O que significa narcisismo?
O que significa narcisismo? Transtorno de personalidade narcisista O transtorno de personalidade narcisista pode afetar negativamente a vida social de uma pessoa e levá-la a levar uma vida isolada.
O que é um narcisista?
Um narcisista é uma pessoa com uma auto-imagem inflada. A origem da palavra narcisista remonta à mitologia grega. Na mitologia, esta história é resumida da seguinte forma… ‘Narciso’ admira-se tanto que um dia, enquanto olha para o seu reflexo numa poça de água, ele derrete longe de sua admiração por si mesmo. Onde Narciso desaparece, uma flor de narciso, cujo nome latino é narciso, aparece.
O que significa narcisismo?
No transtorno de personalidade narcisista, a pessoa define a si mesma/ela como adequada e poderosa em quase todos os campos do mundo exterior, exibe atitudes apropriadas, enquanto o valor real que ele/ela dá a si mesmo/ela mesma em segundo plano é bastante frágil e ele/ela se sente impotente. A pessoa constantemente exibe comportamento arrogante e vaidoso, sempre esperando elogios daqueles ao seu redor. Apesar disso, ele/ela não se importa com os sentimentos dos outros e não pode ter empatia. Eles veem outras pessoas como objetos a serem manipulados. As pessoas narcisistas que não recebem a atenção que acham merecer sentem-se infelizes e desiludidas e começam a afastar-se da sociedade. Paralelamente a isso, a sociedade em que vivem os exclui porque não são amados ao seu redor devido à sua natureza egocêntrica.
O que é Transtorno de Personalidade Narcisista?
O transtorno de personalidade narcisista é um distúrbio psicológico no qual uma pessoa pensa que ele/ ela é melhor do que todos os outros em muitas áreas e gosta e ama a si mesmo/ ela mesma mais. Muitas pessoas comuns podem ter traços narcisistas, mas o transtorno de personalidade narcísica é muito mais avançado do que isso. Enquanto traços narcisistas aparecem de vez em quando em pessoas comuns, em transtorno de personalidade narcísica, esta situação é difundida em todas as áreas da vida. Os traços narcisistas dessas pessoas são perceptíveis em todas as fases de suas vidas, amizades, relacionamentos com o sexooposto e vida diária. O transtorno de personalidade narcisista é muito mais comum em homens do que em mulheres. Os homens representam 75% de todos os casos. O transtorno de personalidade narcisista, um dos 10 distúrbios de personalidade clinicamente aceitos, é visto na faixa de 1-5% na sociedade.
Quais são os sintomas do transtorno de personalidade narcisista?
Tal como acontece com outros transtornos de personalidade, os sintomas do transtorno de personalidade narcisista muitas vezes aparecem no final da adolescência e início da idade adulta. Os sintomas observados nessas pessoas variam dependendo da gravidade do problema experimentado pelo paciente. Os principais sintomas de narcisismo são enumerados do seguinte modo:
• Pensar e agir como se você fosse superior aos outros, • Pensar em si mesmo como muito importante, exibindo comportamento arrogante, • Falta de empatia por outras pessoas, • Acreditando que eles têm o direito de ter tudo o que querem, • Destacando seus sucessos e não suas falhas, • Pensando que você tem realizações e habilidades exageradas, • Querendo ser admirado e esperando atenção, • Alto desejo de louvor, mesmo para pequenas realizações, • Enfatizando demais a classe alta e o status, • Para apadrinhar aqueles que eles percebem ser de menor status, • Pensando que as outras pessoas estão sempre com ciúmes de você, • Ser forte, ser bonito, ter sucesso e sonhar com inteligência, • Estabelecer metas que são quase impossíveis de alcançar, • Sendo intolerante com as críticas, • Mostrar extrema agressão quando suas diretrizes não são seguidas, • Sensibilidade ao stress, • Não dando a ninguém a oportunidade de falar em grupo para que apenas ele ou elafale, • Usando as pessoas ao seu redor para alcançar os objetivos que ele tem em mente, • Ciúme intenso de pessoas que alcançaram seus objetivos, acreditando que os outros estão constantemente com inveja deles, • O desejo de alcançar o melhor de tudo na vida… Para ter as casas mais caras, oscarros mais caros, para estar com a pessoa mais bonita e bonita, • Ter um humor deprimido e perder a esperança quando não conseguem atingir seus objetivos ou quando percebem que não podem alcançá-los, • Sentir-se inadequado, envergonhado de si mesmo e inseguro quando está sozinho com seu mundo interior.
O que causa o transtorno de personalidade narcisista?
Os pesquisadores não conseguiram identificar exatamente o que causa o narcisismo. No entanto, acredita-se que o transtorno de personalidade narcisista emerge na intersecção de fatores naturais, nutricionais, ambientais, sociais e genéticos. Os factores no cruzamento podem ser enumerados do seguinte modo:
• Violência física, abuso sexual, pressão psicológica durante a infância, • Elogios excessivos ou julgamento severo por parte dos pais ou cuidadores na
primeira infância, • Personalidade e temperamento, • Incapacidade de gerir o stress, • Falta de auto-estima, • Predisposição genética.
Neste ponto, vamos elaborar um pouco mais sobre a questão da predisposição genética. Embora não haja informação científica suficiente de que a estrutura genética cause transtorno de personalidade narcisista, de acordo com as pesquisas, se uma pessoa tem esse problema em sua/ sua família, ele/ ela é mais provável de ter esse distúrbio do que aqueles que não o fazem. Em um estudo sobre ‘transtornos de personalidade gêmea’ em gêmeos, a prevalência do distúrbio foi considerada média a alta, sugerindo que o distúrbio provavelmente seja genético. Estudos têm mostrado que a probabilidade de o distúrbio ser herdado é maior em pessoas que nunca tiveram o transtorno em sua família.
