O que é tendinite patelar (joelho do jumper)?
A tendinite patelar (joelho do jumper), que é uma das causas de lesões esportivas especialmente na infância, é mais comum em pessoas que pulam e correm rápido. Cuidado se você tiver dor no joelho após o treinamento intenso!
Que tipo de doença é tendinite patelar?
A tendinite patelar (tendnose patelar) ou joelho em ponte foi descrita pela primeira vez em 1963 como um problema no joelho causado pelo salto. Ocorre como resultado da infecção e deterioração do tendão patelar (tendão da rótula) devido a trauma repetitivo. A tendinite patelar é especialmente observada em atletas que frequentemente saltam, correm rápido e batem. A idade mais comum é entre 16-40 anos e é mais comum em atletas do sexo masculino. Pés chatos e corrida em declive podem aumentar as queixas.
O que causa tendinite patelar?
A tendinite patelar pode ser afetada pela dor durante o esforço com o joelho na posição totalmente aberta, sensibilidade no tendão, falta de músculos do quadríceps e dos isquiotibiais no joelho, pé chato e estrutura diferente do joelho. Causas pessoais: sexo, idade, alinhamento do joelho, ângulo Q, isquiotibiais (músculo posterior da coxa), quadríceps (músculo anterior da coxa) falta de elasticidade, ângulo de flexão do joelho durante o carregamento. Fatores externos: Terreno duro e tempo de treinamento.
Se você tiver dor após um treinamento intenso
A pessoa pode sentir dor após um período de treinamento intenso e isso pode ser percebido como a dor habitual após o treino. Atletas com esse problema têm em comum que saltam mais e correm mais rápido.
Como ocorre a tendinite patelar?
A tendinite patelar é um exemplo muito típico de uma lesão clássica por uso excessivo. O estresse no tendão patelar ocorre no momento do salto e da queda. Durante um salto, o
o tendão é sujeitado à carga concêntrica e durante uma queda, é sujeitado à carga excêntrica. Mesmo que estas não sejam as causas predisponentes, se uma pessoa estiver
sujeita a uma carga que exceda a capacidade regenerativa do tendão patelar (fazendo exercícios como velocidade séria e mudança de direção correndo, pulando, etc. acima da capacidade da pessoa)Micro-rupturas ocorrem no tendão e o esforço de recuperação do tendão é insuficiente. Sinais de degeneração começam a aparecer no tendão. Esta situação é tentada ser superada com esforços contínuos de regeneração. No entanto, se o tratamento não for adequado e adequado, ocorre tendinose patelar.
Sintomas de tendinite patelar
O joelho do jumper pode ser visto no local de fixação do tendão da patela na frente do joelho até a rótula, bem como no local de fixação do mesmo tendão ao tendão do quadríceps acima da tíbia e do osso da rótula. No entanto, os locais mais comuns são o osso da rótula e o tendão na parte anterior da rótula (aproximadamente 65). Pode ser detectado por métodos de imagem por RM ou USG. Os sintomas em 4 fases são os seguintes:
• Fase 1:
Dor apenas no final do exercício. • Fase 2: Dor e desconforto durante o exercício, mas não afeta a participação
esportiva. • Fase 3: Dor e desconforto durante o exercício, afetando a participação esportiva. • Fase 4: Ocorre um rasgo total.
Tratamento de tendinite patelar
O tratamento da tendinite patelar é semelhante ao tratamento de lesões agudas dos tecidos moles. No tratamento, a pessoa recebe descanso, regulação das atividades, alongamento e exercícios de fortalecimento até que não haja dor. A pessoa pode se recuperar com tratamentos não cirúrgicos nos níveis 1 e 2, enquanto no nível 3, o tratamento cirúrgico é mais provável de ser aplicado. No entanto, de acordo com a opinião geral, é necessário esperar 3-6 meses antes de decidir sobre o tratamento cirúrgico, mesmo no 3º nível de tendinite patelar. O tratamento deve ser planejado individualmente.







