Açúcar escondido O que é Açúcar Escondido?
Açúcar escondido O que é Açúcar Escondido? Diabetes oculta ou também conhecida como pré-diabetes são termos comumente usados entre o público em geral. Segundo as estatísticas, 1 em cada 3 pessoas na Turquia tem diabetes escondido. O termo açúcar oculto é usado precisamente nos casos em que o açúcar no sangue é maior do que deveria, mas em um nível que não pode ser considerado diabético. Em outras palavras, os resultados dos exames de sangue em jejum não estão dentro da faixa normal. No entanto, como não é alto o suficiente para ser diagnosticado com diabetes tipo 2, ele é chamado de açúcar secreto. Em outras palavras, eles não são diabéticos, mas é muito importante que tomem as precauções necessárias porque são candidatos ao diabetes. De fato, segundo as estatísticas, os pacientes com diabetes oculto são diagnosticados com diabetes tipo 2 após 10 anos. Embora estar em um grupo de alto risco possa ser frustrante, não causa problemas se a situação for reconhecida e precauções forem tomadas. No estágio de diagnóstico do açúcar oculto, os testes de jejum e pós-prandial são avaliados, mas principalmente os níveis de açúcar em jejum nos pacientes são normais, enquanto os níveis de açúcar pós-prandial flutuam. Portanto, o exame de sangue tomado como referência ao procurar açúcar oculto é principalmente o teste de glicose no sangue pós-prandial. A diabetes oculta pode ser mantida sob controle com um plano de dieta equilibrada. O diagnóstico da diabetes oculta é muito importante porque os danos nos órgãos ocorrem em aproximadamente 20% dos indivíduos diagnosticados com diabetes e, nos casos, problemas como deficiência visual e risco de ataque cardíaco ocorrem. Saber com antecedência e tomar as precauções necessárias poupa muito tempo aos pacientes. No diabetes latente, se os fatores negativos forem removidos, os distúrbios podem ser revertidos. Nos casos em que a diabetes oculta é detectada, o desenvolvimento da doença pode ser evitado com as mudanças de estilo de vida e tratamento corretos.
Sintomas Quais são os sintomas do açúcar escondido?
Embora o diagnóstico de diabetes oculto seja feito através de exames de sangue em jejum, há sintomas que podem levar o paciente a fazê-lo. Vê-se que a pessoa apresenta sintomas como sentir fome com muita frequência, comer rápido, intolerância à fome. Uma vez que eles são candidatos a diabetes, seus sintomas também são sintomas diabéticos.
Sinais e sintomas do açúcar escondido
• Aumento do peso corporal, obesidade
• Fome frequente e a necessidade de comer muito • Pressão arterial elevada • Ataques repentinos de raiva, raiva • Aumento do colesterol • Fraqueza, fadiga • Dificuldade de concentração • Sede, boca seca • Consumo de água acima do normal • Visão turva • Problemas de sono • Escurecimento da pele, mudanças de cor
Considerando as flutuações entre a fome e o açúcar no sangue saciado, o desequilíbrio no açúcar no sangue é trazido à tona por desejos doces. Um dos sintomas mais importantes do açúcar escondido é a fadiga e sonolência. Os sintomas do açúcar oculto também têm uma dimensão visível. Sudorese na cabeça, pescoço e nuca do pescoço, birras repentinas também são características. Neste processo, o ganho de peso anormal pode estar na agenda. A razão mais comum para os pacientes com diabetes secreto serem admitidos no hospital são ataques repentinos de queda de açúcar. Enquanto os intervalos de refeição de um indivíduo normal são aproximadamente 4 a 5 horas, este período diminui para 2 horas com diabetes oculto. Se o paciente tiver diabetes escondido e consumir alimentos dentro do intervalo de alimentação de um indivíduo normal, seu/ sua açúcar pode ter caído na hora da refeição. Isso pode fazer com que o paciente coma muito rápido ou tenha um desejo doce.
Quais são os fatores de risco para o açúcar escondido?
• Fator genético familiar • Hipertensão • Diabetes durante a gravidez • Desnutrição • Vida sedentária • Excesso de peso
Fatores como estes trazem o risco de açúcar escondido para a superfície. É de grande importância que os indivíduos do grupo de risco sejam submetidos a um monitoramento regular do açúcar.
Açúcar escondido pode ser evitado? A pré-diabetes
é vista como um problema evitável. A diabetes começa quando a secreção de insulina está prejudicada. Os fatores mais importantes que causam isso são o excesso de gordura corporal e acúmulo de toxinas lá. Perder peso, comer uma dieta saudável e se exercitar pode prevenir ou regredir esses distúrbios. É especialmente importante para as pessoas com histórico familiar de diabetes prestar atenção extra a essa situação.
Métodos de diagnóstico Como diagnosticar diabetes oculta?
