Aumento do baço O que é esplenomegalia?
Aumento do baço O que é esplenomegalia? O aumento do baço, medicamente conhecido como esplenomegalia, é uma condição na qual o órgão chamado baço, localizado logo abaixo da caixa torácica esquerda, torna-se maior do que o normal devido a muitas condições, incluindo infecção, doença hepática e alguns tipos de câncer. O baço é um órgão macio e esponjoso localizado no lado esquerdo do abdômen, ao lado do estômago, logo abaixo da caixa torácica, que desempenha várias funções críticas no corpo. O baço filtra e destrói células sanguíneas velhas e danificadas. O baço produz glóbulos brancos, glóbulos brancos chamados linfócitos e atua como a primeira linha de defesa do sistema imunológico contra organismos causadores de doenças, impedindo a propagação da infecção por todo o corpo. O baço também armazena glóbulos vermelhos, glóbulos vermelhos e plaquetas, que ajudam o sangue a coagular. Um baço aumentado afeta cada uma das funções vitais. À medida que o baço aumenta, ele filtra as células sanguíneas anormais, bem como os glóbulos vermelhos normais, reduzindo o número de células saudáveis na corrente sanguínea de um indivíduo. Um baço grande também retém muito mais plaquetas do que deveria, e o acúmulo excessivo de glóbulos vermelhos e plaquetas pode eventualmente fazer com que o baço fique bloqueado e afete o funcionamento normal do órgão. Um baço aumentado pode ser danificado e parcialmente destruído pelo excesso de sangue que ele extrai. O médico não pode sentir um baço de tamanho normal em adultos, mas um baço aumentado pode ser sentido por um especialista. Após esta fase, o médico pode considerar vários exames de imagem e sangue para ajudar a determinar a causa do baço aumentado. O tratamento para um baço aumentado concentra-se na condição subjacente que causa o aumento. A remoção cirúrgica de um baço aumentado não é geralmente a primeira linha de tratamento, mas é recomendada em alguns casos.
Causas Por que ocorre um aumento do baço?
Diferentes tipos de infecções e doenças podem fazer com que o baço aumente. Dependendo da causa da condição e do método de tratamento a ser aplicado, o baço aumentado pode ser uma condição temporária. Vários fatores que causam um aumento do baço incluem; Infecções virais, como mononucleose, infecções bacterianas que causam doenças como frengi, endocardite ou infecção do revestimento interno do coração, infecções parasitárias como malária, cirrose e outras doenças semelhantes que afetam o fígado, vários tipos de anemia hemolítica caracterizada pela destruição prematura dos glóbulos vermelhos, Câncer de sangue, como leucemia e neoplasias mieloproliferativas, linfomas como a doença de Hodgkin, distúrbios metabólicos como a doença de Gaucher e a doença de Niemann-Pick, e pressão arterial ou coágulos sanguíneos nos vasos sanguíneos do baço ou fígado.
Quais são as complicações da esplenomegalia?
Um baço aumentado pode ter complicações indesejadas, como infecção ou ruptura do baço. Um baço aumentado pode reduzir o número de glóbulos vermelhos saudáveis, plaquetas e glóbulos brancos na corrente sanguínea, levando a infecções mais frequentes. Além disso, o indivíduo pode experimentar anemia e aumento do sangramento. Mesmo quando saudável, o baço é um órgão muito macio e pode ser facilmente danificado, especialmente em acidentes de carro ou qualquer trauma. Um baço aumentado torna muito mais provável a ruptura. Uma ruptura do baço pode causar sangramento com risco de vida na cavidade abdominal.
Sintomas Quais são os sintomas de um baço aumentado?
Em muitos casos, o aumento do baço não causa sintomas. O próprio aumento do baço é um sintoma. No entanto, os sintomas de um baço aumentado incluem dor ou plenitude na parte superior do abdômen esquerdo que pode irradiar para o ombro esquerdo, anemia, sangramento fácil, sentindo-se cheio mesmo depois de comer pouco ou nenhum alimento devido à pressão do baço aumentado no abdômen, fadiga, e infecções frequentes. Pessoas com dor no lado superior esquerdo do abdômen devem consultar um médico imediatamente se a dor for particularmente grave ou agravada pela respiração profunda.
Métodos de diagnóstico Como diagnosticar um baço aumentado?
Como o baço aumentado é um sintoma, ele geralmente é detectado durante um exame físico de rotina. Para diagnosticar um baço aumentado, o médico primeiro realiza um exame físico e tem como objetivo aprender sobre a história de saúde do paciente fazendo várias perguntas. O paciente deve discutir quaisquer sintomas com o médico durante este exame e compartilhar informações sobre quaisquer outras condições ou doenças eles podem ter.
