Qual é a artrite da articulação do ombro?
A articulação do ombro, que tem a maior mobilidade no corpo, pode ser danificada devido a acidentes e uso frequente. Se não intervier a tempo, a calcificação pode ocorrer.
Como a artrite do ombro é tratada?
Problemas podem se desenvolver na articulação do ombro devido a movimentos incorretos, acidentes ou uso frequente. Se os danos nas articulações do ombro não forem intervencionados a tempo, pode ocorrer calcificação a longo prazo.
A articulação mais móvel
A articulação do ombro é uma articulação formada pelo osso da cabeça do ombro e o encaixe no lado da omoplata. Além disso, a articulação formada pela clavícula com o ombro e a relação da escápula com a parede torácica também estão incluídas na articulação do ombro. A articulação do ombro é a articulação com maior mobilidade em nosso corpo. Para realizar uma gama tão ampla de movimentos, os ligamentos que mantêm os ossos que compõem a articulação juntos, bem como os músculos que mantêm o ombro no lugar durante os movimentos, devem trabalhar em perfeita harmonia. Em particular, um grupo muscular chamado manguito rotador envolve o osso da cabeça do ombro e garante o bom funcionamento da articulação do ombro. Estes músculos trabalham continuamente ao longo da vida e são usados em excesso.
Artrite no ombro
Calcificação; É o desgaste e perda do tecido que chamamos de cartilagem cobrindo os ossos que compõem a articulação. O tecido cartilaginoso impede a fricção dos ossos durante os movimentos da articulação e, ao mesmo tempo, carrega a carga na articulação. Portanto, quando se desgasta, o atrito ocorre na articulação à medida que a suavidade e a lubricidade são perdidas. Isto causa dor, limitação de movimento, bem como aumento da fricção e abrasão como lixa, eventualmente levando à perda completa do tecido cartilaginoso e ao surgimento e atrito do tecido ósseo.
Causas da artrite do ombro
A perda de cartilagem pode ocorrer na articulação do ombro por diferentes razões. Estas podem ser enumeradas da seguinte forma:
• Lesão • Problemas congênitos da articulação do ombro • Infecção • Luxações recorrentes e deslizamentos no ombro • Alguns tumores • Doenças da membrana articular • Distúrbios do suprimento de sangue ósseo • Doenças relacionadas ao sistema nervoso • Rasgos prolongados avançados do manguito rotador • Algumas cirurgias
Cuidado se os deslocamentos ocorrerem novamente!
Embora a perda de cartilagem seja geralmente observada em idades mais avançadas, também pode ocorrer em diferentes idades, dependendo da causa. Por exemplo, podem ocorrer luxações recorrentes no ombro ou perda de cartilagem devido a distúrbios do suprimento sanguíneo no osso em uma idade mais jovem.
Sintomas de artrite
O sintoma mais importante da perda de cartilagem é a dor. Inicialmente, a dor ocorre após uso prolongado e pesado, mas à medida que a perda de cartilagem aumenta, a dor começa a ocorrer mesmo em repouso. Além da dor, a limitação do movimento e a perda de força muscular são outros sintomas.
Como é que é diagnosticado?
É possível diagnosticar uma proporção significativa de perda de cartilagem por exame e radiografias simples. Em casos de início precoce e perda localizada, a RM e a tomografia computadorizada são algumas vezes necessárias.
Tratamento da artrite da articulação do ombro
O tratamento da osteoartrite da articulação vertebral depende da idade, nível de atividade, expectativa de vida e causa e extensão da doença. Os métodos não cirúrgicos incluem medicamentos, injeções intra-articulares (como fluido articular artificial, PRP, cortisona) e fisioterapia. Há também casos em que a artrite deve ser tratada com cirurgia.
Se a dor no ombro não vai embora
O tratamento cirúrgico é aplicado quando as queixas da pessoa não podem ser aliviadas
com métodos não cirúrgicos e quando a dor e a restrição do movimento atingem graus avançados e afetam a vida diária. Diferentes métodos cirúrgicos podem ser aplicados dependendo do grau do problema no ombro, da idade e das expectativas da pessoa. Durante a limpeza da articulação, afrouxamento do tendão, reparos musculares podem ser realizados, cirurgias de prótese são necessárias em um número significativo de pessoas.
Melhoria sentida em um mês
O período de recuperação varia de acordo com a cirurgia realizada. Após as cirurgias de prótese mais comuns, os pacientes podem retornar a uma parte significativa da sua vida diária a partir do 1º mês. Após o terceiro mês, eles podem participar mais ativamente da vida. No entanto, é importante que as pessoas evitem atividades excessivas e extenuantes durante o processo de fisioterapia após a cirurgia. Especialmente após cirurgias de prótese, todos os tipos de pesos e movimentos que vão sobrecarregar a articulação do ombro devem ser evitados.
A artrite tem uma recaída?
A recalcificação após cirurgia de prótese só pode ocorrer após substituição de uma única superfície ou prótese regional. As cirurgias de prótese nas quais ambas as superfícies são substituídas não levam à recalcificação. A possibilidade de re-calcificação pode ocorrer após cirurgias não protéticas. Geralmente, nos casos em que a perda de cartilagem ocorre novamente, são aplicadas cirurgias de prótese nas quais ambas as superfícies são substituídas.







