoterapia. Pessoas com medo de voar têm crenças irrealistas sobre voar. Para
Por exemplo, pessoas com medo de voar estimam a probabilidade de um avião cair como 90100%, enquanto a probabilidade de um avião bater é de 1-4 em um milhão. Na psicoterapia, pensamentos irrealistas e exagerados de pessoas com medo de aviões são abordados e esses pensamentos são tentados a serem reestruturados. As razões pelas quais a pessoa tem medo de aviões são enfatizadas. Um plano de tratamento personalizado é criado. Nas sessões seguintes, destina-se a confrontar gradualmente a pessoa com a situação que ele/ ela teme na medida em que ele/ ela está pronto.
O que pode ser feito contra o medo de voar?
Aqueles que têm medo de voar podem se beneficiar de aprender vários exercícios de relaxamento. Por exemplo, o exercício de relaxamento respiratório é fácil de praticar e cientificamente comprovado como eficaz. Para praticar o exercício de relaxamento respiratório, você deve respirar fundo lentamente pelo nariz e sair lentamente pela boca. Se você praticar esta técnica de respiração por 10 minutos, verá que sua ansiedade diminui. Antes de embarcar no avião, você pode fechar os olhos e imaginar um lugar e uma situação em que se sinta muito confortável e acompanhe essa imagem com exercícios respiratórios. Você pode focar nessa imagem antes, durante e depois que o avião decolar e reduzir sua ansiedade.
Não ouça o motor do avião
Ao voar, tente parar de ouvir o avião e se concentrar em outras coisas. Se você focar em outras coisas, prestará menos atenção ao avião e terá menos medo. Não interprete cada som vindo do avião como um prenúncio de desastre. Aviões têm motores poderosos e assim como os carros fazem ruídos ao dirigir pela estrada, aviões fazem barulhos diferentes ao voar, isso é normal e esperado.
Não se transforme em álcool por medo de voar
Algumas pessoas recorrem ao álcool para lidar com o medo de voar. Beber álcool para viagens aéreas é um pouco arriscado. Isso ocorre porque as mudanças na pressão e na quantidade de oxigênio no avião aumentam os efeitos negativos do álcool no corpo. Além disso, é difícil regular a quantidade de álcool que se bebe. Quando o álcool é usado como redutor da ansiedade, também traz o risco de dependência. É necessário ter cuidado com essa situação. Porque, embora as fobias possam ser tratadas, o alcoolismo é muito difícil de tratar. Muito poucos viciados em álcool são capazes de se recuperar do vício.
Também é importante para as pessoas que têm medo de voar não consumir cafeína no dia do voo. Porque a cafeína torna as pessoas mais propensas à ansiedade. Se essas sugestões não funcionarem, as pessoas com medo de voar devem procurar ajuda de um profissional. A psicoterapia é a solução mais eficaz que pode ser aplicada em pouco tempo no tratamento do medo.
Se você tem transtorno do pânico, você pode obter apoio de medicação
O conselho dado às pessoas com transtorno do pânico depende da gravidade do distúrbio. Algumas pessoas com transtorno do pânico podem se recuperar apenas com psicoterapia, enquanto outras podem nem ser capazes de sair de suas casas apesar de tomar medicação. As pessoas que estão sob medicação podem visitar seu psiquiatra e obter apoio com um medicamento relaxante que eles podem usar antes do voo. Pessoas com transtorno de pânico que não tomam medicamentos podem fechar os olhos e imaginar um lugar e situação em que se sintam muito confortáveis antes de embarcar no avião e acompanhar essa imagem com exercícios respiratórios. Você pode focar nessa imagem antes, durante e depois que o avião decolar e reduzir sua ansiedade. Se essas sugestões não forem suficientes contra o medo de voar, você deve consultar um psicólogo clínico e receber psicoterapia. Se uma pessoa com transtorno do pânico estiver recebendo ou tiver recebido psicoterapia no passado, ela não terá problemas durante o voo. Porque eles já aprenderam a lidar com ataques de pânico. Além destas, a técnica mais utilizada por aqueles com transtorno de pânico é o exercício de relaxamento respiratório. Eles podem se beneficiar de exercícios de relaxamento respiratório antes e durante o voo. Se este exercício for feito corretamente, você pode ter um voo confortável.