O médico pode sentir a condição do baço examinando suavemente o lado superior esquerdo do abdômen do indivíduo. Um baço normal e saudável não será sentido durante este exame, mas é possível que o baço de alguns indivíduos muito finos seja sentido mesmo que eles sejam saudáveis. Se o médico considerar a possibilidade de aumento do baço, ele ou ela pode usar testes diferentes para confirmar esse diagnóstico. Os testes usados para detectar um baço aumentado incluem exames de sangue, como hemograma completo para verificar o número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no corpo do indivíduo, uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada, ou TC, para ajudar a determinar o tamanho do baço e se ele está comprimindo outros órgãos, e ressonância magnética para monitorar o fluxo sanguíneo através do baço. Os exames de imagem nem sempre são necessários para diagnosticar um baço aumentado. No entanto, se o seu médico recomenda a imagem, em muitos casos não é necessária nenhuma preparação especial para ultra-som ou ressonância magnética. No entanto, os indivíduos submetidos a uma tomografia computadorizada podem precisar se abster de comer antes deste procedimento. O médico informará o indivíduo com antecedência sobre qualquer preparação que precise ser feita. Em alguns casos, os médicos podem precisar de mais exames para encontrar a causa do aumento do baço, incluindo testes de função hepática e exame da medula óssea. Estes testes podem fornecer muito mais informação sobre as pilhas de sangue no corpo de um indivíduo do que uma amostra de sangue de uma veia. Em alguns casos, uma amostra contínua da medula é tomada do indivíduo em um procedimento chamado uma biopsia da medula. Em outros casos, pode ser realizado um teste no qual a parte líquida da medula é removida. Mais comumente, ambos os procedimentos são realizados ao mesmo tempo durante um exame de medula óssea. Tanto as amostras de medula óssea líquida quanto sólida são geralmente retiradas da pelve. Durante este processo, uma agulha é inserida no osso através de uma incisão no corpo. Pode ser necessário usar anestesia geral ou local antes do teste para reduzir o desconforto que o indivíduo pode sentir. Fazer uma biopsia diretamente do baço com uma agulha é um procedimento muito raro devido ao alto risco de sangramento. Em casos muito raros, quando não há causa identificável para o aumento do baço, o médico pode recomendar uma cirurgia para remover o baço do indivíduo. Uma vez que o baço tenha sido removido cirurgicamente do corpo, ele é examinado ao microscópio para verificar a possível presença de linfoma.
Métodos de tratamento Como tratar um baço aumentado?
O tratamento de um baço aumentado concentra-se na resolução do problema subjacente. Por exemplo, o tratamento de um baço aumentado causado por uma infecção bacteriana pode exigir o uso de antibióticos para limpar as bactérias. Em alguns casos de esplenomegalia, se o baço estiver aumentado, mas não forem observados sintomas específicos e nenhuma causa puder ser identificada, o médico pode aconselhar o indivíduo a hibernar antes do tratamento. Se o indivíduo desenvolver algum sintoma, ou após um determinado período de tempo, um médico deve ser consultado para uma reavaliação. Nos casos em que um baço aumentado causa complicações graves e graves, ou a causa não pode ser determinada, ou a condição não pode ser tratada, o médico pode oferecer remoção cirúrgica do baço do indivíduo, esplenectomia, como opção. Em casos crônicos ou críticos, a cirurgia pode oferecer a melhor esperança para a recuperação. A cirurgia de remoção do baço é uma decisão que requer uma consideração cuidadosa. As pessoas podem viver uma vida ativa sem baço, mas têm maior probabilidade de desenvolver infecções graves e até mesmo fatais após a remoção do baço. Em alguns casos, o uso de radiação pode encolher o baço de um indivíduo para que a cirurgia possa ser evitada. Após a remoção do baço, uma série de precauções e passos específicos podem ajudar a reduzir o risco de infecção do indivíduo: Pode ser benéfico para o indivíduo receber vacinas pneumocócicas meningocócicas e Hemophilus influenza tipo b que protegem contra pneumonia, meningite , e infecções no sangue, ossos e articulações antes e depois da esplenectomia. Além disso, a vacinação pneumocócica será necessária a cada cinco anos após a cirurgia. Após a cirurgia do baço, se uma pessoa suspeita de uma infecção, ele/ ela deve consultar um médico e tomar um antibiótico apropriado no conselho de um médico. Em particular, um médico deve ser chamado ao primeiro sinal de febre, pois a febre pode indicar uma infecção. O indivíduo deve evitar viajar para partes do mundo onde certas doenças, como a malária são comuns.
Mudanças de estilo de vida e cuidados domiciliares para o baço aumentado
O baço é um órgão muito sensível. Quando o baço está aumentado, ele pode se tornar ainda mais vulnerável. Portanto, os indivíduos devem evitar esportes onde haja possibilidade de confronto ou colisão, como o futebol, e limitar outras atividades que o médico irá discutir. Alterar as atividades do indivíduo pode reduzir o risco de ruptura do baço. É especialmente importante usar um cinto de segurança. O cinto de segurança usado durante qualquer acidente de carro pode ajudar a evitar lesões no baço.
Os indivíduos devem manter suas vacinas atualizadas porque o risco de infecção aumenta durante a esplenomegalia. O médico pode recomendar pelo menos uma vacina anual contra a gripe e vacinas de reforço para tétano, difteria e coqueluche a cada 10 anos. O indivíduo deve perguntar ao médico quais vacinas adicionais eles precisam.
Como prevenir o aumento do baço?
É possível para qualquer pessoa de qualquer idade ter um baço aumentado, mas certos grupos estão em maior risco de ter um baço aumentado, como crianças e adultos jovens com infecções como mononucleose e indivíduos com doença de Gaucher, Doença de Niemann-Pick e certas outras doenças metabólicas hereditárias que afetam o fígado e baço. Estes indivíduos são aconselhados a evitar áreas onde a malária é comum.
Como o aumento do baço desaparece?
Um baço aumentado pode parar quando o problema subjacente melhora. No entanto, em muitos casos é necessário tratamento para um baço aumentado.







