Como fortalecer o sistema imunológico?
Como fortalecer o sistema imunológico? Fazer atividades como nadar, caminhar ou andar de bicicleta por 30 minutos 4 vezes por semana fortalece a imunidade do corpo. Outras maneiras de fortalecer o sistema imunológico em nosso artigo…
O que é o sistema imunológico?
Um sistema imunológico saudável nos faz sentir bem, parecer bem e usar melhor nossa energia. Ele nos protege de infecções, cânceres e danos ambientais. Um sistema imunológico saudável também é necessário para se recuperar de queimaduras ou cirurgia. Nosso corpo tem um sistema especial para combater diferentes infecções e agentes tóxicos. Este sistema é chamado de sistema imunológico. A tarefa do sistema imunológico é impedir que os organismos entrem no corpo ou impedir a propagação de organismos que entraram no corpo. No nosso corpo, o sistema imunitário é dividido em 2 tipos: imunidade natural e adquirida: O sistema imunitário inato: Específico não-ativo, i.e. falta a especificidade contra substâncias estrangeiras, constitui a resposta imune que os agentes doença-causadores encontram quando entram primeiramente no corpo. Sistema imunológico adquirido: Uma resposta imune que pode variar dependendo do agente e pode formar memória.
A dieta pode afetar o sistema imunológico
Os antioxidantes são um dos fatores que fortalecem o sistema imunológico. Alguns dos antioxidantes mais importantes são as vitaminas C, A, E e selênio. A maioria desses antioxidantes está concentrada em vegetais, frutas, grãos integrais e leguminosas. Para manter o sistema imunológico forte, esses nutrientes precisam ser tomados regularmente em quantidades adequadas. Dietas erradas são desequilibradas e inadequadas. Nestas dietas, não só as calorias, mas também a ingestão de antioxidantes que o corpo precisa pode ser insuficiente. Como resultado, o sistema imunológico pode ser afetado negativamente.
Como fortalecer o sistema imunológico?
Todos os nutrientes ingeridos com os alimentos que comemos têm certas taxas de absorção. Essas taxas de absorção são afetadas por muitos fatores, como a necessidade desse nutriente, comer uma dieta com polpa, comer uma dieta mista e se exercitar. O exercício é muito importante para nos beneficiarmos mais dos nutrientes dos alimentos que
ingerimos. Exercícios pesados podem danificar o sistema imunológico, afetando muitos mecanismos do corpo. Por esta razão, a atividade regular moderada garante que os nutrientes sejam absorvidos corretamente, afetando positivamente o sistema imunológico. Fazer atividades como nadar, caminhar ou andar de bicicleta por 30 minutos 4 vezes por semana fortalece a imunidade do corpo.
O açúcar nos sucos de frutas também é prejudicial
O açúcar em sucos de frutas recém-espremidos, que consumimos em nossas vidas diárias e até mesmo pensamos que eles fortalecem nosso sistema imunológico no inverno, pode realmente nos deixar doentes indiretamente. O consumo de carboidratos em excesso, incluindo glicose, frutose, sacarose ou suco recém-espremido com a polpa completamente removida, pode afetar significativamente essa atividade dos glóbulos brancos que destroem substâncias e microorganismos estranhos. Uma vez que a função dos glóbulos brancos é uma parte importante do mecanismo de defesa contra infecções, prejudicar sua atividade naturalmente compromete a função do sistema imunológico. Em outras palavras, muito açúcar na dieta leva a uma diminuição na atividade dos glóbulos brancos (células importantes na imunidade). Neste caso, o corpo pode tornar-se incapaz de resistir ao frio, calor ou germes.
Reforço natural do sistema imunológico: leite materno
Nos primeiros meses de vida, o recém-nascido é altamente suscetível a fatores e doenças externas. A síntese dos blocos de construção do próprio mecanismo de defesa do bebê geralmente começa após o sexto mês. Até este período, o sistema imunológico do bebê é formado por anticorpos protetores (substâncias de defesa do corpo contra qualquer substância estranha que entra no corpo) passadas da mãe. A transferência de anticorpos protetores da mãe para o bebê ocorre especialmente nas últimas semanas de gravidez. Por esta razão, sabe-se que o sistema imunológico dos bebês a termo é mais forte do que o dos bebês prematuros. O leite materno também é muito rico nos blocos de construção do sistema imunológico. É por isso que os bebês amamentados têm um sistema imunológico muito mais forte. É especialmente importante que a amamentação seja incentivada e que o leite materno seja o principal alimento para os primeiros seis meses de vida. Como fortalecer o sistema
Como a perda de peso afeta o sistema imunológico?
Perder peso em uma dieta inadequada e desequilibrada e perder mais de 0,5 – 1 kg por semana enfraquece o sistema imunológico. Uma dieta equilibrada inclui alimentos de todos os tipos
grupo alimentar. Para manter a imunidade alta, é necessário consumir vegetais e frutas suficientes todos os dias e incluir ácidos graxos ômega 3 e proteínas de qualidade na dieta.
Comer uma dieta variada e ser ativo é muito importante para manter o sistema imunológico forte. É importante lembrar que o corpo obtém todos os seus nutrientes dos alimentos e que muitos deles não são produzidos no corpo.
Benefícios dos probióticos
Os microrganismos que afetam positivamente a saúde humana ou animal quando consumidos em quantidades suficientes são chamados probióticos. Substâncias (como fibras alimentares) que estimulam a proliferação ou atividade de alguns microrganismos no intestino e afetam positivamente a saúde humana ou animal são chamadas prebióticas. São definidos como alimentos que contêm uma composição de bactérias vivas cujo consumo tem efeitos benéficos para a flora intestinal. O alimento probiótico mais importante é o iogurte. Eles têm benefícios importantes na prevenção e tratamento da diarreia e alergias alimentares. Eles facilitam a digestão e estão envolvidos na síntese de vitaminas produzidas nos intestinos. O iogurte, que é formado pela conversão da lactose no leite em ácido láctico por bactérias do ácido láctico, fortalece o sistema imunológico de crianças e adultos, tendo um efeito probiótico graças às bactérias benéficas nele contidas.
As vitaminas aumentam a imunidade?
As pílulas de vitaminas geralmente contêm vitaminas A, B, C e D, bem como minerais como cálcio, ferro e magnésio. Vitaminas e minerais como ferro e cálcio são de grande importância para a saúde física e mental na infância. A regra geral é que uma criança bem alimentada deve tomar apenas vitamina D até os 5 anos de idade, enquanto as crianças com problemas nutricionais devem tomar um multivitamínico. A anemia devido à deficiência de ferro é um problema importante na infância, quando o crescimento é rápido e os problemas nutricionais são intensos. Se a deficiência não for reconhecida e substituída precocemente, pode levar à diminuição da capacidade de aprendizagem, à diminuição do desempenho escolar e ao enfraquecimento do sistema imunológico. É importante consultar o seu médico para identificar deficiências vitamínicas e complementar as vitaminas, se necessário.
Por que o sistema imunológico está enfraquecido no inverno?
Devido à falta de luz solar nos meses de inverno, todos os sistemas do corpo são enfraquecidos e o metabolismo diminui. Isso afeta o sistema imunológico, o sistema cardiovascular, o açúcar no sangue e o peso. Por esta razão, o ganho de peso e doenças mais frequentes podem ocorrer mais rapidamente no inverno. Como fortalecer o sistema







