Tosse crônica
Tosse crônica Uma tosse crônica é definida como uma tosse que dura oito semanas ou mais. Muitas causas subjacentes podem levar à tosse crônica. No entanto, na maioria dos casos, se a causa subjacente for tratada, a tosse crônica desaparecerá. A tosse crônica pode afetar uma pessoa tanto física quanto mentalmente. Condições como insônia e incontinência urinária associadas à tosse crônica podem afetar significativamente a vida diária de uma pessoa. Em casos graves, a tosse crônica pode causar vômitos, tonturas e desmaios. A tosse crônica é mais comum em fumantes do que em não-fumantes.
Causas
Uma tosse crônica geralmente ocorre com uma sensação de cócegas na parte de trás da garganta ou no peito e uma leve coceira. A tosse crônica é frequentemente seca e apresenta sintomas que causam dor na garganta. Mais de 90% das tosses crônicas são causadas por
• Secreção nasal • Asma • Doença do refluxo
No entanto, não se deve esquecer que doenças como câncer de pulmão, bronquiectasia, DPOC, doença cardíaca congestiva e tuberculose também podem causar tosse crônica. Por esta razão, é muito importante consultar instituições de saúde em tosses superiores a 8 semanas e determinar a causa da tosse. Tosse crônica
Métodos de diagnóstico
No diagnóstico da tosse crônica, seu médico pode fazer vários diagnósticos com um exame físico após ouvir seu histórico médico. Alguns dos testes que ele/ela pode ordenar para confirmar estes diagnósticos são os seguintes: Tosse crônica
Cultura do escarro
Em alguns casos onde há suspeita de infecções pulmonares, o escarro pode ser testado para germes.
Fricção nasal ou da garganta
Estes testes podem ser usados para infecções do trato respiratório superior.
Espirômetro
Este teste é usado para determinar a largura dos brônquios que fornecem ar às extremidades dos pulmões e a quantidade e velocidade do ar que é fornecido através desses brônquios. Tem um lugar no diagnóstico de doenças como asma e DPOC.
Medidor de vazão máximo
Este teste mede a velocidade do ar que você absorve e retira dos pulmões durante a respiração.
Teste de metacolina
Se as vias aéreas estreitarem após a inalação de metancolina – um desencadeador comum da asma – o diagnóstico de asma pode ser confirmado.
Raio-X pulmonar
Uma radiografia de tórax fornece informações sobre a estrutura dos pulmões e pode ser usada para diagnosticar certas doenças, como pneumonia.
Tomografia computadorizada (TC) Scan
Este teste mostra a estrutura detalhada da cavidade torácica e fornece informações importantes sobre certas doenças pulmonares.
Broncoscopia
É uma visualização direta das vias aéreas, entrando nas vias aéreas com um tubo flexível ou inflexível com uma câmera no final. É adequado para remover corpos estranhos, se presentes, ou para amostragem de áreas suspeitas.
Métodos de tratamento
O tratamento para a tosse crônica pode variar dependendo da condição médica subjacente que a causa. Uma vez determinada a condição que causa tosse crónica, é decidido o método de tratamento. Alguns métodos utilizados no tratamento da tosse crónica são:
• Xaropes para tosse • Medicamentos para alergias • Medicamentos inalantes para a asma • Intervenção cirúrgica para tumores ou bloqueios
Além dos métodos acima, as mudanças de estilo de vida também são usadas no tratamento da tosse crônica.
• Beber mais água • Manter o ar ambiente úmido • Parar de fumar







