Biopsia líquida O que é uma biopsia líquida?
Biopsia líquida O que é uma biopsia líquida? O câncer é uma doença comum que afeta a duração e qualidade de vida em todo o mundo. Existem muitos tipos diferentes de câncer, dependendo dos tecidos e órgãos envolvidos. A pesquisa básica e clínica é intensamente conduzida no campo do câncer globalmente. Como resultado dessas pesquisas, desenvolvimentos muito importantes foram alcançados em alguns tipos de câncer, enquanto alguns tipos de câncer ainda são um importante problema de saúde pública, especialmente porque não podem ser reconhecidos em um estágio inicial.
A tecnologia de Biopsia Líquida, que foi recentemente desenvolvida para o diagnóstico precoce, tratamento e monitoramento dos resultados do tratamento do câncer, pode dar resultados bem-sucedidos na luta contra essa doença. Sabe-se que as células cancerosas podem se espalhar pela corrente sanguínea. Há muito tempo que se investiga se as células que circulam no sangue podem ser utilizadas para diagnosticar o cancro e os resultados são discutidos. Os estudos atuais para o tratamento do câncer começaram a se concentrar em como separar as células cancerígenas de milhões de células normais e como identificar qual tipo de câncer está presente em qual parte do corpo. Estudos recentes no campo da medicina levaram à descoberta de moléculas de DNA circulantes livres no sangue e à possibilidade de detectar doenças no corpo analisando essas moléculas de DNA. Agora, o diagnóstico de alguns cânceres tornou-se mais fácil graças às células tumorais ou partículas de DNA circulantes livres que circulam no sangue. Especialmente com o diagnóstico de tipos de câncer hematológico, opções de tratamento apropriadas podem ser determinadas. Assim, a doença pode ser acompanhada. Com a tecnologia de biopsia líquida, cânceres de tecido sólido de difícil acesso, como câncer de pulmão, câncer de mama e câncer de pâncreas e câncer hematológico podem ser detectados por sangue ou outros fluidos corporais. A biopsia líquida desempenha um papel importante no monitoramento do tratamento de pacientes diagnosticados com câncer e aqueles com certos marcadores genéticos. Além disso, o fato de a biopsia líquida detectar marcadores específicos do câncer mesmo em lesões muito pequenas para serem diagnosticadas por outros métodos disponíveis indica que esse método será uma das nossas ferramentas mais importantes no diagnóstico precoce do câncer. O câncer pode progredir de forma diferente em todos os corpos. Como o corpo de cada paciente e o curso do câncer são diferentes, tratamentos diferentes podem aumentar a taxa de cura. É importante estudar o tecido cancerígeno em detalhe para revelar essas diferenças. A tecnologia de biopsia líquida pode facilitar o diagnóstico e, portanto, o tratamento da doença. A biopsia líquida ajuda a detectar diferenças no tecido canceroso que podem exigir mudanças em tratamento.
A biopsia líquida é uma técnica importante para o diagnóstico precoce do câncer, seleção e planejamento do tratamento adequado ao corpo de cada paciente e acompanhamento do tratamento.







