O que é artroscopia? Como a cirurgia de artroscopia é realizada
O que é artroscopia? Como a cirurgia de artroscopia é realizada Hoje, a artroscopia, que acelera o tempo de recuperação em cirurgias ortopédicas, é mais comumente usada em cirurgias de menisco. Com este método, que também encurta a duração dos procedimentos cirúrgicos, grandes incisões não são feitas.
O que é artroscopia?
A artroscopia é um importante método de tratamento cirúrgico fechado aplicado no diagnóstico e tratamento de problemas dentro do joelho, ombro, tornozelo e articulações do quadril. Na artroscopia, o que significa observar o interior da articulação, as estruturas dentro da junta são inseridas através de um orifício fino e as estruturas na área em questão são transferidas para a tela através de uma câmera. Em seguida, o diagnóstico e tratamento são realizados através de um ou mais pequenos orifícios.
Como é realizada a cirurgia de artroscopia?
Dependendo da pessoa, a cirurgia de artroscopia pode ser realizada anestesiando apenas a perna ou parte inferior das costas para ser tratada, ou pode ser realizada completamente sob anestesia geral. É realizada através de duas incisões de cerca de meio centímetro na pele. Um dispositivo chamado artroscópio é inserido em uma das incisões, que está conectada a um dispositivo de vídeo e permite que você veja dentro da articulação. Por exemplo, em cirurgia artroscópica do joelho, solução salina estéril é injetada neste dispositivo para lavar o joelho e para clareza de imagem. Através da segunda incisão, dispositivos que permitirão a compreensão e tratamento dos distúrbios no joelho são colocados e a cirurgia é realizada.
Não há necessidade de grandes incisões na artroscopia
A cirurgia artroscópica utiliza uma pequena lente iluminada acoplada a um instrumento fino que permite uma visão detalhada das estruturas dentro da articulação através de pequenos orifícios na pele. Com o instrumento conectado a uma câmera em miniatura, o cirurgião pode ver dentro da articulação através dessas pequenas aberturas sem a necessidade de grandes incisões cirúrgicas. Como não há grandes incisões, o período de recuperação do paciente é muito menor do que com a cirurgia aberta.
Em quais doenças a cirurgia de artroscopia pode ser realizada?
• Lesões do menisco, ligamento e cartilagem no quadril, tornozelo e ombro • Doenças da cápsula articular • Fraturas intra-articulares • Luxações da tampa do joelho • Cartilagem livre dentro da articulação • Remoção de ossos e corpos estranhos • Deslocamentos do ombro • Síndromes de impacto no ombro • Rupturas musculares do rotador do ombro • Condições de dor duradoura após entorses e compressão dentro da articulação
Artroscopia Menisco Cirurgia
A cirurgia artroscópica é mais comumente realizada para lágrimas meniscais que ocorrem após movimentos rotacionais repentinos. Como as lágrimas do menisco são geralmente vistas em atletas, elas são consideradas uma doença do atleta. No entanto, não se deve esquecer que essas lágrimas podem ocorrer não apenas em atletas, mas em qualquer pessoa que coloque qualquer tipo de pressão sobre o joelho. Este problema pode manifestar-se com queixas de dificuldade em andar, dor e às vezes bloqueio. Como em qualquer condição, o diagnóstico precoce é de grande importância no tratamento das lágrimas do menisco. Porque quando essas lágrimas são negligenciadas, problemas como danos na cartilagem e calcificação no joelho podem ocorrer no futuro. Não é necessário realizar artroscopia para cada pessoa com uma lágrima meniscal. As lágrimas meniscais desgastadas e estáveis podem ser monitoradas com medicação e exercícios para fortalecer os músculos ao redor do joelho. Cada lágrima precisa ser avaliada individualmente. A idade da pessoa, o nível de atividade física, se ele/ ela é um atleta ou não, e o tipo de lágrima são essenciais no tratamento a ser recomendado para o indivíduo.
Também aplicado para danos nas articulações
As lesões articulares são um problema importante que pode ocorrer em todos os períodos de nossas vidas e afetar negativamente a vida diária. Lesões articulares que podem impedir a pé, andar ou até mesmo levantar o braço podem ocorrer durante a prática de esportes, corrida, entrar e sair do carro ou como resultado de traumas como quedas e entorses. O método de artroscopia entra em jogo no tratamento.







