Tick Bite O que é um carrapato? Carrapatos
São uma subclasse de ácaros na classe dos aracnídeos, consistindo em mais de cinco mil espécies. Embora os termos ácaro e carrapato sejam frequentemente usados de forma intercambiável, as espécies que vivem parasiticamente em animais de sangue quente são chamadas de carrapatos e as espécies que se alimentam de plantas são chamadas de ácaros. Eles são encontrados ao ar livre, em árvores, arbustos, grama ou em folhagens. Os carrapatos são mais comuns na primavera e no verão. Eles são mais comuns de abril a setembro. Os carrapatos se alimentam sugando o sangue de animais e humanos de sangue quente. Enquanto na maioria dos casos uma picada de carrapato é inofensiva, uma mordida de carrapato tem o potencial de ser fatal no caso de uma reação alérgica à mordida ou por causa de doenças que podem transmitir para animais de estimação e seres humanos.
Como é um carrapato?
Os carrapatos são aracnídeos pequenos, sugadores de sangue ou aranhas. Eles podem variar em tamanho desde a ponta de um lápis até a borracha de um lápis. O corpo dos carrapatos é coberto por uma casca chamada cutícula, que contém quitina e matéria corante. Os carrapatos adultos têm quatro pares de pernas e as larvas têm três. As espécies de carrapatos podem variar em cores, desde tons de marrom a marrom avermelhado e preto. Os carrapatos podem atingir quase o tamanho de um mármore, pois incham devido ao sangue que sugam durante o processo de alimentação em seu hospedeiro. No final do processo de alimentação, eles ficam com uma cor azul-esverdeada.
O que é uma mordida de carrapato?
Os carrapatos preferem áreas quentes e úmidas do corpo. Quando um carrapato infecta o corpo, eles migram para as axilas, virilha ou áreas com cabelo ou pêlos densos. Uma vez que eles encontram um local adequado para se alimentar, eles mordem a pele e começam a sugar sangue. Ao contrário de outras espécies de pragas que se alimentam sugando sangue, os carrapatos permanecem presos ao corpo depois de morder seu hospedeiro. Ao contrário de outras pragas que mordem, os carrapatos geralmente permanecem presos ao seu corpo depois que eles o picam. Substâncias tóxicas secretadas pelas glândulas salivares de carrapatos durante a sucção do sangue podem causar distúrbios graves do sistema nervoso.
Estas substâncias tóxicas bloqueiam a transmissão de impulsos nervosos para o cérebro através dos nervos periféricos e da medula espinhal. Como o carrapato pode permanecer escondido por dias, especialmente em áreas peludas, há casos em que a causa dos sintomas não é reconhecida por muito tempo. No entanto, é comum encontrar um carrapato na pele, porque uma vez mordido, os carrapatos raramente se movem até que estejam totalmente ingurgitados. Os carrapatos podem sugar sangue do corpo humano por até dez dias, após o que eles podem deixar seu hospedeiro quando estiverem totalmente ingurgitados.
Sintomas Quais são os sintomas de uma mordida de carrapato?
As picadas de carrapato são geralmente fáceis de identificar. Isso ocorre porque o carrapato pode permanecer preso à pele por até 10 dias após a primeira mordida. As picadas de carrapato são tipicamente únicas porque os carrapatos não mordem em grupos ou linhas. As picadas de carrapato não venenoso são geralmente inofensivas e podem não produzir sintomas. No entanto, as pessoas alérgicas a picadas de carrapatos geralmente experimentam ataxia, reflexos enfraquecidos ou ausentes e fraqueza muscular. Pode haver dor ou inchaço no local da mordida, erupção cutânea, sensação de queimação, bolhas ou dificuldade em respirar. No entanto, não há febre. Todos estes sintomas podem melhorar enquanto o sistema respiratório não estiver paralisado. A cabeça do carrapato é geralmente incorporada na pele. Uma vez que é imperativo remover completamente o carrapato sem quebrá-lo, vários produtos químicos, kits de remoção de carrapatos ou pinças são usados para esse fim. Em particular, a utilização de produtos químicos deve ser realizada por um especialista devido ao risco de propagação da doença transmitida pelo carrapato. A área onde o carrapato foi removido deve ser desinfetada com germicidas, pois alguns carrapatos carregam doenças que podem ser transmitidas quando mordem. Se as microferidas abriram na pele devido à coceira no local da picada do carrapato, antibióticos podem ser necessários por conselho médico. Quase todos que foram mordidos por um carrapato devem procurar atendimento médico o mais rápido possível para atender a quaisquer necessidades potenciais de tratamento, pois as doenças transmitidas dos carrapatos aos seus hospedeiros humanos podem causar problemas graves e graves. As doenças transmitidas por carrapatos geralmente se desenvolvem dentro de alguns dias a algumas semanas após uma picada de carrapato e podem causar uma variedade de sintomas. Os sintomas potenciais das doenças transmitidas por carraças incluem:
• Uma mancha vermelha ou erupção cutânea no local da mordida,
• Febre, • Dor de cabeça, • Rigidez do pescoço, • Erupção cutânea por todo o corpo, • Fadiga • Dores musculares ou articulares, • Náusea, • Gânglios linfáticos inchados, • Estes incluem tremores e convulsões.
