Seu filho não deve ter problemas de adaptação à escola
Com o início da escola, muitas coisas mudam, desde a hora de dormir e dieta do seu filho até o tempo que ele passa com os amigos e na frente da TV.
Preparar-se para a escola
Para as crianças que brincam ao ar livre e se divertem durante as férias de verão, aproveitam o sol e o mar, vão para a cama quando quiserem e não prestam atenção às regras da nutrição, é hora de serem disciplinadas em suas vidas diárias. Isso porque a liberdade do verão logo dá lugar ao ano acadêmico, quando ‘regras’ são inevitáveis. Desde a hora de dormir até as dietas, passando pelo tempo com os amigos e o tempo que passam na frente da TV, muitas coisas inevitavelmente mudarão e seu filho pode não gostar. Enquanto alguns pais estão passando pelas dificuldades desse processo desafiador, não é tão difícil facilitar o processo de adaptação do seu filho do verão para a escola. É o suficiente para prestar atenção a algumas regras simples.
Estabeleça padrões de sono com antecedência
Para as crianças que têm ido para a cama e acordam quando querem durante a maior parte do verão, e cujos padrões de sono foram completamente interrompidos, é hora de colocar as coisas em ordem. Hoje em dia você tem tempo suficiente para mudar os hábitos físicos do seu filho e até mesmo fazer uma transição gradual para a nova rotina. Ir para a cama mais cedo à noite tornará mais fácil para eles acordarem mais cedo de manhã, então eles se adaptarão dentro de alguns dias.
Limitar o tempo de tela
Claro, não importa o quanto você tente limitá-lo, as crianças passam tanto tempo quanto querem na frente do computador e da TV durante os feriados. Mas é hora de colocar um fim nisso. Desde que ele/ ela terá de se adaptar à escola e se concentrar em seus/ seus estudos, tente definir limites agora. Uma vez que proibir não é a solução certa, explique claramente o motivo dessa restrição ao seu filho de uma maneira agradável sem confrontá- lo/ ela.
Repetir lições
Está na hora de tirar os livros escolares da prateleira outra vez. A partir de hoje, certifique- se de que ele faça pelo menos dois exames simulados sobre as disciplinas que estudou no ano passado, mesmo que apenas por curtos períodos de tempo. Identificar as perguntas
erradas ele/ ela se enganou nesses testes e ajudar ele/ ela a preencher as lacunas em seu/ sua conhecimento. Mesmo que ele ou ela tenha completado o último semestre com um certificado de agradecimento ou até mesmo apreciação, convença-o a rever suas lições novamente.
Não negligencie os exames de saúde
Seu filho pode parecer enérgico e de bom humor, mas certifique-se de verificar sua saúde física e mental antes da escola. É extremamente importante que seu filho seja examinado por um pediatra, oftalmologista, dentista e especialista em ouvido-nariz-garganta para problemas auditivos. Porque algumas doenças oculares podem progredir insidiosamente e não podem dar quaisquer sintomas. Um problema com a audição também pode ser revelado por acaso durante o check-up. Um possível problema com os dentes pode fazer com que ele fique para trás em suas aulas durante o ano letivo. Junto com esses exames, se necessário, organize para ele ver um psicólogo.
Atenção à disposição do quarto
Para começar bem o ano letivo e ajudá-los a se adaptar à escola, comece a fazer do seu quarto um ambiente de estudo. Os livros didáticos que foram colocados nas prateleiras, nas gavetas e no armário durante o período de férias devem ser colocados em sua mesa novamente, gradualmente, acostumando-o a eles. Com o conforto das férias de verão, arrumar seu quarto, que nem você nem ele prestaram muita atenção em termos de ordem, também o ajudará a ganhar disciplina escolar.
Faça com que ele crie uma lista
Peça ao seu filho que faça uma lista das coisas que ele quer fazer antes do final das férias de verão. Desta forma, ele/ela passará este período, quando os dias de escola estão contados, de uma maneira muito mais consciente e planejada. Escrever o que ele/ela quer fazer e ver esta lista na frente dele/dela vai ajudar ele/ela a agir e usar o tempo de forma mais eficiente.
Organize seu encontro com amigos
Durante as férias de verão, eles se divertiram com seus amigos e aproveitaram suas férias ao máximo. Eles vieram e foram uns para os outros e passaram um tempo ao ar livre. No entanto, é hora de reduzir gradualmente o tempo gasto juntos a um certo
quantidade de tempo.
Ir às compras da escola juntos
Ir às compras da escola juntos ajuda a criança a entrar no espírito da escola. Compre material escolar que se encaixe no orçamento da família e os motive a estudar ao mesmo tempo.







