Sintomas e tratamento do câncer de pulmão
O câncer de pulmão, que é comum hoje em dia, é o câncer que causa o maior número de mortes no mundo e pode não ter sintomas significativos até atingir estágios avançados.
O que é câncer de pulmão?
O câncer de pulmão é um tumor de células cancerígenas (malignas) nos pulmões. O câncer ocorre no pulmão e nos tecidos que cercam o pulmão. É a segunda principal causa de morte após doenças cardiovasculares. Ela é mais comum em homens. No entanto, a incidência em mulheres também está aumentando. O câncer de pulmão ocupa o segundo lugar após o câncer de mama em termos de incidência nas mulheres. Estima-se que cerca de 30 a 40 mil casos de câncer de pulmão sejam vistos em nosso país todos os anos. De acordo com dados de 2014, a taxa de incidência de câncer de pulmão é de 39,5 por cento na região do Egeu, 26,9 por cento na região de Mármara, 26,1 por cento na região da Anatólia oriental, 19,2 por cento no sudeste da região da Anatólia, 18,1 por cento na região do Mediterrâneo e 16,6 por cento na região da Anatólia Central.
Também pode se espalhar para outros órgãos
O câncer de pulmão começa quando as células do tecido pulmonar estruturalmente normal se multiplicam fora da necessidade e controle e formam uma massa (tumor) dentro do pulmão. Esta massa cresce primeiro no seu ambiente e depois se espalha para os tecidos circundantes ou órgãos distantes (fígado, osso, cérebro, etc) através da circulação e causa danos. O câncer de pulmão é a principal causa de mortes relacionadas ao câncer em homens e mulheres. O câncer de pulmão pode não ter sintomas significativos até atingir estágios avançados. Os sintomas do câncer de pulmão incluem tosse sazonal e queixas de escarro, sangue no escarro, falta de ar, dor no peito em um fumante com bronquite crônica. No entanto, nos estágios iniciais da doença, sintomas como perda de apetite, fraqueza, perda de peso e sudorese podem ser observados sem nenhum deles. Em alguns casos, os sintomas devido ao envolvimento de órgãos distantes como o fígado, glândulas supra-renais e ossos também podem ocorrer.
Quais são os métodos de diagnóstico no câncer de pulmão?
Além dos exames radiológicos (radiografia de tórax, tomografia computadorizada, ressonância magnética, PET, TC), os métodos utilizados no diagnóstico pulmonar incluem amostra de escarro
exame, avaliação endoscópica dos brônquios (broncoscopia), biopsia broncoscópica ou da parede torácica, mediastinoscopia para avaliar os linfonodos no mediastino e cirurgia videoassistida Thoracoscopic.
O câncer de pulmão pode ser diagnosticado precocemente?
O câncer de pulmão é frequentemente diagnosticado por acaso ou durante exames para outras doenças. Como o câncer de pulmão raramente apresenta sintomas antes de se espalhar para os gânglios linfáticos próximos ou outros órgãos, apenas uma fração das pessoas pode ser diagnosticada precocemente. As pessoas com massa no pulmão são submetidas a uma radiografia de tórax e tomografia computadorizada, e a imagem tridimensional obtida é usada para determinar como a massa pode ser alcançada. A pessoa é submetida a broncoscopia e uma biopsia pulmonar é realizada. A broncoscopia é um procedimento no qual um tubo fino e flexível é usado para acessar o pulmão da pessoa e uma peça é tomada com uma agulha. O diagnóstico de câncer é finalizado após exame patológico desta amostra de biopsia.
Tratamento do câncer de pulmão
Uma vez diagnosticado o câncer de pulmão, a extensão ou estágio da doença deve ser determinado primeiro. O câncer de pulmão é dividido em 4 estágios. Em estágios iniciais (1-2), a cirurgia é aplicada. Nos estágios 3 e 4, quimioterapia, radioterapia ou quimioterapia podem ser realizados. Após o tratamento, as pessoas fazem check-ups regulares. Em pessoas com estágios iniciais, as taxas de sobrevida em cinco anos após o tratamento cirúrgico podem chegar a 80%. Portanto, o diagnóstico precoce e tratamento cirúrgico é muito importante em casos de câncer de pulmão.
Começou a diminuir na Turquia
O câncer de pulmão continua sendo a principal causa de morte em homens devido ao aumento das taxas de tabagismo. O câncer de pulmão é a principal causa de mortes relacionadas ao câncer e cerca de um milhão e 300 mil pessoas morrem por essa doença todos os anos. A boa notícia é que os cânceres de pulmão diminuíram em nosso país após a proibição do fumo. Fumantes também estão no grupo de risco







