O que é incontinência urinária?
A incontinência urinária, que é um problema embaraçoso, não é vista apenas com a idade. Esta doença, que restringe a vida diária, é tratada de acordo com seu tipo.
Não deixe a incontinência urinária restringir sua vida!
A incontinência urinária é uma condição de incontinência urinária que ocorre além do controle da pessoa e cria problemas sociais e/ou higiênicos. A incontinência urinária, que é observada em aproximadamente 15-20 por cento das mulheres, pode ser tratada. A incontinência urinária pode se desenvolver em mulheres de todas as faixas etárias devido a diferentes razões. No entanto, a incontinência urinária definitivamente não é um resultado normal do processo de envelhecimento. É uma condição embaraçosa e desconfortável que as pessoas não podem falar facilmente. Pode restringir a capacidade de fazer atividades favoritas (exercício, viagens, relacionamentos sociais, etc) ou pode ser grave o suficiente para limitar a vida diária.
Como funciona o trato urinário normalmente?
A urina produzida nos rins entra na bexiga (bexiga urinária) através dos ureteres e é coletada na bexiga. Quando a bexiga está cheia, uma mensagem é enviada ao cérebro para esvaziar a bexiga. Como os músculos da bexiga se contraem em resposta à ‘mensagem vazia’ do cérebro, a urina da bexiga é expelida através da uretra, do trato urinário e do relaxamento dos músculos. Quando a bexiga está vazia, os músculos da bexiga relaxam, a uretra contrai novamente e a bexiga começa a encher novamente.
Exame e teste detalhados
Quando um médico é consultado com uma queixa, um exame detalhado é realizado após a história médica e as queixas urinárias são discutidas. Dependendo das características da queixa e do exame, alguns testes avançados e detalhados podem ser realizados. Na maioria dos casos, a história médica, os exames laboratoriais simples e os resultados do exame são suficientes para fazer o diagnóstico correto. Em alguns casos, exames urodinâmicos podem ser necessários para identificar corretamente a causa e determinar o método de tratamento correto.
Teste simples de urodinâmica
A ‘Urodinâmica‘ é um teste usado para medir a presença e o padrão da incontinência
urinária e as alterações de pressão e fluxo que indicam as funções da bexiga e da uretra com dispositivos assistidos por computador. É um método muito simples e indolor. Um cateter muito fino (2-3 mm) é inserido na bexiga e as alterações de pressão são registradas. A pressão intra-abdominal é medida com outra sonda fina inserida no reto. As pressões são medidas simultaneamente à medida que a bexiga enche e esvazia. As alterações são registadas automaticamente. Várias manobras são usadas para testar se há vazamento de urina. Perguntas são feitas para ter uma ideia sobre a sensação e função da bexiga. A função uretral pode ser medida. Finalmente, uma radiografia de micção é realizada para ter uma ideia sobre o trato urinário e os músculos. Se e como o tratamento da incontinência urinária é eficaz pode ser objetivamente comparado através da realização de urodinâmica antes e depois do tratamento.
O tipo de incontinência urinária deve ser conhecido
Antes do diagnóstico da incontinência urinária, deve-se investigar a presença de infecção do trato urinário, o uso de medicamentos (medicação para pressão arterial, etc) que podem afetar o trato urinário e algumas características dietéticas (café, refrigerantes, etc.). O melhor tratamento é possível determinando o tipo de incontinência urinária e fazendo o diagnóstico correto. A incontinência urinária é uma condição que pode ser tratada com frequência, mas as abordagens de tratamento variam de acordo com o paciente e o nível da doença.







