10 fatores que causam diabetes
10 fatores que causam diabetes Uma em cada cinco pessoas com mais de 40 anos e uma em cada três pessoas com mais de 60 anos têm diabetes.
Se você não quer ter diabetes
A diabetes é uma doença generalizada que está progredindo rapidamente em nosso país. Espera-se que a diabetes, a doença da idade moderna, afete ainda mais a sociedade no futuro. Vamos falar sobre a linguagem dos números… O número de pessoas com diabetes registadas na Turquia é de cerca de 7 milhões. De acordo com as faixas etárias, 1 em cada 5 pessoas com mais de 40 anos e 1 em cada 3 pessoas com mais de 60 anos têm diabetes. Segundo a análise da Organização Mundial de Saúde, com esse aumento, estima-se que a Turquia esteja entre os países com maior número de diabéticos do mundo em 2035.
Taxa de pessoas com pré-diabetes em ascensão
A diabetes, que era de 7% em adultos no nosso país no início dos anos 2000, atingiu 18% hoje. De acordo com estudos, há tantas pessoas com pré-diabetes (pré-diabetes – diabetes oculto). Enquanto a taxa de aumento diminui nos países desenvolvidos devido ao aumento da conscientização sobre o diabetes, a luta contra a obesidade e a adoção de condições de vida saudáveis, continua a aumentar rapidamente em nosso país. Muitos fatores, da desnutrição à inatividade, desempenham um papel no rápido aumento do diabetes.
1- Sobrepeso
A obesidade, que significa acúmulo excessivo de gordura no corpo, é um dos principais fatores que levam ao diabetes. Alguns produtos químicos e hormônios liberados desse excesso de gordura afetam negativamente o metabolismo e causam diabetes. Portanto, a primeira regra para prevenir o diabetes é se livrar do excesso de peso.
2- Inatividade
A diminuição da atividade física na sociedade moderna desempenha o papel mais importante na disseminação do diabetes. Como as calorias dos alimentos são queimadas principalmente por meio de atividade física, mantenha sua mobilidade diária no mais alto nível; evite veículos, elevadores e escadas rolantes para distâncias curtas. Ainda mais eficaz, faça do exercício regular um estilo de vida. Em outras palavras, pelo menos 3 dias por semana durante 30 minutos cada de caminhada ou ciclismo, natação, aeróbica, dança rápida e outras atividades físicas que trabalham os músculos de todo o corpo. Se você tem um problema de peso, esses exercícios devem ser feitos todos os dias.
3- Nutrição inadequada
Alimentos ricos em carboidratos e gordura levam a um rápido ganho de peso. O consumo excessivo de alimentos com baixo teor de fibras e alto índice glicêmico também causa fome frequente e maior consumo de alimentos, por isso é importante evitá-los. É um fato que o açúcar de mesa é um produto industrial e seu uso excessivo leva a ingestão calórica desnecessária. Como a carga calórica e de gordura dos alimentos prontos para consumo preparados com aditivos, como xarope de milho, produtos de carne processados suplementados com resíduos animais, como miudezas, etc. são muito maiores do que o esperado, esses produtos se enquadram no escopo de alimentos não saudáveis. As frutas, por outro lado, embora contenham açúcar de fruta, não são prejudiciais desde que não sejam consumidas excessivamente porque são tomadas com fibra intensa, mas tenha cuidado para comê-las com a polpa em vez de espremer o suco.
4-10 fatores que causam diabetes :Algumas doenças e medicamentos
Em particular, a hiperatividade da glândula tireóide (hipertireoidismo), pressão arterial elevada (hipertensão) e lipídios elevados no sangue (hipercolesterolemia – hiperlipidemia) aumentam o risco de desenvolver diabetes, portanto, o controle e tratamento regulares são muito importantes. Além disso, certos medicamentos como cortisona, medicamentos reumáticos, pílulas anticoncepcionais e medicamentos para pressão arterial diurética podem afetar negativamente o metabolismo e facilitar o aparecimento de diabetes.
5- O estresse crônico causa diabetes
Os hormônios do estresse aumentam a resistência à insulina no corpo. Um ligeiro, mas persistente aumento nestes níveis hormonais coloca a pessoa no grupo de risco para obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares. Aqueles com um metabolismo geneticamente predisposto enfrentarão naturalmente essas doenças mais facilmente. Uma vez que se sabe que o ronco excessivo à noite e a apneia do sono (apneia do sono) são uma fonte de estresse crônico e aumentam esses riscos, o tratamento deve ser procurado sem demora.
6- Urbanização
A migração das áreas rurais para as grandes cidades também abre caminho para o diabetes. Porque os níveis de atividade física e hábitos alimentares saudáveis, que são elevados em áreas rurais, estão perdidos no caos moderno da cidade, o que aumenta a tendência para a obesidade e diabetes.
7- Parar de praticar esportes
Como o metabolismo de quem se exercita regularmente ou pratica esportes profissionais se adapta à rápida queima de calorias, parar de praticar esportes por qualquer motivo pode levar ao acúmulo de calorias previamente queimadas como gordura no corpo, levando à obesidade e depois ao diabetes. Portanto, se você é um atleta profissional e terminou esportes ativos, certifique-se de manter sua saúde com exercícios regulares.
8-10 fatores que causam diabetes :Obesidade infantil
Durante a infância e adolescência, é muito fácil ganhar peso devido à nutrição estilo fast- food, consumo abundante de alimentos açucarados e inatividade. Uma vez que os primeiros hábitos alimentares das crianças são formados na família, é muito importante dar o exemplo certo, adquirir hábitos alimentares saudáveis e incentivá-las a se exercitar. É importante lembrar que as crianças com histórico familiar de tendência ao peso, obesidade, diabetes ou doenças cardiovasculares estão no grupo de risco.
9- Gravidez frequente
Uma vez que a gravidez frequente é um fator que tensiona o metabolismo da mãe devido à mudança dos níveis hormonais, pode transportar indivíduos com um metabolismo predisposto ao diabetes. Açúcar elevado durante a gravidez, diabetes gestacional, aumenta ainda mais o risco.
10- Predisposição genética
A predisposição genética é também um fator importante na diabetes. Se um dos pais desenvolver diabetes após os 50 anos, o risco é de 7%; se um dos pais desenvolver diabetes em idade precoce, o risco atinge 15%. Se ambos os pais são diabéticos, o risco aumenta para 50%. No entanto, é possível reduzir esse risco com medidas de estilo de vida saudável. O oposto também é verdade. Uma pessoa obesa e sedentária sem histórico familiar de diabetes tem um risco maior de diabetes.







