Tratamento de linfedema com fisioterapia
Tratamento de linfedema com fisioterapia O linfedema causado pela remoção dos gânglios linfáticos, especialmente na cirurgia do câncer de mama, pode ser tratado com fisioterapia.
O que é linfedema?
O linfedema, popularmente conhecido como ‘doença do elefante’, se manifesta com inchaço nos braços e pernas devido à deterioração do sistema linfático. Nosso corpo tem dois sistemas circulatórios, sangue e linfa. O sistema linfático consiste em vasos linfáticos, células linfáticas, timo, amígdalas e baço. As células que compõem o corpo estão contidas em um fluido. Esses fluidos fornecem nutrientes e oxigênio, especialmente para alguns órgãos. Enquanto as células obtêm os nutrientes necessários desses líquidos, Também libertam algumas substâncias residuais no ambiente. Estes resíduos são transportados no fluido linfático e, depois de serem filtrados nos gânglios linfáticos, voltam a entrar na circulação como um líquido linfático limpo. As perturbações neste sistema provocam inchaço nos braços e nas pernas.
Câncer de mama se desenvolve após a cirurgia
Com o aumento da incidência de câncer, estudos sobre a condição, que ocorre com mais frequência em pacientes com câncer de mama, mostram que 40% das pacientes que têm linfonodos removidos desenvolvem linfedema. O linfedema, que também pode ser congênito, geralmente ocorre após operações cirúrgicas para câncer de mama. Após a remoção completa da mama em cirurgia de mama, ocorre edema no braço e até nas pernas, levando ao inchaço.
Estágios de linfedema
A história da paciente é importante no diagnóstico de linfedema. Uma história de cirurgia, trauma ou infecção mamária pode sugerir linfedema. Se houver inchaço no braço ou na perna, o diagnóstico não é difícil. No entanto, se estes não estiverem presentes, o diagnóstico é feito por ultra-som. Inicialmente, manifesta-se com sintomas como dor no braço, sensação de peso, incapacidade de usar o braço confortavelmente. Nos casos em que o diagnóstico não é definitivo, alguns métodos de imagem também podem ser usados. A doença tem quatro estágios do estágio 0 ao estágio 3. Especialmente as pacientes que foram submetidas à cirurgia de câncer de mama devem definitivamente ser acompanhadas por um especialista em fisioterapia e reabilitação após a cirurgia. Porque quando o paciente se torna consciente do
edema no braço, um linfedema em estágio avançado pode ter ocorrido nessa área.
Tratamento de linfedema
Nos anos anteriores, o linfedema foi tratado com medicação ou operações cirúrgicas, mas agora os resultados bem-sucedidos também são obtidos com métodos de fisioterapia. A massagem dura cerca de 30 minutos. Como com todas as doenças, é necessário determinar o método de tratamento de acordo com a pessoa. Porque muitos fatores, como o peso da pessoa e o estado psicológico, são importantes na escolha do método de tratamento. Os métodos de fisioterapia, que são o padrão-ouro hoje em dia, dão resultados bem sucedidos na resolução do problema. Tratamento de linfedema com
• Drenagem linfática manual: É uma técnica de massagem e não deve ser confundida com massagens comuns. É feito uma ou duas vezes por dia. Dura uma hora. Os fluidos linfáticos bloqueados são enviados para os gânglios linfáticos em outras partes do corpo.
• Bandagem de compressão: O órgão, braço ou perna onde o inchaço está localizado é enfaixado para restaurá-lo e evitar o acúmulo de líquidos. Este método também é aplicado por pessoas experientes e especializadas. A bandagem deve permanecer durante a noite.
• Meias de compressão: Dispositivos de compressão pneumática também podem ser considerados neste método. Ao aplicar uma pressão equilibrada da ponta dos dedos para cima, o fluido é movido para outras partes do corpo. Quando são utilizadas meias de compressão, o braço volta ao normal após o tratamento. É diferente das meias de compressão.
• Cuidados com a pele: O excesso de suor ou umidade da pele pode levar à infecção. Portanto, os cuidados com a pele são importantes. Hidratantes e alguns cremes que impedem o crescimento de fungos e produtos médicos, como pomadas antibióticas são usados.
Recomendações para pessoas com linfedema
• Pernas e braços devem estar bem preparados. • As unhas devem ser cortadas com cuidado e as unhas encravadas devem ser
evitadas. • Os pacientes devem ficar longe do calor. • Alimentos sem sal e sem gordura devem ser preferidos na nutrição. • Pacientes com sobrepeso devem perder peso. • Como ocorre inchaço, a ingestão de líquidos não deve ser reduzida. Pelo contrário,
mais líquidos devem ser consumidos. • Nenhum procedimento como sangria ou inserção de soro deve ser realizado no braço
onde ocorre linfedema.
• As luvas devem ser usadas quando se trabalha na cozinha ou no jardim. • Evite a exposição ao sol e aplique creme protetor solar.
• Evite esportes pesados. • Meias de compressão devem ser usadas regularmente. • A cooperação paciente-médico é muito importante. Esta cooperação não deve ser
interrompida durante o processo de tratamento. Tratamento de linfedema com







