Se você não quer ter perda auditiva
Se você não quer ter perda auditiva O som dos pássaros ao seu redor, sua música favorita que lhe dá sentimentos maravilhosos toda vez que você ouve, e seu filho chamando você de “mãe”… Todas essas coisas significam muito para muitas pessoas, mas as pessoas com perda auditiva não podem experimentar essas alegrias.
A perda auditiva pode isolar você da vida
Imagine por um momento que você está em uma floresta. Feche os olhos e ouça… Que bela sinfonia de canto de pássaros, o chilrear dos grilos, o assobio da brisa, o som suave das folhas farfalhando na brisa todos se juntam, não é? Enquanto você aprecia essa beleza, muitas pessoas com perda auditiva não conseguem ouvir a maioria ou qualquer um desses sons.
Barulho alto pode prejudicar nossos ouvidos
Nas condições de vida atuais e sociedades cada vez mais industrializadas, trabalhar e viver sob intenso ruído pode causar sérios danos aos nossos ouvidos. A intensidade do ruído e a duração da exposição são fatores determinantes no desenvolvimento da perda auditiva. Se alguns problemas no ouvido não forem diagnosticados e tratados no momento certo, pode ocorrer perda auditiva irreversível. O controle das fontes de ruído é o fator protetor mais importante para a saúde auditiva. Reduzir o ruído no ambiente de trabalho ou proteger os funcionários do ruído também afeta positivamente a eficiência do trabalho.
Perda auditiva em crianças
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 60% dos fatores que causam perda auditiva são perdas evitáveis. Deste ponto de vista, a identificação precoce da presença de perda auditiva e a proteção contra influências externas que causarão perda auditiva constituem o passo básico na solução do problema. Enquanto a perda auditiva congênita ou relacionada à doença está na vanguarda na infância, a exposição ao ruído na vida profissional vem à frente no desenvolvimento de problemas auditivos.
Atenção aos dois primeiros anos!
Embora o diagnóstico precoce da perda auditiva seja importante para todas as faixas etárias, é especialmente importante ter muito cuidado entre os dois primeiros anos de vida, pois as crianças completam seu desenvolvimento durante esse período. Avaliar a nossa função auditiva e de fala e identificar e intervir na perda auditiva, se houver, durante este período garante que a criança seja trazida para a sociedade como uma pessoa normal, em vez de uma pessoa com deficiência auditiva e de fala. Com o ‘programa de triagem auditiva neonatal’, que vem sendo amplamente e com sucesso implementado em nosso país nos últimos anos, esse problema pode ser detectado no período do recém-nascido com testes audiológicos avançados. Em pessoas com o problema, A audição pode ser corrigida com aparelhos auditivos clássicos ou aplicações avançadas de implante coclear.
Perda auditiva reduz qualidade de vida
O desenvolvimento da perda auditiva, seja em crianças ou adultos, pode isolar parcial ou completamente as pessoas de seu ambiente. Resolver os problemas que se desenvolvem devido à perda auditiva permite às pessoas participar fortemente na vida social e melhorar sua qualidade de vida.







