Secreção nasal O que é a secreção nasal? O corrimento nasal
Também conhecido como vazamento pós-nasal, é um sintoma comum que afeta diretamente quase todos os indivíduos pelo menos em algum momento de suas vidas. No corpo humano, as glândulas do nariz e da garganta produzem continuamente muco, ou ranho, para hidratar as membranas nasais e, dependendo do sistema imunológico, para combater a infecção ou filtrar substâncias estranhas. Em circunstâncias normais, os indivíduos engolem reflexivamente o muco produzido pelo seu corpo sem sequer se aperceberem. No entanto, quando o corpo de um indivíduo começa a produzir muco extra por várias razões, ele pode ser sentido acumulando-se na parte de trás da garganta. O indivíduo também pode sentir o muco fluindo para baixo do nariz para a garganta. O fluxo de muco em excesso, especialmente no nariz e na garganta, é chamado de corrimento nasal.
Causas O que causa a descarga nasal?
O gotejamento pós-nasal pode ocorrer por muitas razões diferentes. A causa mais comum são reações alérgicas, também conhecidas como gotejamento pós-nasal alérgico. As pessoas que já foram testadas para alergias podem ser mais capazes de evitar itens alérgicos que possam desencadear o gotejamento pós-nasal, ou tomar as precauções necessárias se souberem com antecedência que serão expostas a esses itens. A segunda causa mais comum de corrimento nasal é considerada um desvio do septo. Neste caso, observa-se que a fina parede cartilaginosa entre as narinas do indivíduo, ou seja, o septo, é deslocada e começa a dobrar em uma direção. Como resultado dessa flexão, a área que pode ser passada pelas narinas se torna menor e a drenagem de muco, que deve estar em um nível normal, é evitada e pode causar sintomas de descarga nasal. Outras causas de descarga nasal incluem infecções bacterianas dos seios nasais, clima frio e mudanças repentinas nas condições climáticas, fumaça de produtos químicos, perfumes, produtos de limpeza, fogo ou outros irritantes, ar seco, úmido, infecções virais resultando em resfriados ou gripe, alimentos picantes, certos grupos de medicamentos, incluindo alguns medicamentos para pressão arterial e controle de natalidade, e gravidez.
Em alguns casos, a origem do problema que causa o corrimento nasal não é o excesso de muco, mas a incapacidade da garganta do indivíduo para limpar o muco normalmente. Problemas de deglutição causados por várias condições médicas ou refluxo gástrico podem causar um acúmulo de líquidos na garganta do indivíduo que se sentem como
descarga nasal.
Como prevenir a descarga nasal?
A maneira mais eficaz de prevenir o corrimento nasal causado por alergias é reduzir a exposição aos alérgenos que causam a condição, tanto quanto possível. Isso pode ser feito tomando medicamentos para alergias diariamente ou tomando injeções regulares. Mantenha a casa e o local de trabalho tão limpos e livres de poeira quanto possível. Para proteger contra ácaros, colchões e fronhas devem ser usados e trocados com frequência. Os filtros de ar nos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado devem ser trocados ou limpos regularmente. As pessoas alérgicas ao pólen devem tomar banho antes de ir para a cama, especialmente se passarem muito tempo ao ar livre durante a temporada do pólen.
Sintomas Quais são os sintomas de corrimento nasal? Os sinais e sintomas
de gotejamento pós-nasal incluem uma necessidade constante de limpar a garganta ou engolir, tosse e ataques de asfixia que são piores à noite, especialmente quando deitado, coceira na garganta e ao redor, náuseas e mau hálito causados por quantidades excessivas de muco que entra no estômago. O muco da secreção nasal pode ser expectorado como muco ou catarro. Nos casos em que o muco bloqueia o tubo de Eustáquio conectando a garganta ao ouvido médio, pode ocorrer uma infecção dolorosa do ouvido. Outro sintoma é uma infecção sinusal se as passagens do seio estão bloqueadas devido à rinorreia. Uma cor amarela ou verde do muco não indica a presença de uma infecção bacteriana. Esta mudança de cor é parte de uma resposta imune na qual os neutrófilos, que normalmente combatem a infecção viral, inundam a área. Estas células contêm uma enzima de cor esverdeada que pode transformar o muco na mesma cor.
