Coma esses alimentos para aumentar sua memória
Cuide da sua nutrição para manter a memória sempre viva e forte. Consuma esses alimentos para um cérebro saudável.
Alimentos que aumentam a memória
Consumir alimentos saudáveis nas quantidades certas contribui muito para a saúde humana. Por exemplo, comemos alcachofras para o fígado e tentamos beber água para a saúde dos nossos rins. Exemplos semelhantes podem ser multiplicados. Mas você sabe o que devemos comer para o nosso cérebro e uma memória mais forte? 8 alimentos para um cérebro forte e memória…
Açafrão
Com o seu ingrediente ativo chamado “curcumina”, a cúrcuma é um poderoso antioxidante natural. Esta planta radicular, que tem sido usada terapeuticamente ao longo da história, ajuda a oxigenar o cérebro, ajudando você a aprender e processar informações. Para tirar o máximo proveito da curcumina na cúrcuma, a cúrcuma deve ser exposta ao calor suave no óleo. Saltear seus pratos de vegetais ou carne com óleo vegetal e açafrão é uma maneira ideal de fazer isso. Ao usar um suplemento alimentar contendo curcumina, você deve tomar cuidado para escolher um que seja altamente absorvível e esteja em conformidade com os padrões.
Oleaginosas
As sementes oleaginosas merecem plenamente o rótulo ‘cérebro-friendly’. Rico em ácidos graxos saudáveis, antioxidantes, minerais e vitaminas, nozes, amêndoas, avelãs, linhaça e sementes de cominho preto são particularmente ricos em vitamina E. Com sua alta capacidade antioxidante, A vitamina E protege as membranas celulares dos radicais livres e retarda o declínio mental. Com seu alto teor de ômega 3, as nozes se destacam por seu alto conteúdo de ômega 3, essencial para a saúde do cérebro, e há inúmeros benefícios em consumir sementes oleosas cruas e na quantidade de 1 palma por dia.
Vegetais de folhas verdes
Ricos em vitaminas A e K, vegetais de folhas verdes como espinafre, couve, acelga, brócolis, rúcula, endro e salsa são ótimos alimentos que suportam não apenas o cérebro,
mas também os intestinos, que são descritos como o ‘segundo cérebro’, com sua polpa e alto teor de antioxidantes. Vegetais de folhas verdes, que também são uma fonte de
vitamina C, ajudar a proteger o cérebro contra danos com as suas propriedades anti- inflamatórias. 1 tigela de vegetais de folhas verdes fornece a ingestão diária recomendada de vitamina C e K. Não se deve esquecer que consumir legumes de folhas verdes crus ou levemente cozidos – por exemplo, cozidos no vapor – evitará a perda de vitaminas.
Mirtilos
Bagas como mirtilos e outras bagas escuras, como vegetais de folhas verdes, são alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes poderosos. Os antioxidantes combatem o stress oxidativo, que contribui para o envelhecimento Cerebral e doenças neurodegenerativas. Os mirtilos, em particular, têm demonstrado melhorar a sinalização entre as células cerebrais com seus antioxidantes. Mirtilos também ajudam a melhorar a memória e retardar a perda de memória a curto prazo. Você também pode se beneficiar de frutas como morangos escuros, que são recomendados para serem consumidos frescos na estação, consumindo-os congelados ou secos fora da estação.
Cacau
Cacau e chocolate são conhecidos por aumentar a produção de serotonina, também conhecida como o hormônio da felicidade. Ao mesmo tempo, o cacau, rico em flavonóides que suportam o cérebro e suas funções cognitivas, contribui para fortalecer a memória de curto prazo, especialmente além das funções de aprendizagem e memória do cérebro. Pesquisas mostram que os flavonóides no cacau podem ajudar a melhorar a memória e retardar o declínio mental relacionado à idade. Para se beneficiar dessas propriedades, você deve deixar chocolates brancos e de leite de lado e preferir chocolates escuros contendo pelo menos 70% de cacau ou cacau em pó.
Peixes gordos
Peixes gordos, uma fonte de ácidos graxos ômega 3, é talvez um dos nutrientes mais importantes para melhorar a memória e aumentar o poder do cérebro. Os ácidos gordos ómega 3 promovem a sinalização eléctrica entre as células nervosas, permitindo que o cérebro comunique melhor e mais rapidamente. Também ajuda a melhorar a concentração mental e a memória. Para uma ingestão adequada de ómega 3, consumir preferencialmente peixes pequenos e superficiais na estação 2 ou 3 vezes por semana e evitar a fritura em calor elevado. A Food and Drug Administration (FDA) recomenda tomar suplementos de ômega 3 quando o consumo de peixe é insuficiente.
Gema de ovo
Os ovos são um alimento milagroso que embala nutrientes associados à saúde do cérebro em uma pequena casca. A gema, em particular, é uma rica fonte de vitaminas do complexo B, ácido fólico e colina, que são importantes para apoiar a função Cerebral e o desenvolvimento e regular o humor. Os ovos também são caracterizados por sua capacidade de quebrar a colina em betaína, um produto químico que produz hormônios relacionados à felicidade.
Caldo de ossos
O caldo de osso preparado com a técnica certa é outro nutriente que pode apoiar o sistema imunológico e a saúde do cérebro. Com seu conteúdo de colágeno e ácido hialurônico, o caldo ósseo ajuda a reduzir o estresse oxidativo. Também contribui para a melhoria do cérebro e do tecido conjuntivo com prolina e aminoácidos Grisin. É possível apoiar a saúde do cérebro, adicionando preferencialmente alecrim, cebola e alho ao caldo de ossos ricos em nutrientes que podem ser obtidos fervendo os ossos da medula em fogo baixo por pelo menos 12 horas. Você pode consumir caldo de osso, mantendo-o na geladeira por até 1 semana e no freezer por até 3 meses.