Os fatores que são procurados para diagnosticar uma pessoa com diabetes são a glicose no sangue em jejum, o valor de glicose no sangue durante três meses (Hemoglobina A1C) e a presença de danos nos órgãos e tecidos devido ao diabetes. Teste de glicose no sangue em jejum: É realizado com uma amostra de sangue colhida após 8 horas de jejum. Espera-se que o açúcar no sangue em jejum seja inferior a 100 mg/dl em um indivíduo saudável. Teste de tolerância à glicose oral (OGTT): Neste teste, também chamado de teste de carregamento de açúcar, o açúcar em jejum é medido primeiro, depois o paciente recebe uma substância líquida para beber e a medição do açúcar é realizada novamente 2 horas após beber o líquido. Se este valor for inferior a 140 mg/dl, é uma indicação de que o indivíduo está saudável. No entanto, se houver um valor entre 140 e 199 mg/dl, é chamado de diabetes oculto, e se for mais do que 200 mg/dl, é chamado de diabetes. Hemoglobina A1C: Níveis elevados de açúcar no sangue durante um longo período de tempo levam os glóbulos vermelhos a se combinarem com glicose. Isto é usado para determinar o açúcar no sangue nos últimos 2-3 meses. Se o resultado do teste HbA1C da pessoa for 5, 6% ou menos, é normal, se estiver entre 5, 7% e 6, 4%, tem diabetes oculta, se for 6, 5% e acima, é diabético. O açúcar no sangue em jejum em um indivíduo saudável está na faixa de 70 a 100 mg/dl.
Valores de referência necessários para o diagnóstico da diabetes mellitus:
• Açúcar no sangue em jejum acima de 125 mg/dl • Açúcar no sangue pós-prandial acima de 200 mg/dl • Valor de HbA1c acima de 6,5 mg/dl • Presença de danos relacionados ao diabetes em vários tecidos, como olhos, rins e células nervosas Se for açúcar escondido;
• Quando a glicemia em jejum medida em uma pessoa está entre 100 e 124 mg/dl, é mencionada glicose sanguínea prejudicada.
• Se o açúcar no sangue pós-prandial estiver entre 140 e 199 mg/dl, a tolerância à glicose prejudicada está na agenda.
• Pessoas com valores de hbalc na faixa de 5,5 a 6,4 também podem ter diabetes oculto se o açúcar no sangue permanecer alto por 3 meses.
Os indivíduos diagnosticados com diabetes oculto são diabéticos em potencial. No entanto, esta condição pode ser eliminada com tratamento e precauções adequadas. No entanto, se se transformar em diabetes, é irreversível.
Como detectar diabetes e pré-diabetes com OGTT
Em um OGTT, a glicose no sangue em jejum é medida e depois medida novamente 2 horas após beber uma bebida rica em glicose. Em um indivíduo normal, a glicose no sangue está abaixo de 140 mg/dl no fim do período de 2 horas. Se a glicose sanguínea de 2ª hora estiver entre 140 e 199 mg/dl, ela é diagnosticada como diabetes oculto, e se estiver acima de 200 mg/dl, o diabetes é diagnosticado.
Métodos de tratamento Como tratar o açúcar escondido?
Nos casos diagnosticados com diabetes secreto, as ações necessárias devem ser tomadas imediatamente para evitar o desenvolvimento do diabetes. O principal objetivo no tratamento da pré-diabetes é restaurar a função normal da insulina. O primeiro passo para isso é eliminar os fatores que causam resistência à insulina. O que pode ser feito neste ponto:- Uma dieta saudável e equilibrada deve ser seguida e os alimentos com carboidratos devem ser evitados. Os programas nutricionais específicos do paciente devem ser moldados sob o controle de um nutricionista.
• Deve-se tomar cuidado para fazer exercício regularmente. • Deve-se assegurar que o corpo está no seu peso ideal. O índice de massa corporal deve estar na faixa de 18 a 25. • Deve-se prevenir o consumo de tabaco e álcool.
Nos casos em que estas medidas não são suficientes, os medicamentos diabéticos orais podem ser administrados ao paciente em conjunto com a avaliação do médico. Indivíduos com diabetes oculto detectados como resultado de exames de sangue devem consultar um médico sem perder tempo. Como o diabetes é um processo progressivo, é importante estar ciente dos fatores de risco iniciais e os indivíduos em risco devem ser verificados com mais frequência.
Açúcar escondido na gravidez
Devido às flutuações hormonais durante a gravidez, pode desenvolver resistência à insulina. Diabetes causada por razões hormonais não ocorre antes da gravidez, surge com gravidez. Isso é chamado de diabetes gestacional. Se o açúcar escondido na gravidez for detectado, a doença deve ser monitorada e tratada imediatamente. Se for tarde, vários problemas de saúde podem estar na agenda. Durante a gravidez, o açúcar escondido deve ser monitorado e mantido sob controle.
O teste de açúcar oculto na gravidez envolve beber 50 gramas de água com glicose para a gestante e olhar para o valor no sangue após 1 hora. Nos casos em que o açúcar escondido está presente, um programa de nutrição apropriado deve ser criado para a gestante. Em alguns casos, a medicação também pode ser necessária.