É importante consultar um médico o mais rápido possível após uma mordida de carrapato, mesmo que não haja sintomas. Em áreas onde algumas das doenças transportadas por carrapatos ocorrem, pode ser necessário iniciar o tratamento para essas doenças antes mesmo do início dos sintomas. A doença de Lyme ou febre maculosa das Montanhas Rochosas, por exemplo, deve ser tratada assim que a doença for suspeita.
Métodos de diagnóstico Como diagnosticar doenças transmitidas por uma picada de carrapato
O médico irá completar um histórico completo, exame e teste para determinar se os sintomas do indivíduo são o resultado de uma doença transmitida por carrapatos. As principais doenças transmitidas de carrapatos para os seres humanos incluem febre convulsiva, febre de Marselha, febre maculosa da Montanha Rochosa, vários tipos de encefalite viral, tularemia e, mais recentemente em nosso país, febre hemorrágica febril do Congo da Crimeia.
Métodos de tratamento Como tratar uma mordida de carrapato?
A coisa mais importante a fazer quando encontrar um carrapato em um indivíduo é removê-lo. Pode ser possível remover o carrapato com uma ferramenta de remoção de carrapatos ou um conjunto de pinças. Pode ser preferível visitar um centro de saúde para realizar este procedimento. Ao remover o carrapato, é importante mantê-lo o mais próximo possível da superfície da pele. É necessário removê-lo aplicando pressão constante para fora e para cima através da pele. Deve-se tomar cuidado para não dobrar ou quebrar o carrapato. Verifique se a cabeça do carrapato ou qualquer parte da boca permanece, especialmente no local da mordida. As partes restantes devem ser removidas. Limpe o local da mordida com sabão e água. Finalmente, após a remoção do carrapato, ele deve ser mergulhado em álcool anti-
séptico e colocado em um recipiente fechado para garantir que esteja morto. É importante consultar um médico o mais rápido possível para descobrir se algum tratamento é necessário, dependendo do tipo de carrapato que mordeu você. Diferentes regiões têm diferentes
riscos quando se trata de doenças transmitidas por carrapatos. Uma visita ao médico pode fornecer informações sobre os possíveis riscos, quais complicações são possíveis e quais sintomas devem ser observados.
Como prevenir infecções por picadas de carrapato?
A melhor maneira de prevenir uma doença transmitida por carrapatos é evitar picadas de carrapato em primeiro lugar. Camisas e calças de mangas compridas devem ser usadas ao caminhar em campos abertos, florestas ou áreas de gado onde os carrapatos são comuns. Caminhar no centro da estrada pode reduzir o contato com carrapatos. Será eficaz usar repelente de carrapatos com antecedência ao se mover em terreno aberto. A permetrina deve ser aplicada em roupas e pertences usados depois de sair. Também é importante tomar banho. Especialmente em áreas onde os carrapatos são comuns, a superfície da pele sob os braços, atrás das orelhas, entre as pernas, atrás dos joelhos e na área do cabelo deve ser cuidadosamente verificada regularmente. Em circunstâncias normais, um carrapato normalmente precisa se alimentar por 24 horas para infectar um indivíduo com a doença que ele carrega. Portanto, quanto mais cedo um carrapato puder ser identificado e removido, melhor será o resultado.







