Câncer de estômago O que é câncer de estômago?
Câncer de estômago O que é câncer de estômago? O câncer gástricoé uma doença que ocorre quando as células do tecido estomacal crescem e se multiplicam incontrolavelmente por certas razões. Como as estruturas tumorais se espalharão ao longo do tempo, é importante diagnosticar a doença precocemente. O câncer de estômago pode ocorrer em diferentes partes do estômago. Geralmente, os cânceres de estômago ocorrem na parte média do estômago. Com o tempo, o câncer pode afetar o esôfago e se espalhar para órgãos e tecidos próximos. Dependendo de quais partes do estômago as células cancerígenas estão localizadas, o médico pode oferecer opções de tratamento. Os tratamentos variam de acordo com os tecidos e órgãos onde o câncer começou a se formar e se espalhar. No tratamento do câncer de estômago, a cirurgia é geralmente realizada nas áreas tumorais, mas outros tratamentos podem ser aplicados antes e depois da cirurgia. A incidência de cânceres de estômago é baixa em comparação com outros tipos de câncer. Por ser uma doença parcialmente evitável, é importante detectar as condições que se pensa causarem câncer e diagnosticar o câncer de estômago precocemente. Os desenvolvimentos científicos, especialmente no campo do câncer de estômago, fizeram sérios avanços na prevenção do câncer antes que ele ocorra. A descoberta da bactéria Helicobacter pylori, considerada uma das causas mais importantes do câncer de estômago, e a demonstração de que essa bactéria pode ser tratada com antibióticos é a pedra angular da luta contra o câncer de estômago. H. Pylori pode causar doenças malignas do estômago, bem como levar ao linfoma. No entanto, não é certo que a erradicação de H. Pylori (eliminando-o com antibióticos) irá prevenir completamente o câncer de estômago.
Causas Fatores de risco para câncer de estômago
Além das características genéticas, fatores ambientais e algumas doenças precursoras que facilitam o desenvolvimento do câncer desempenham um papel na formação do câncer de estômago. Em geral, aceita-se que os cânceres de estômago ocorrem por acaso, mas 10% deles mostram transmissão familiar.
Na formação do câncer de estômago; Além de fatores como H. pylori, características hereditárias, nutrição, diferentes razões desempenham um papel protetor ou facilitador. A incidência de câncer de estômago pode ser maior em alguns grupos ocupacionais. Trabalhadores de minas de carvão, trabalhadores de borracha e amianto, trabalhadores de pneus e petroquímicos têm um risco ligeiramente maior de câncer de estômago em comparação com a população em geral. Pacientes que foram submetidos a cirurgia por uma doença benigna do estômago e cujo estômago está exposto a secreção biliar e pancreática acima do normal têm maior probabilidade de desenvolver câncer de estômago ao longo dos anos. O risco de câncer de estômago aumenta 2 vezes em pessoas que começam a fumar em idade jovem e fumantes pesados. Além disso, condições como as seguintes podem constituir fatores de risco para o cancro do estômago: □ Carnes processadas, secas com sal □ Alguns conservantes de alimentos □ Soja fermentada □ Carne cozida em altas temperaturas □ Grãos mofados, sementes, sementes (aflatoxina) □ Alimentos fritos □ Consumo excessivo de carne vermelha, que é difícil de digerir
Maneiras de prevenir o câncer de estômago
□ Adotando hábitos de vida saudáveis □ Evitar substâncias cancerígenas, como o fumo e o álcool □ Alimentação saudável □ Evite consumir muito sal □ Não utilizar óleos de fritura repetidamente
Sintomas Quais são os sintomas do câncer de estômago?
O câncer gástrico, como muitos tipos de câncer, pode não apresentar sintomas típicos em seus estágios iniciais. Problemas no sistema digestivo, nos quais o estômago desempenha um papel funcional no corpo, são vistos como sintomas iniciais do câncer de estômago. No entanto, como quase todas as doenças podem causar problemas digestivos ou muitas pessoas podem ter problemas digestivos diariamente, pode não ser fácil reconhecer os sintomas do câncer de estômago. O monitoramento dos sintomas no próprio corpo e a realização de exames médicos de rotina são os passos mais importantes para o câncer de estômago, como na prevenção e tratamento de muitas doenças. Os sintomas do câncer gástrico avançado são semelhantes aos primeiros sintomas, mas com o progresso do câncer, as queixas se intensificam. Os sintomas de cancro do estômago em fase precoce e avançada são os seguintes: □ Indigestão e azia □ Sensação de queimação dolorosa na área do peito □ Inchaço no abdômen □ Dores de gás e arrotos □ Sensação de saciedade no estômago e abdômen interno, saciedade precoce □ Náuseas e vômitos, que podem ser acompanhados por □ Dificuldade em engolir, perda de apetite □ Dor no abdômen □ Fadiga e mal-estar devido à fraqueza □ Perda de peso não planejada □ Sangramento no estômago, sangue ingerido nas fezes ou sangue vomitado □ Anemia devido a hemorragia gástrica
Métodos de diagnóstico
O câncer de estômago é frequentemente manifestado com queixas definidas como indigestão. Por esse motivo, pode ser negligenciado pelo paciente por um longo tempo. No entanto, a intervenção precoce fornece resultados bem sucedidos no tratamento. Por estas razões, se você tem os sintomas e sinais mencionados acima, você deve definitivamente consultar um médico. Depois de ouvir o histórico familiar e histórico médico, seu médico pode solicitar alguns exames se ele/ ela suspeita de uma condição relacionada ao estômago com base em achados de exame físico. Um dos exames mais importantes é a gastroscopia. Durante a gastroscopia, um tubo flexível com uma câmera na extremidade é inserido no estômago através da boca, a parede interna do estômago é examinada e as amostras são retiradas de áreas suspeitas e enviadas para exame patológico. Esta é a única maneira de detectar lesões cancerígenas ou precursoras. Se o câncer for diagnosticado, técnicas de imagem como tomografia, ressonância magnética e PET podem ser usadas para determinar a extensão da doença e para determinar opções de tratamento apropriadas.
