10 equívocos comuns sobre a gravidez
10 equívocos comuns sobre a gravidez Toda mulher que planeja se tornar mãe quer que sua gravidez e seu bebê sejam o mais saudáveis possível. Nesse processo, ela também pode acreditar em boatos. No entanto, não acredite nessas superstições!
Se você está pensando em engravidar
O maior sonho das gestantes é uma gravidez saudável, nascimento e bebê. As gestantes que estão se preparando para a gravidez podem ter pensamentos negativos, como “E se eu não puder me tornar mãe”, “E se eu fizer algo errado durante a gravidez que prejudicará meu bebê”. Superstições podem até estragar o clima. Aqui estão 10 superstições que não devem ser ouvidas para aqueles que planejam engravidar e gestantes…
‘Eu deveria consumir ovos da aldeia durante a gravidez’
Outro equívoco é que, para evitar toxinas durante a gravidez, você deve comprar leite, queijo e carne de áreas rurais e evitar peixes. Ovos de aves e aldeias não controlados também podem ser perigosos, até mesmo a tuberculose pode ser transmitida. O leite não pasteurizado e seus produtos podem causar doenças muito perigosas, como brucelose e febre tifóide. Como o leite simplesmente fervente recém-extraído não é suficiente, o leite engarrafado deve ser consumido diariamente durante a gravidez. A toxoplasmose, o antraz e a febre tifóide podem ser transmitidos a partir da carne de bovinos e ovinos descontrolados. Tubarão, peixe-azulejo, cavala e atum não devem ser consumidos devido ao seu alto teor de mercúrio. Os mexilhões recolhidos de águas poluídas podem transmitir infecções bacterianas e devem ser evitados. Alimentos que contenham peixe cru, como sushi, também são arriscados.
10 equívocos comuns sobre a gravidez: Estou grávida, preciso comer por dois
Durante a gravidez, o feto em crescimento recebe todas as suas necessidades da mãe. Por isso, são necessárias vitaminas e minerais adicionais como ácido fólico, cálcio e ferro. No entanto, a necessidade de energia não é tão grande como se poderia pensar. Não há necessidade de aumentar as calorias nos primeiros 3 meses de gravidez. Um aumento diário de 350 calorias é suficiente para o segundo trimestre e 450 calorias para o último trimestre. Mais calorias podem levar à obesidade, diabetes e hipertensão.
Eu tenho que dormir do meu lado esquerdo
Pode até haver aqueles que atribuem seu cônjuge como sentinela durante a gravidez e fazem ele/ ela dormir no lado esquerdo dele/ dela. No entanto, não há necessidade de tal coisa. Você pode dormir em qualquer posição onde possa dormir confortavelmente. Àmedida que o bebê cresce, o útero, cujo peso aumenta à medida que o bebê cresce, pode colocar pressão sobre os principais vasos que transportam sangue para o bebê. Os mesmos vasos também fornecem sangue para o coração e cérebro da mãe. Se os vasos sanguíneos estiverem sob muita pressão para transportar sangue, a mãe pode acordar e mudar sua posição de dormir e o bebê não será afetado.
Se eu tiver fertilização in vitro, geralmente tenho gêmeos ou trigêmeos
De acordo com o Regulamento sobre as Técnicas de Reprodução Assistida na Turquia, é proibido transferir mais de 2 embriões. Quando um único embrião é transferido, a chance de gravidez gêmea (gêmeo idêntico) é muito baixa. Quando 2 embriões são transferidos, a chance de gravidez gêmea (gêmeos fraternos) é de cerca de um terço. Muito raramente, 3 ou até 4 bebês podem ser formados com 2 embriões; um ou às vezes ambos os embriões podem se dividir e se transformar em gêmeos idênticos. Embora as gravidezes múltiplas pareçam adoráveis, elas são consideradas arriscadas, portanto o número de embriões a serem transferidos deve ser decidido pelo médico e pelo paciente juntos. Os embriões que não são transferidos podem ser congelados e armazenados por 5 anos.
10 equívocos comuns sobre a gravidez: Eu fiz fertilização in vitro, devo fazer uma cesariana
A ideia de que “as gravidezes de fertilização in vitro são arriscadas e devem ser entregues por cesariana” está errada. As gravidezes de risco podem ser devidas a várias razões relacionadas com a mãe ou o bebé; por exemplo, doenças sistémicas da mãe como hipertensão, diabetes, idade materna avançada (40 anos ou mais), parto prematuro ou gravidezes múltiplas. Uma gravidez normal com um único bebê não é de alto risco apenas porque foi concebida através da fertilização in vitro. Como qualquer outra gravidez, um parto normal pode ser possível se for apropriado e desejado.
