Apoie ele/ela no primeiro dia de aula
O primeiro dia de aula é um dia difícil para as crianças. Portanto, você deve tomar medidas para apoiar seu filho no primeiro dia de aula.
O dia mais difícil da escola é o primeiro dia
Começar a escola depois de umas férias longas do verão é sempre difícil para crianças. Como poderia não ser? Se mesmo nós adultos temos dificuldade em começar a trabalhar depois de uma semana de férias, se falamos sobre a síndrome da segunda-feira quando vamos trabalhar no início da semana, essas reações das crianças são bastante normais. Por esta razão, você deve apoiar seu filho para lidar mais facilmente com o estresse do primeiro dia escolar.
Tomar café da manhã juntos
Levante-se cedo o suficiente de manhã e tome um café da manhã saudável com seu filho. Lembre-se de que seu comportamento agitado e apressado não passará despercebido por seu filho que está sempre observando você. Vendo você inquieto e preocupado, seu filho também começará a ficar estressado e ansioso. Portanto, tente parecer calmo e feliz.
Ir para a escola cedo
Claro que não podem mandar os vossos filhos sozinhos no primeiro dia de escola. Por isso vão juntos para a escola e um pouco mais cedo do que deveriam. Isso lhe dará a chance de conversar com o professor, amigos e outros pais. Isso também deixará seu filho à vontade.
Fale sobre sua própria experiência de estudante
Se o seu filho estiver ansioso, você também pode contar a ele sobre sua própria experiência como estudante. Você pode compartilhar suas próprias experiências, como se sentiu na época e o que fez na escola.
Não critique a escola, não critique a escola
É importante não criticar a escola, seus professores e administradores, pais e alunos. Lembre-se, seu filho está observando cada movimento seu. Portanto, um negativo
comentário de sua boca pode mudar a maneira que ele/ ela olha para a escola, seu/ seu professor ou amigos e pode alienar ele/ ela da escola.
Não se compare com os outros
Cada criança é única e pode reagir de forma diferente em momentos de estresse. Não compare seu filho com colegas ou um irmão mais velho. Faça uma separação curta e breve. Seu filho pode chorar durante a separação, o que é muito normal. Não mostre uma atitude sarcástica sobre o choro dele/dela. Diga ao seu filho: “Olha, ela está chorando? Sua irmã nunca chorou.” Não faça comparações. Ouça a ele/ela e tente entender seus/seus sentimentos. Diga a ele/ela que é normal sentir medo e ansiedade, que esse sentimento vai passar em poucos dias e que está tudo bem.
Não aceite se ele quiser voltar para casa
Se o seu filho não quiser ir à escola ou insistir em voltar da escola, não faça concessões. Explique de uma forma calma e agradável que ele/ ela tem que ir à escola todos os dias e que esta questão não está aberta para discussão.
Não exiba uma atitude interrogativa
Não questione seu filho sobre como o dia foi. Não force ele/ela a lhe dizer mais. Você pode conversar com o professor ou a administração para descobrir sobre o que você está curioso. Diga a ele/ela que a partir de agora ele/ela se sentirá melhor e mais pertencente à escola todos os dias. Diga-lhe que cada criança de sua idade está se sentindo da mesma maneira agora, que ele não está sozinho e que você tem orgulho dele. Depois da escola, você pode terminar o dia almoçando juntos em um lugar favorito ou completando os materiais escolares perdidos juntos.
Obter ajuda profissional
Seguindo estes pequenos passos, você pode reduzir a ansiedade e o estresse do seu filho no primeiro dia na escola. Lembre-se, os medos do seu filho não vão desaparecer em um dia. Com paciência e amor, vocês passarão por esse processo juntos. Se você perceber que o comportamento ansioso do seu filho dura mais tempo do que deveria e não há melhora, não hesite em entrar em contato com um especialista profissional para obter ajuda.