Estágios do câncer Estágios do câncer de estômago
Tal como acontece com outros tratamentos de cancro, o estadiamento do cancro é realizado para o tratamento adequado do cancro do estômago. O estadiamento do câncer de estômago é feito com a técnica TNM. A técnica TNM consiste num acrónimo inglês. Significa:
T-Tumor: refere-se ao tamanho e localização do tumor.
N- Linfonodo (Nó): refere-se à propagação de células cancerígenas para os gânglios linfáticos e sistema linfático.
M- Metástase Distante (Metástase): refere-se à propagação de células cancerosas para órgãos e tecidos distantes.
Estágio 0: Nesta fase, as células tumorais começaram a ser encontradas no estômago. As células cancerígenas são limitadas à superfície do estômago, i.e. o epitélio. Esta fase é considerada como uma fase inicial no diagnóstico e tratamento do câncer de estômago.
Estágio 1: Nesta fase, as células tumorais podem se espalhar para o tecido muscular do estômago e linfa próxima.
Estágio 1a: Nesta fase, as células cancerosas continuaram a se multiplicar, mas ainda não se espalharam para o tecido muscular ou gânglios linfáticos do estômago.
Estágio 1b: Neste estágio do câncer gástrico, o câncer começou a se espalhar para a parede muscular do estômago. O tumor pode se espalhar para os gânglios linfáticos próximos, mas a metástase ainda é limitada aos órgãos próximos.
Estágio 2: À medida que o tumor continua a se espalhar no estômago, ele se espalhou para o músculo da parede do estômago e os gânglios linfáticos próximos. Nesta fase, as células cancerígenas são limitadas ao estômago e aos gânglios linfáticos. Estágio 3: Além do estômago, os tecidos tumorais se espalharam para órgãos próximos ao estômago e aos linfonodos regionais.
Estágio 4: Os tecidos tumorais se espalharam para todo o estômago, órgãos distantes e gânglios linfáticos. É o estágio avançado da doença.
Métodos de tratamento Tratamento do câncer de estômago
O tratamento do câncer de estômago é determinado pelo médico com base no estágio do câncer e na saúde geral do paciente. Os sintomas do câncer de estômago avançado são relativamente mais fáceis de ver do que reconhecer os primeiros sintomas. No entanto, é importante diagnosticar a doença nos estágios iniciais para a taxa de sucesso do tratamento. Portanto, para diagnosticar a doença nos estágios iniciais, é importante que o paciente seja submetido a exames de rotina, levando em consideração sua/sua condição médica geral, predisposição genética e hábitos de vida.
Métodos de tratamento do câncer de estômago
Como em muitos outros tipos de câncer, métodos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia são usados no câncer de estômago. Embora a cirurgia seja a primeira opção em pacientes adequados, a prevalência de câncer e o estado geral de saúde do paciente são de grande importância na tomada de decisão cirúrgica. Quanto mais cedo o câncer for detectado e menos ele se espalhar, maior a chance de cura com tratamentos cirúrgicos. Em cirurgias realizadas para a cura, a maioria ou todos os gânglios linfáticos do estômago são removidos. Além disso, há uma série de intervenções cirúrgicas realizadas para aumentar o conforto de vida do paciente em pacientes avançados. As quimioterapias podem ser usadas para retardar o crescimento do tumor em pacientes em estágio avançado, reduzir o tumor a tamanhos cirurgicamente removíveis em pacientes que são adequados para cirurgia, mas têm um grande tamanho tumoral e reduzir a possibilidade de recorrência após a cirurgia na doença de estágio 2-3. Embora a radioterapia não seja um método de tratamento rotineiramente usado no tratamento do câncer de estômago, é um método que pode ser usado para encolher tumores ou eliminar a sensação de dor em estágios avançados.
Métodos de tratamento cirúrgico no câncer de estômago (cirurgia do câncer de estômago)
Essas cirurgias envolvem vários métodos diferentes, que o médico determinará dependendo do estágio e da localização do câncer. Para cânceres de estômago em estágio inicial e não avançados, o tratamento pode ser concluído removendo as áreas tumorais do revestimento do estômago. Quando o câncer de estômago começa a se espalhar para órgãos próximos, a gastrectomia subtotal, isto é, a remoção do estômago e alguns dos tecidos saudáveis nas proximidades é uma das opções de aplicação. Em cânceres que se espalharam para todo o estômago, gastrectomia total, i.e. remoção de todo o estômago, é realizada. Após este procedimento, não há órgão funcional entre o esôfago e o intestino delgado. É aplicado em cânceres gastroesofágicos de estômago onde o câncer se espalhou para todo o estômago. Além dessas operações, os linfonodos onde o câncer se espalhou podem ser removidos.
Quimioterapia para o câncer de estômago
A quimioterapia para o câncer de estômago pode ser usada antes e depois da cirurgia do câncer de estômago. O tratamento quimioterápico também pode ser aplicado a pacientes com câncer de estômago avançado nos casos em que a cirurgia não é realizada.
Radioterapia no câncer gástrico
Tal como acontece com a quimioterapia, a radioterapia pode ser aplicada antes e depois da cirurgia do câncer gástrico. Este tratamento pode acompanhar a quimioterapia ou ser aplicado por conta própria para reduzir os efeitos colaterais do câncer.