Métodos de diagnóstico Como é diagnosticada a secreção nasal?
A descarga nasal pode ser diagnosticada após um exame físico por um médico. Para determinar as causas da descarga nasal, vários testes podem ser realizados pelo médico e uma amostra da descarga pode ser retirada e enviada ao laboratório. Nos casos
onde a descarga nasal é vista como uma reação alérgica, os testes da alergia podem ser executados para determinar o que o indivíduo é alérgico. Se houver sangue no muco ou em casos causados por um septo curvo, o médico pode solicitar uma tomografia
computadorizada, radiografia ou exames semelhantes.
Como a descarga nasal passa?
A descarga torácica pode retornar espontaneamente aos níveis normais e não- perturbadores uma vez que a causa da descarga tenha sido removida ou tratada.
Métodos de tratamento Como tratar o gotejamento pós-nasal?
Por mais irritante que seja, em muitos casos a descarga nasal é benigna e é um dos sistemas de autodefesa do corpo. Embora a descarga nasal possa ser tratada em casa com vários métodos em muitos casos, se esses métodos não melhorarem após alguns dias de uso, ou se outros sinais e sintomas, como muco sanguinolento, aparecerem além da secreção nasal, Recomenda-se marcar uma consulta com um médico, especialmente um especialista em ouvido, nariz e garganta. Os médicos podem prescrever sprays nasais contendo esteróides cortisona para indivíduos com rinorreia persistente, mas como acontece com outros medicamentos de cortisona, esses sprays nasais podem ter alguns efeitos colaterais indesejados com o uso prolongado. Vários hidratantes sinusais ou enxaguatórios também podem fornecer alívio, removendo o excesso de muco. Ao manter a cabeça ligeiramente elevada durante o tempo normal de sono ou quando se deita para descansar, o indivíduo pode manter uma drenagem adequada para o movimento adequado do muco e evitar que a descarga nasal se acumule, protegendo-os dos ataques noturnos de tosse. Nos casos causados por septo curvo, a cirurgia corretiva na área nasal pode ser a única maneira de tratar permanentemente o corrimento nasal. Esta cirurgia, chamada septoplastia, aperta e endireita o septo nasal. Para um resultado mais eficaz e preciso, algumas partes do septo nasal podem precisar ser removidas. Nos casos em que se pensa que o refluxo ácido, a doença do refluxo gastroesofágico ou a dificuldade de engolir são a causa da secreção nasal, o médico pode realizar diferentes testes para detectar outros possíveis problemas de saúde ou prescrever medicamentos diferentes em conformidade.
Mudanças de estilo de vida e cuidados domiciliares para gotejamento pós- nasal
No processo de tratamento da descarga nasal, é tão importante quanto outros métodos de tratamento que o indivíduo deve prestar atenção para não ser desidratado durante a processo de descarga nasal. O muco produzido no corpo desidratado tem uma estrutura
mais viscosa. Beber líquidos quentes ou quentes, como chá ou canja de galinha, pode aumentar a viscosidade do muco hidratando-o e também pode evitar a desidratação, que geralmente ocorre devido ao excesso de secreção mucosa. Beber quantidades saudáveis de água durante o dia também pode diluir o muco e hidratar as aberturas nasais, ajudando a aliviar o desconforto. Um banho quente e úmido pode ajudar a aquecer e hidratar o sistema respiratório do indivíduo e aumentar a fluidez do muco. Existem vários métodos que podem ser usados para aliviar os sinais e sintomas de corrimento nasal. Os medicamentos de venda livre disponíveis nas farmácias podem ajudar a reduzir o congestionamento no nariz e na garganta e aliviar o corrimento nasal. Sprays nasais salinos hidratam as aberturas nasais dos indivíduos e podem ajudar a reduzir os sintomas do corrimento nasal. No entanto, se os sintomas de corrimento nasal persistirem por mais de 10 dias apesar do tratamento em casa, o indivíduo deve consultar um médico. Se sinais e sintomas como febre, muco com cheiro intenso ou sibilos ocorrerem além da secreção nasal antes desse horário, o indivíduo deve consultar um médico. Esses sintomas podem ser sintomas de uma infecção bacteriana que requer um médico para prescrever antibióticos.







