Tipos comuns de câncer na Turquia
O câncer está aumentando rapidamente devido a dietas não saudáveis, estilos de vida sedentários, genética, fatores ambientais e estresse.
O câncer é mais comum nos homens
Todos os anos, 14 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer, 57% delas em países subdesenvolvidos. Mais de 32 milhões de pessoas podem sobreviver com tratamentos contra o câncer. As taxas de prevalência de muitos tipos diferentes de câncer podem variar de país para país. Na Turquia, alguns tipos de câncer se movem em paralelo com os países europeus. Por exemplo, os cânceres colorretais (câncer de cólon) tornaram-se mais comuns do que o câncer de estômago em homens e mulheres na Turquia, assim como nos países ocidentais. Não há diferença significativa na prevalência de câncer entre nossas regiões e cidades. No entanto, os cânceres colorretais foram encontrados para ser mais comum do que o câncer de estômago em homens e mulheres. O aumento da nutrição do tipo ocidental e a obesidade nos hábitos alimentares parecem estar associados à frequência de câncer colorretal. Em termos de regiões, o câncer de estômago é mais comum do que o câncer colorretal na Anatólia Oriental.
Por que o câncer de estômago é mais comum?
A razão para a alta incidência de câncer de estômago é o consumo excessivo de sal, comer alimentos fritos e defumados e consumir menos frutas e legumes. Além disso, alimentos com aditivos, álcool e fumo, e a bactéria Helicobacter pylori, que causa úlceras e gastrite no estômago, estão entre as causas de câncer de estômago. Os sais de nitrato e nitrito encontrados em quase todos os alimentos que contêm aditivos (alimentos enlatados, salsichas, salames, salsichas, etc.) podem se transformar em substâncias cancerígenas no estômago. Além disso, os fatores genéticos continuam a ser um fator importante no câncer de estômago.
O câncer nos homens é 25% mais comum do que nas mulheres
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, as três principais razões para o aumento do câncer são o aumento da população idosa, o uso do tabaco e a epidemia de obesidade. A incidência de câncer está aumentando em 1-2% no mundo. Em um pequeno número de
Nos países desenvolvidos, esse aumento tem sido controlado e até começou a mostrar uma tendência de queda. Os homens estão mais em risco de câncer. Porque o câncer é 25% mais comum em homens do que em mulheres no mundo. O câncer é uma doença evitável, portanto são necessários esforços para prevenção e diagnóstico precoce em todo o mundo. Tomar medidas preventivas sobre fatores como tabaco, obesidade e nutrição e implementar programas de rastreio comunitários para cancros da mama, do colo do útero e do intestino reduzem a incidência de cancro.
Parar de fumar é vital
Em nosso país, pelo menos 100 mil dos 150 mil casos de câncer diagnosticados recentemente a cada ano estão diretamente relacionados ao tabagismo e é possível prevenir uma parcela significativa dos cânceres por meio do controle do tabaco. Em comparação com outros países, o principal problema para a Turquia é o câncer relacionado ao tabaco. A prevalência de cânceres relacionados ao tabaco, especialmente câncer de pulmão e bexiga, é alta em homens na Turquia. Com o controle do tabaco, é possível prevenir uma parcela significativa dos cânceres vistos em nosso país. Enquanto o câncer é mais comum na faixa etária de 60-69 anos, a incidência do câncer aumenta com o aumento da idade média da população. Os cânceres mais comuns em homens na Turquia são câncer de pulmão, próstata, bexiga, colorretal e estômago, enquanto os cânceres de mama, tireóide, colorretal, uterino e pulmonar são vistos nas mulheres.







