Sífilis O que é a sífilis?
Sífilis O que é a sífilis? A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Pode ser facilmente transmitida pelo contato com feridas causadas pela doença. Pode causar sérios problemas de saúde se não for tratada adequadamente.
Rotas de transmissão
A sífilis é transmitida por contato direto com feridas (cancro) na pessoa infectada. Estas feridas podem ser vistas nos órgãos genitais externos, vagina, ânus, reto, boca e lábios. Como outras infecções sexualmente transmissíveis, é transmitida vaginalmente, oralmente e analmente. Também pode ser passado de mãe para bebê durante a gravidez e o parto.
Formas de Prevenção
Se você vai ter relações sexuais, você deve usar contracepção.
• Use um preservativo antes de todos os tipos de relações sexuais (vaginal, oral e anal). Certifique-se de que o preservativo não rasgue e seja usado corretamente.
• Converse com seu parceiro sobre infecções sexualmente transmissíveis. • A monogamia mútua reduz o risco. • Se o seu parceiro tiver sintomas de uma infecção sexualmente transmissível (feridas que indicam sífilis, dor durante a micção, vermelhidão ou verrugas na área genital), evite o sexo até que eles sejam tratados.
Sintomas Sífilis Sintomas Os sintomas da sífilis
ocorrem em três estágios e são leves no início. Os sintomas podem desaparecer entre eles e o paciente pode pensar que estão curados. Algumas culturas referem-se à sífilis como o “grande imitador” porque seus sintomas mimetizam outras doenças.
No 1º estágio da sífilis, i.e. cerca de 3 semanas após o contato, forma-se uma pápula vermelha indolor (cancro), tipicamente com bordas lisas, ao redor dos genitais que foram infectados pela primeira vez pelas bactérias. Este inchaço é frequentemente acompanhado por um linfonodo palpável na área afetada. Em cerca de 30% dos pacientes, o inchaço pode ser doloroso, ao contrário Normalmente. Se não forem tratadas, as pápulas desaparecem após cerca de 3-6 semanas. O paciente pensa que está curado, mas as bactérias se multiplicam e se espalham por todo o corpo.
O segundo período da sífilis ocorre classicamente 6-10 semanas após o primeiro período, mas pode não ocorrer em alguns pacientes. Durante este período, observam-se sintomas semelhantes aos da gripe:
• Febre • Fadiga • Dores musculares • Dor de garganta
Após esse período, a doença entra em um período latente. Não causa queixas, mas a presença da doença pode ser detectada por exames de sangue. A terceira fase da sífilis ocorre cerca de 3-15 anos após a primeira fase. A fase 3 da sífilis pode ocorrer de três formas diferentes;
Sífilis Gengival
Neste tipo, protuberâncias macias, grandes, tumorais chamadas Gomas podem aparecer na pele, nos ossos e até em alguns órgãos internos.
Neurosífilis
Este tipo de doença afeta o sistema nervoso. Causa paralisia, perda de sensibilidade, demência, problemas psiquiátricos e problemas oculares.
Sífilis cardiovascular
Esta tensão infecta a aorta, o principal vaso que transporta sangue do coração para o corpo e causa aneurismas da aorta. A sífilis em estágio 3 pode ser fatal. Se uma mulher grávida tiver sífilis, há um alto risco de parto prematuro, deformidade do bebê e morte.
Métodos de diagnóstico Diagnóstico de sífilis
Para o diagnóstico de sífilis, um exame de sangue e uma amostra de líquido da ferida chamada cancro são tomados. Se a sífilis estiver muito avançada, o líquido espinhal é levado para verificar a propagação ao sistema nervoso central. Se houver suspeita de sífilis, este exame de sangue também examinará a clamídia, gonorreia e HIV, pois há risco de ter outras infecções sexualmente transmissíveis. É recomendou que a pessoa não tenha relações sexuais até o teste ser concluído.
Métodos de tratamento Tratamento da sífilis (sífilis) O tratamento da
frnia é feito com antibióticos após o diagnóstico ter sido feito com exames de sangue. O uso correto de antibióticos é importante, mas o tratamento não remove os danos causados pela infecção. Assim outros tratamentos podem ser necessários para complicações da sífilis. Certifique-se de tomar todos os antibióticos recomendados pelo seu médico para se livrar da infecção, caso contrário, esta bactéria pode tornar-se resistente ao tratamento com antibióticos. A penicilina é o antibiótico preferido para sífilis, por isso não se esqueça de informar o seu médico se você sabe que é alérgico à penicilina. Se você tem sífilis, seus parceiros também devem receber tratamento. Ter sífilis não protege contra esta doença. Mesmo com o tratamento bem sucedido e correto, uma pessoa pode ter sífilis novamente no futuro.







