O que é câncer de pulmão de células pequenas?
O que é câncer de pulmão de células pequenas? Quimioterapia, radioterapia e imunoterapia são usados no tratamento do câncer de pulmão de células pequenas, que é responsável por 15% de todos os cânceres de pulmão.
Tratamento do cancro do pulmão de pequenas células
Os cânceres de pulmão podem ser classificados em dois grupos principais. Estes são chamados de câncer de pulmão de células pequenas e câncer de pulmão de células não pequenas. O câncer de pulmão de células pequenas é um tipo de câncer caracterizado por células malignas pequenas, azuis e com cerca de duas vezes o tamanho dos linfócitos. De acordo com a ciência dos tecidos, outros tipos de câncer de pulmão são definidos como carcinoma pulmonar não-pequeno. Os subtipos de câncer de pulmão de células não pequenas são adenocarcinoma, carcinoma escamoso de células epiteliais e carcinoma de grandes células.
15% de todos os cânceres de pulmão são de células pequenas
Os cânceres de pulmão de células pequenas representam 15% de todos os cânceres de pulmão. Os cânceres de pulmão de células não pequenas são responsáveis por 85% de todos os cânceres de pulmão. Destes, 25-35 por cento são adenocarcinomas, 30-35 por cento são carcinomas de células epiteliais escamosas e 10-15 por cento são carcinomas de grandes células.
O que causa câncer de pulmão de células pequenas?
O câncer de pulmão de células pequenas está 100% associado ao tabagismo. Em cânceres de pulmão não-pequenas células, além do fumo, a exposição a certos produtos químicos (amianto, radônio, etc) também pode causar o desenvolvimento de tais cânceres. O câncer de pulmão de células pequenas é geralmente detectado como uma massa na mucosa das vias aéreas e/ou cavidade torácica. Em contraste, adenocarcinomas e cânceres de células grandes apresentam-se como massas periféricas ou nódulos no pulmão. O carcinoma de células epiteliais escamosas geralmente se apresenta como massas intra-brônquicas centrais.
O câncer de pulmão de células pequenas se espalha mais rapidamente
Trinta por cento dos cânceres de pulmão de células pequenas estão em um estágio limitado no momento do diagnóstico. Na maioria dos pacientes, a doença se espalhou para outros órgãos no momento do diagnóstico. Espalhar-se para o sistema nervoso central é mais comum do que em não-pequeno
câncer de pulmão celular. Em cânceres de pulmão de células pequenas, a síndrome paraneoplásica (uma síndrome neurológica independente dos efeitos do tumor), que se desenvolve devido à liberação de certos hormônios causados por células cancerígenas, é mais comum. Espalhado para outros órgãos (cérebro, fígado, medula óssea, etc.) através da corrente sanguínea é visto com mais freqüência e mais cedo. Na fase inicial do tratamento, os cânceres de pulmão de células pequenas são mais propensos a se beneficiar do tratamento. No entanto, a duração do benefício do tratamento é menor do que em câncer de pulmão de células não pequenas. As recorrências precoces são mais comuns. O controle da doença após a recorrência é mais difícil no câncer de pulmão de células pequenas. Infelizmente, a expectativa de vida é menor no câncer de pulmão de células pequenas. Os cânceres de pulmão de células não pequenas têm mais opções de medicamentos. Drogas especialmente direcionadas e opções de imunoterapia são mais comumente usadas.
Diagnóstico de câncer de pulmão de células pequenas
A avaliação radiológica é essencial no diagnóstico do câncer de pulmão de pequenas células. Os pacientes são submetidos a métodos de imagem, como tomografia, ressonância magnética e/ou PET CT. Uma biopsia é necessária para o diagnóstico. Em alguns casos, pode ser realizada biopsia broncoscópica.
Sintomas de câncer de pulmão de células pequenas
Dependendo da propagação da doença nos pulmões e na cavidade torácica, podem ocorrer sintomas como tosse, rouquidão, tosse com sangue, perda de peso, falta de ar, pneumonia prolongada e dor prolongada na parede torácica que não desaparece. Se a doença se espalhou para outros órgãos que não os pulmões, pode haver perda de força e sensação nos braços, pálpebras caídas, pele seca no rosto e na testa, edema na parte superior do tronco, ombros e braços, dor óssea persistente e crescente a longo prazo, icterícia, inchaço abdominal e nódulos subcutâneos. O que é câncer
A propagação do sistema nervoso central é comum no câncer de pulmão de células pequenas. Também pode se espalhar para o fígado, medula óssea, ossos e linfonodos.
Métodos de tratamento em câncer de pulmão de células pequenas
O câncer de pulmão de células pequenas pode ser definido em dois estágios.
• Estágio limitado; a doença não se espalhou para fora dos pulmões. • Estágio extenso; a doença se espalhou para outros órgãos além dos pulmões.
O principal tratamento em ambas as fases é a quimioterapia. Embora a cirurgia não seja muito comum, pode ser aplicada em casos selecionados e em estágios limitados. Na Em um estágio limitado, a radioterapia é geralmente usada em conjunto com quimioterapia. Na fase extensa, a quimioterapia é geralmente a única opção, mas a radioterapia também pode ser dada para controle da dor e controle dos sintomas. Nos últimos anos, a imunoterapia também tem sido usada em combinação com quimioterapia como a primeira opção de tratamento. No entanto, a imunoterapia não é tão eficaz como no tratamento do cancro do pulmão de células não pequenas. O que é câncer







