Ómega 3 O que é Omega 3?
Ómega 3 O que é Omega 3? Ómega 3 é o nome dado a um grupo de ácidos gordos polinsaturados, também referidos como ácidos gordos w-3 ou ácidos gordos n-3. O ómega 3 é um componente importante do metabolismo lipídico em animais, i.e. a conversão de gordura em energia pelo corpo e é amplamente distribuído na natureza. O ómega 3 tem papéis importantes na nutrição e fisiologia humanas. O corpo humano precisa de ácidos graxos ômega 3 para muitas funções, desde a atividade muscular até o crescimento celular. Três tipos diferentes de ácidos graxos ômega 3 desempenham um papel na fisiologia humana. Estes são ácido a-linolênico, ou ALA, encontrado em óleos vegetais e ácido eicosapentaenóico, ou EPA, e ácido docosahexaenóico, ou DHA, ambos comumente encontrados em frutos do mar.
Quais são os benefícios do ômega 3?
Outros estudos sobre o uso de ômega 3 mostraram resultados variados para diferentes condições médicas. Pesquisas sugerem que a saúde do coração é relativamente protegida em indivíduos que consomem óleo de peixe pelo menos duas vezes por semana em uma dieta normal. Vários estudos fornecem evidências de que o óleo de peixe pode ter efeitos benéficos em indivíduos com pressão arterial elevada moderada a grave.Há evidências de que os ácidos graxos ômega 3 podem reduzir os níveis de triglicérides no sangue, enquanto há também pesquisas mostrando que o óleo de peixe provoca uma ligeira melhoria no colesterol lipoproteico de alta densidade, conhecido como HDL ou bom colesterol.Pesquisa sugere que o óleo de peixe pode ajudar a reduzir a dor, melhorar a rigidez das articulações pela manhã e aliviar a sensibilidade articular em pessoas com artrite reumatóide ou artrite reumatóide. Mesmo que a taxa de alívio seja geralmente baixa, pode ser eficaz na redução da necessidade de medicamentos anti-inflamatórios. Como com qualquer outro suplemento, antes de começar ou parar de tomar qualquer suplemento, você deve perguntar ao seu médico como ele pode interagir com seus medicamentos e condições de saúde.
Como atender às necessidades diárias de ômega 3?
Os seres humanos são basicamente incapazes de sintetizar o ácido graxo ômega 3 ALA e só podem obtê-lo através da dieta. O corpo usa ALA, o tipo mais comum de gordura Omega 3 ácido na dieta humana, principalmente para a produção de energia, mas também pode ser convertido em formas biologicamente ativas de ômega 3, EPA e DHA quando necessário e quando ALA está disponível no corpo. Este processo de conversão é altamente ineficiente e apenas uma pequena porcentagem do ácido alfa-linolênico é convertida nas formas ativas do Ômega 3 ácidos gordos EPA e DHA. As algas e o fitoplâncton são as principais fontes de ácidos gordos ómega-3. O Ómega-3 tipo ALA é encontrado em óleos vegetais. Os ácidos graxos ômega 3 animais EPA e DHA são comumente encontrados em frutos do mar e ovos.
Quais alimentos contêm ômega 3?
Os ácidos gordos ómega 3 do tipo ALA são naturalmente derivados dos alimentos. Não podem ser produzidos espontaneamente no corpo humano. As fontes primárias de alimentos com ácidos graxos ômega 3 do tipo DHA e EPA incluem peixes oleosos como salmão, cavala e truta, mariscos como mexilhões, ostras e caranguejos e ovos de galinha. As fontes primárias do tipo alfa-linolênico de ácidos graxos ômega 3 incluem nozes, sementes e óleos vegetais como nozes, sementes comestíveis, óleo de semente de sálvia almíscar, óleo de algas, óleo de linhaça e óleo de cânhamo.
Como obter mais Omega 3?
Os ácidos gordos ómega 3 são essenciais para a saúde e o bom funcionamento biológico. É possível obter Ómega 3 através da ingestão dietética na dieta natural, comendo peixe cozido em grelhados, fervendo ou cozinhando. Tem sido observado que o ômega 3 de peixe frito não é tão eficaz quanto do peixe cozido de outras maneiras.
Quais são os efeitos colaterais do ômega 3?
Os suplementos de ómega 3 são geralmente considerados seguros quando tomados conforme recomendado por um médico. No entanto, o óleo de ômega 3 pode causar alguns efeitos colaterais em alguns indivíduos, como sabor suspeito, mau hálito, erupção cutânea, diarreia e náuseas ou azia. Os suplementos de ómega 3 podem interagir diretamente com vários medicamentos. Por esta razão, o conselho do médico deve ser sempre seguido antes da utilização.







