Soluços O que é soluços? Soluços
Soluços O que é soluços? Soluços são contrações involuntárias do diafragma, o músculo que separa o tórax da cavidade abdominal e desempenha um papel importante na respiração. Após cada contração, as cordas vocais se fecham de repente, produzindo o som “tosse”. Os soluços são causados por uma contração súbita e involuntária do diafragma. Durante esta contração, a válvula (epiglote) fecha repentinamente e com força nas cordas vocais da laringe, produzindo um som especial na laringe. Grandes porções de comida, consumo de bebidas alcoólicas e carbonatadas, excitação repentina, estresse, mudanças de temperatura podem causar ataques de soluço. Em alguns casos, pode ser um sinal de uma condição médica subjacente. Portanto, se os soluços durarem mais de 48 horas ou forem graves o suficiente para causar problemas com a alimentação, sono ou respiração, você definitivamente deve consultar um médico. Os tipos de soluços são categorizados de acordo com sua duração. Se durar menos de 48 horas, é soluço agudo. Se durar entre 2-30 dias, é classificado como soluço persistente e, se durar mais de 1 mês, é classificado como soluços insuportáveis. Para aliviar os soluços, respirar em um saco de papel ou prender a respiração por 20 a 30 segundos pode ser eficaz. Estas técnicas permitem que o dióxido de carbono se acumule nos pulmões para relaxar o diafragma. Além disso, gargarejar com água gelada ou beber um copo de água fria em pequenos goles dentro de um minuto pode levar ao relaxamento do diafragma com movimentos regulares dos músculos circundantes.
Causas O que causa soluços?
Para determinar a causa dos soluços prolongados, o médico realizará um exame físico e fará algumas perguntas. O médico também pode realizar um exame neurológico. Durante o exame neurológico, o médico verificará equilíbrio e coordenação, força e intensidade muscular, reflexos, visão e senso de toque. Se este exame leva a uma suspeita de que os soluços são causados por uma condição médica subjacente, um ou mais testes podem ser necessários. Estes testes podem incluir exames de sangue para doença renal, diabetes e infecção; radiografias do tórax, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) para detectar anormalidades anatômicas que possam afetar o nervo vago, nervo frênico ou
diafragma; ou exames endoscópicos usando um fino, tubo flexível com uma pequena câmera que é passada através da garganta para verificar se há problemas no esôfago ou traqueia.
Se os soluços durarem menos de 48 horas
• Consumo excessivo de bebidas gaseificadas ou álcool • Consumir grandes porções de alimentos • Ataques de excitação e estresse • Mudanças bruscas de temperatura • Engolir ar enquanto masca chicletes
Se os soluços durarem mais de 48 horas Irritação ou dano do nervo
Uma causa de episódios prolongados de soluços é dano ou irritação aos nervos vagos ou frênicos que servem o músculo diafragma. Fatores que podem causar irritação ou danos a esses nervos incluem um objeto tocando seu tímpano, um tumor, cisto ou bócio em seu pescoço, refluxo, dor de garganta ou laringite. Distúrbios do sistema nervoso central
Um tumor, dano ou infecção em nosso sistema nervoso central como resultado de trauma pode fazer com que seu corpo perca o controle do reflexo do soluço. Doenças como encefalite, meningite, acidente vascular cerebral, lesão cerebral traumática, tumores podem desencadear soluços. Distúrbios metabólicos e drogas
Fatores que podem desencadear soluços prolongados; anestesia, diabetes, desequilíbrio eletrolítico, doença renal, esteróides, tranquilizantes.
Sintomas Quais são os sintomas de soluços?
Os soluços são um sintoma. Em alguns casos, uma leve sensação de aperto no peito, abdômen ou garganta pode acompanhar soluços.
É aconselhável consultar um médico se os soluços, que em circunstâncias normais devem desaparecer em um período relativamente curto de tempo, persistirem por mais de 48 horas ou, devido à sua gravidade, causarem problemas com a alimentação, o sono ou a respiração.
Métodos de diagnóstico Quais são os métodos de diagnóstico para soluços?
Em casos de soluços prolongados e persistentes, o médico realiza um exame físico após ouvir a história detalhada do paciente. Enquanto estiver tomando anamnese; ele/ ela investiga as causas orgânicas subjacentes, tendo uma ideia sobre quanto tempo os soluços têm ocorrido, duração, duração dos ataques de soluço, medicamentos de rotina, controle atual da doença, álcool, uso de fumo. Durante o exame físico, o primeiro passo é testar equilíbrio e coordenação, força muscular e tônus, reflexos, visão e senso de tato. Se o seu médico suspeitar que tem uma condição médica subjacente, pode recomendar um ou mais dos seguintes testes:
Testes de laboratório
Eles podem verificar suas amostras de sangue para diabetes, infecção, doença renal.
Exames de imagem
Exames de radiografia de tórax, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM) podem detectar anormalidades anatômicas que podem afetar o nervo vago, o nervo frênico ou o diafragma. Soluços O que é
Testes endoscópicos
Um tubo flexível fino com uma câmera pequena é passado através de sua garganta para verificar se há problemas em seu esôfago ou traqueia.
Métodos de tratamento Quais são os métodos de tratamento de soluço?
A maioria dos casos de soluços desaparece por conta própria sem tratamento médico. No entanto, se uma condição médica subjacente estiver causando os soluços, o tratamento dessa condição eliminará os soluços.
Soluços que duram mais de dois dias podem exigir medicação ou intervenção cirúrgica. Apenas medicamentos contendo Baclofen, clorpromazina ou metoclopramida podem ser usados sob orientação de um médico. Se tratamentos menos invasivos não forem eficazes, uma injeção anestésica para bloquear o nervo frênico para parar soluços pode ser recomendada pelo médico.
Outra opção é implantar cirurgicamente um dispositivo alimentado por bateria para fornecer estimulação elétrica leve ao nervo vago. Este procedimento é mais comumente usado para tratar a epilepsia, mas também ajuda a controlar soluços persistentes. Pessoas com soluços crônicos devem evitar bebidas carbonatadas e alimentos que causam gases. É útil comer refeições diárias menores. A maioria dos casos de soluços desaparece por conta própria sem tratamento médico. Se uma condição médica subjacente estiver causando os soluços, o tratamento dessa condição pode fazer com que os soluços desapareçam. Para soluços que persistem por mais de dois dias, a medicação é a primeira linha de tratamento. Se a medicação não for suficiente e eficaz, podem ser utilizados procedimentos cirúrgicos. Outra opção é implantar cirurgicamente um dispositivo alimentado por bateria para fornecer condução elétrica leve ao nervo vago. Este procedimento é comumente usado para tratar a epilepsia. Também ajuda a controlar soluços persistentes.
Tratamentos naturais de soluço
• Beba água gelada. • Lave o rosto com água fria. • Sinta o cheiro de uma substância com cheiro pungente, como limão. • Inspire e expire rapidamente. • Para aliviar os soluços, respirar em um saco de papel ou prender a respiração por 20
a 30 segundos pode ser eficaz. Estas técnicas permitem que o dióxido de carbono se acumule nos pulmões para relaxar o diafragma.
Quando soluços prolongados não respondem a outros métodos, tratamentos de medicina alternativa, como hipnose e acupuntura, podem ajudar. No entanto, não há nenhuma maneira comprovada eficaz de parar soluços. Soluços O que é







