O que é a doença mamária do cão (hidradenite supurativa)?
A doença do úbere canino é uma doença inflamatória que causa sintomas como furúnculos. Curiosidades sobre esta doença que pode durar anos estão em nosso artigo…
Como tratar a doença mamária do cão?
A hidradenite supurativa, comumente conhecida como “doença da tetina do cão”, é uma doença inflamatória. A doença mamária canina é observada em ambas as axilas, sob os seios, virilha, nádegas, ao redor do ânus e ao redor dos órgãos genitais, especialmente em áreas onde as glândulas sebáceas e sudoríparas são densas.
Tratamento da doença mamária do cão
No tratamento da doença do úbere canino;
• antibióticos tópicos e sistémicos, • drogas que suprimem o sistema imunológico, • a terapia do laser é usada.
Em casos não tratados, a doença pode persistir por anos. A descarga e o odor da ferida podem levar a uma qualidade de vida prejudicada, constrangimento, isolamento social e depressão. Além disso, nos casos com curso severo da doença, o fluxo linfático prejudicado, fistulização de órgãos internos (abscessos inflamados formam bocas entre os órgãos internos e a pele), rigidez causada por cicatrizes e limitação do movimento devido à perda de elasticidade podem se desenvolver.
Sintomas da doença mamária do cão
• Os sintomas da doença das tetas de cães são principalmente cravos e espinhas. A
resposta inflamatória que começa como resultado do bloqueio das glândulas apócrinas se espalha para o suor circundante e as glândulas sebáceas.
• Com o tempo, essas espinhas podem se desenvolver em furúnculos e abscessos profundos, vermelhos, dolorosos e inflamados.
• Conforme elas se curam, cicatrizes profundas ou levantadas (cicatrizes) podem se formar, às vezes estendendo-se como cordas sobre a pele e fazendo uma ponte entre si. Nesta doença, as lesões podem ocorrer em uma ou várias áreas.
O que causa a doença mamária do cão?
A causa exata da doença é desconhecida, mas os sintomas geralmente começam após a puberdade e podem durar anos. Predisposição genética, hormônios sexuais, alguns distúrbios hormonais, obesidade, dieta à base de carboidratos, estresse e tabagismo desempenham um papel no surgimento da doença. É duas vezes mais comum nas mulheres do que nos homens.
Como a doença mamária do cão é diagnosticada?
A doença pode ser diagnosticada geralmente por resultados clínicos, mas às vezes uma biopsia da pele, cultura do cotonete ou testes de sangue podem ser necessários.
Considerações dietéticas
Pacientes com doença da glândula mamária canina devem ter uma dieta equilibrada e regular, ter cuidado para não ganhar peso e evitar doces e alimentos com alto índice glicêmico. Fumar também é conhecido por exacerbar a doença.
Desodorantes podem exacerbar a doença
Especialmente nos meses quentes de verão, é importante evitar o suor e a umidade, tomar banho com frequência e manter as áreas de dobra secas. Os géis de banho ou sabonetes com ingredientes antibacterianos podem ser usados 1-2 vezes por semana. Os desodorantes utilizados não devem bloquear as glândulas sudoríparas. Por esta razão, produtos contendo substâncias químicas de longa ação que reduzem a transpiração podem exacerbar a doença. Hidratantes corporais e cosméticos não devem entrar em contato com as áreas onde a doença é sintomática.
Prefira tecidos de algodão
A escolha da roupa também é importante na doença das tetas de cães. Devem ser evitados tecidos apertados, abraçados ao corpo e sintéticos. Roupa interior de algodão deve ser preferida.







