O hálux valgo é o problema mais comum no pé
Problemas que surgem nos pés que carregam toda a carga do corpo, permitem andar e manter a pessoa de pé afetam negativamente tanto a saúde quanto a qualidade de vida. O mais proeminente deles é Hallux valgus, também conhecido como doença do joanete.
Saltos altos convidam Hallux valgus!
Embora se pense que tem uma estrutura simples, os pés têm 26 ossos, muitos ligamentos e tendões que permitem o movimento. Os músculos da perna, juntamente com pequenos grupos musculares internos, garantem que este mecanismo funcione próximo do ideal. Cada vez que o pé pisa no chão, primeiro o calcanhar, depois o lado lateral do pé se distribui para a frente, criando um passo com um empurrão. Qualquer distúrbio no mecanismo perfeito que funcione dessa maneira pode se manifestar como uma doença. Afirmando que Hallux valgus, ou seja, doença do joanete, é um dos problemas mais comuns nos pés, Acibadem International Hospital Ortopedia e Traumatologia Especialista Prof. Dr. Sezgin Sarban disse, “A saliência no interior do primeiro osso do pente com a rotação externa do dedão do pé é chamada de ‘Hallux valgus’. Essa deformidade que ocorre no primeiro dedo do pé causa dificuldade em usar sapatos nos pacientes e várias limitações de movimento e dor nos polegares. O O padrão-ouro no diagnóstico da doença é X-Imagem de raio.” Com isso; o ângulo entre o primeiro e segundo ossos metacarpais, o ângulo entre o primeiro osso metacarpal e o primeiro dedo, a compatibilidade da articulação e a presença de calcificação na articulação são avaliados.
Que tipo de problemas existem?
Pessoas com Hallux valgus podem ter dificuldade para andar e correr. Pode haver restrição nos movimentos da primeira articulação do dedo. Dá desconforto aos pés quando os sapatos são usados.
Quem está em risco?
A transição genética desempenha um papel no surgimento da doença. Também é frequentemente visto em pessoas com pés chatos, problemas de peso e problemas reumáticos.
Por que isso ocorre?
Dois fatores são importantes no surgimento da doença! O primeiro deles é interno, isto é,
as razões pertencentes à própria pessoa, enquanto o outro são razões externas. Usar sapatos com saltos maiores que 6-7 cm, especialmente estreitando em direção à frente, desencadeia esta doença. Porque toda a carga do corpo é transmitida para a frente, isto é, para os dedos. Se a pessoa tem uma predisposição genética, isto é, se houver frouxidão nos tecidos conjuntivos, a doença inevitavelmente ocorre.
Que tipo de deformidades ocorrem?
Ao ocupar o espaço do segundo dedo, pode causar deformidade no dedo do pé. “Bunionette”, que ocorre como resultado da ruptura do alinhamento da articulação na articulação formada pelo dedo mindinho e o quinto osso da vieira, também é definida como a protrusão do quinto dedo. O neuroma de Morton refere-se ao espessamento do nervo entre o terceiro e quarto dedo devido à compressão, enquanto as deformidades do dedo mínimo causadas por dois dedos sobrepostos são outras deformidades.
Como é que se trata?
A prioridade no tratamento do Hallux valgus é traçar um caminho de acordo com as expectativas do paciente! Se o paciente não tem queixas como dor e pode fazer suas atividades, não há necessidade de intervenção. Escolhendo os sapatos certos, usando solas para evitar o defeito de compressão e aparelhos de silicone para proteger a saliência no dedo impede que a doença progrida, mesmo que não regride.
Quando você precisa de cirurgia?
Se a dor do paciente persistir, a qualidade de vida for afetada negativamente e a deformidade progredir, o tratamento cirúrgico é iniciado. Existem certos fatores que exigem que um paciente seja submetido a cirurgia para o hálux valgo. Estes são; o ângulo da deformidade no pé do paciente e as deformidades que acompanham a deformidade.
Não negligencie o exercício!
Embora possamos pensar o contrário, há uma certa quantidade de peso que os nossos pés podem carregar. Isto requer um índice de massa corporal proporcional. Afirmando que o exercício é importante, bem como prestar atenção ao controle de peso, o Prof. Dr. Sarban disse: “Para pés saudáveis, o esporte deve ser feito pelo menos dois a três dias por semana para fortalecer os músculos. Escolher os sapatos certos também é importante nisso.”
Sabia que o Sr.?
*Na NBA, a Liga Americana de Basquetebol Profissional, os jogadores treinam descalços
em superfícies especiais para fortalecer o primeiro dedo do pé.