Diagnóstico de transtorno de personalidade narcisista
Um psicólogo ou psiquiatra pode dizer se você está mostrando sinais de transtorno de personalidade narcisista. As pistas que ele ou ela recebe ao discutir seus problemas juntos em sessões são muitas vezes suficientes para ele reconhecer se você tem esse problema. Seu especialista pode diagnosticar transtorno de personalidade narcisista se ele/ela encontrar cinco dos seguintes sintomas durante as entrevistas.
• Demasiadamente elevada auto-importância, • Sentir-se mais bem sucedido, bonito, poderoso e inteligente do que outras pessoas, • Vendo-se como superior aos outros e querendo estar com pessoas de alto status social, • A necessidade de outros gostarem dele/dela, • Pensando que tudo o que ele tem e vai ter é seu direito, • Não hesitando em usar as pessoas ao seu redor/ ela para alcançar seus/ seus objetivos e objetivos pessoais, • Falta de empatia, falta de empatia, • Comportamento arrogante que indica alta arrogância. • Seu profissional de saúde mental também pode usar testes de personalidade para fazer um diagnóstico. Para obter um resultado saudável nos testes de personalidade, a pessoa deve responder às perguntas feitas corretamente.
Por outro lado, o transtorno de personalidade narcisista pode ser acompanhado por outros distúrbios psicológicos, o que pode dificultar o diagnóstico. Outros transtornos de personalidade comuns em narcisistas incluem transtornos de personalidade antissocial, borderline, esquizotípico, histriônico e borderline. Pode também haver uma predisposição para o abuso de substâncias.
Tratamento de transtorno de personalidade narcisista
As pessoas com transtorno de personalidade narcisista muitas vezes não percebem que têm esse problema. No entanto, o primeiro e mais importante passo para a recuperação é perceber como as ações afetam a própria vida e a comunicação com outras pessoas. Por esta razão, se você tem parentes ao seu redor que mostram os sintomas mencionados acima, será um apoio importante para avisá-los docemente que eles têm esse problema. O principal elemento do tratamento para transtorno de personalidade narcisista são as sessões de terapia. Através deste processo, a pessoa começa a se tornar consciente de seus próprios padrões de pensamento e comportamento. Se você tiver outros problemas, como ansiedade e depressão, os antidepressivos podem ser adicionados à terapia. Além dos antidepressivos, seu conselheiro também pode recomendar estabilizadores de humor e antipsicóticos. Para se convencer a procurar tratamento, lembre-se de que o transtorno de personalidade narcisista é um distúrbio que deve ser tratado. Enquanto você sofre de narcisismo, você perturba as pessoas ao seu redor e prejudica seus relacionamentos. A insegurança subjacente vai cansá-lo implacavelmente. Com o tratamento para transtorno de personalidade narcisista, você pode estar em paz consigo mesmo e construir relacionamentos saudáveis com as pessoas ao seu redor.
Tipos de narcisismo
Existem diferentes tipos de narcisismo e cada um deles pode ter características comuns e diferentes.
Narcisismo saudável:O narcisismo saudável é um estado normal e é encontrado em quase todas as pessoas. Não é um problema, desde que seja compatível com a realidade. Por outro lado, o narcisismo existe como um impulso que assume a tarefa de conhecer o próprio valor e compreender aquilo a que se tem direito.
Narcisismo Grandioso:Pessoas com essa estrutura enfatizam suas próprias habilidades e retidão. Esta situação é uma obsessão. Eles mantêm sua atitude grandiosa sem se importar com a forma como afetam aqueles ao seu redor.
Narcisismo vulnerável ou vulnerável: É o oposto do narcisismo grandioso. Essas pessoas geralmente são tímidas e sensíveis. Suas outras características estruturais são o ciúme e a reação às críticas dos outros. Eles mostram uma defesa e reação excessivas contra críticas contra si mesmos. Eles ficam com raiva passiva devido ao medo de rejeição e vergonha.
Narcisismo sexual: Pessoas com narcisismo sexual são obcecadas com o seu desempenho nesta área. Eles precisam de outros para elogiar seu desempenho e querem ser admirados. Eles usam a sexualidade para manipular aqueles ao seu redor.
Narcisismo somático: Os narcisistas somáticos são obcecados com a sua aparência. Para essas pessoas, como se vestem, quais acessórios usam e sua aparência física, quanto pesam, como o cabelo parece ser extremamente importante. Eles se vêem como mais bonitos e mais fortes do que realmente são. Por causa dessa natureza, eles criticam outras pessoas com base em sua aparência.
Narcisismo cerebral: Em contraste com o narcisismo somático, eles atribuem importância às características intelectuais das pessoas, não à sua aparência externa. Claro, antes de tudo, eles se veem como mais intelectuais e inteligentes do que todos os outros. Eles acham outras pessoas inadequadas nessas áreas e tentam fazer com que os outros sintam esses pensamentos.
Narcisismo espiritual: Essas pessoas veem suas próprias crenças e espiritualidade como superiores e mais valiosas do que todos os outros. Eles trazem esses aspectos de si mesmos para a frente e tentam desvalorizar as pessoas que estão na frente, mostrando superioridade para eles.
Narcisismo maligno: O narcisismo maligno é o mais perigoso dos tipos. É o tipo mais prejudicial de narcisismo. O narcisismo malicioso também inclui traços de personalidade anti-sociais e o sadismo pode ser adicionado a ele.