‘Se você não pode engravidar nos primeiros 3 meses, há um problema sério’
Estudos mostram que um casal recém-casado que não usa contracepção tem 85% de chance de gravidez em 12 meses. Embora a maior chance de gravidez seja nos primeiros 5-6 meses, uma porcentagem significativa de gestações ocorre nos próximos 6 meses. Se não houver gravidez após um ano, é hora de começar a investigar. Se a mulher tiver mais de 35 anos, basta esperar 6 meses em vez de um ano. Após 35 anos de idade, devido à diminuição da reserva de ovos, a pesquisa e o tratamento são iniciados, se necessário. Em alguns casos, pode ser necessário fazer pesquisas sem esperar pela gravidez. Estas são; se a mulher foi submetida a múltiplas cirurgias de ovário (como cisto de chocolate), se ela recebeu tratamento contra câncer na infância (como câncer de sangue), se ela passou por cirurgia intra-abdominal complicada (como perfuração de apendicite)se ela teve vários abortos, se há um histórico familiar de menopausa precoce. No lado masculino, em casos como tratamento de câncer infantil, cirurgia testicular não descida realizada em idade avançada, cirurgia de hérnia inguinal bilateral, caxumba, etc., uma investigação é realizada sem esperar. Por estas razões, é importante ter uma conversa detalhada entre o casal e o médico, comunicar-se abertamente e não esconder nada.
‘Homens que querem ter filhos devem praticar abstinência sexual’
A crença de que “para que a gravidez ocorra, um homem deve se abster do sexo por um período de tempo e acumular espermatozóides; a relação sexual deve ser realizada apenas uma vez por dia” também está errada. A produção de esperma nos testículos é contínua e leva cerca de 90 dias para produzir espermatozóides. Todos os dias, os espermatozóides que começaram a ser produzidos há 90 dias se tornam prontos para a fertilização, e novos espermatozóides amadurecem todos os dias como soldados desfilando em fileiras. Há bastante esperma armazenado nos canais do esperma para 3 ejaculações. Os espermatozóides que permanecem nos canais do esperma e não são ejaculados por um longo tempo começam a diminuir em termos de movimento e danificam seu DNA. O esperma não deve permanecer nos ductos por mais de 7 dias. O espermatozóide pode permanecer vivo no útero da mulher por 2 dias após a ejaculação. O ovo pode esperar a fertilização por 2 dias. Por estas razões, a relação sexual frequente em torno do dia da ovulação (+, – dois dias) aumenta as chances de gravidez.
‘Eu posso determinar o sexo do meu bebê’
Não é possível determinar o sexo de um bebê com uma dieta específica, dia e posição da relação sexual. Segundo as estatísticas de séculos de registros de nascimento, para cada 100 meninas, 110 meninos nascem. Em outras palavras, a probabilidade de um bebê ser um menino é de 50,5% e a probabilidade de um bebê ser uma menina é de 49,5%. Como a estrutura genética masculina é 46 XY, metade dos espermatozóides carrega cromossomos X e a outra metade cromossomos Y. Este é um fato científico e não pode ser alterado por qualquer dieta, etc. Em outras palavras, não existe tal coisa como “Aisha” comendo azedo e “cavaleiro” comendo doce.
Aqueles que se submetem ao tratamento do câncer não podem ter crianças
O câncer é geralmente tratado de três maneiras: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A quimioterapia e radioterapia podem causar infertilidade, afetando os testículos nos homens e o útero e ovários nas mulheres. Um homem que tenha atingido a puberdade pode ter filhos no futuro congelando espermatozóides antes do início do tratamento do câncer. Antes da puberdade, ainda não há produção de espermatozóides; neste caso, o tecido retirado da biopsia do testículo é armazenado. Para as mulheres, existem opções de congelamento de óvulos ou fertilizados (embrião). Para as meninas que não atingiram a puberdade, o congelamento do tecido ovariano torna possível que elas se tornem mães no futuro e atrasem a menopausa.
10 equívocos comuns sobre a gravidez:’Ficar na cama depois da relação sexual aumenta as chances’
A ideia de que “não sair da cama após a relação sexual e esperar com um travesseiro sob as nádegas aumenta a chance de gravidez” não é correta. Quando os espermatozóides móveis ejaculam na vagina, eles nadam com seus movimentos da cauda e entram no colo do útero no primeiro momento. Alguns dos espermatozóides nadam imediatamente em direção ao útero e aos tubos, enquanto outros descansam nos recessos do colo do útero, acumulam energia e depois se movem rapidamente para cima. O fluido que flui quando uma mulher se levanta são as secreções da próstata e das glândulas seminais; o retorno desse líquido não impede a concepção. Algumas mulheres afirmam que não podem engravidar porque o sêmen flui de volta, mas isso não é verdade. Por outro lado, algumas mulheres tentam evitar a gravidez lavando-se após a relação sexual. Este também não é um método que funcione. Porque a única parte que pode ser removida da vagina lavando é o fluido da próstata e os espermatozóides já entraram no canal uterino.







