Náusea O que é náusea? O que é vômito?
Náusea O que é náusea? O que é vômito? Náusea é um sinal ou sintoma de um problema. É uma sensação desconfortável e desconfortável na área do estômago. A náusea é geralmente o primeiro estágio do vômito. O vômito é a expulsão forçada, voluntária ou involuntária do conteúdo do estômago pela boca. Em muitos casos, a causa exata não é clara, mas pode ser desencadeada por uma grande variedade de causas, como vírus, problemas digestivos, gravidez ou até mesmo um odor desagradável. Em casos raros, a náusea pode ser acompanhada por dor abdominal, diarreia ou dor de cabeça . Neste caso, deve-se procurar atendimento médico.
Causas O que causa náuseas e o que provoca vômitos?
Assim como a náusea, o vômito não é uma doença em si. Ao mesmo tempo, o vômito por conta própria é inofensivo e é a reação do corpo para se corrigir. No entanto, também pode ser um sinal de uma doença mais grave. Tanto o vômito quanto a náusea podem ser sintomas de mais de uma condição médica. Estas condições são as seguintes:
• Apendicite, • Ingestão excessiva de álcool ou envenenamento, • Obstrução intestinal, • Comer quantidades excessivas de certos alimentos, como alimentos picantes ou ricos em gordura, pode perturbar o estômago e causar náuseas. Comer alimentos que um indivíduo é alérgico também pode causar náuseas.
• Alguns tipos de câncer, • Reação a certos odores • Concussão é dano cerebral, • Tumor cerebral, • Neurose de Bulimia ou outras doenças psicológicas, • Gastroparesia ou esvaziamento gástrico lento, uma condição que pode ocorrer em pessoas com diabetes, • Infecção, bactérias ou vírus podem afetar o estômago e causar náuseas. As bactérias transmitidas por alimentos podem causar uma doença conhecida como intoxicação alimentar. Infecções virais também podem causar náuseas.
• Fases iniciais da gravidez,
• Vômitos induzidos por medicamentos. Tomar certos medicamentos usados para tratamentos de câncer, por exemplo quimioterapia, pode perturbar o estômago ou contribuir para náuseas. Leia sempre o folheto informativo antes de tomar o medicamento recomendado. Se você está preocupado com os efeitos colaterais do medicamento, consulte um médico.
Ler essas informações e conversar com seu médico sobre os medicamentos e tratamentos que você está tomando pode ajudá-lo a tomar medidas para minimizar as náuseas relacionadas à medicação.
• Ataque cardíaco, • Momentos de estresse emocional como medo, • Infecção no ouvido, • Meningite, • A azia ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) pode fazer com que o conteúdo do estômago de um indivíduo suba até o esôfago ao comer. Isso cria uma sensação de queimação que causa náuseas.
• Doença da vesícula biliar, • Úlceras, i.e. feridas no estômago ou no revestimento do intestino delgado, podem contribuir para a náusea. Pode causar uma sensação de queimação e náuseas repentinas, especialmente quando se come.
• A dor intensa pode contribuir para os sintomas de náusea. Isso se aplica a condições dolorosas, como pancreatite, cálculos biliares ou pedras nos rins.
• Enjoo ou enjôo pode ser causado por uma estrada acidentada encontrada durante a viagem em um veículo. Esses movimentos irregulares podem fazer com que as mensagens para o cérebro fiquem fora de sincronia com as sensações, levando a náuseas, tonturas ou vômitos.
O que causa náuseas ou vômitos em crianças?
As causas de náuseas podem variar de acordo com a idade. Náuseas ou vômitos em crianças podem ser comumente causados por uma infecção viral, intoxicação alimentar, alergia ao leite, enjoo, comer demais, alimentação, doenças nas quais a criança tosse e tem febre alta. O momento da náusea ou vômito pode indicar a causa. Náuseas ou vômitos que ocorrem logo após uma refeição podem ser causados por intoxicação alimentar, gastrite – inflamação do revestimento do estômago – ou úlceras. Se a náusea ocorrer de uma a oito horas após a ingestão, também pode indicar intoxicação alimentar. No entanto, os sintomas baseados em certas bactérias transmitidas por alimentos, como salmonela, podem levar mais tempo para aparecer. Outra preocupação com náuseas e vômitos em crianças pequenas é a desidratação, i.e. sede. Os adultos têm um risco menor de desidratação, pois geralmente podem reconhecer os sintomas desidratação, como aumento da sede, lábios secos ou boca seca. No entanto, as crianças pequenas têm maior risco de desidratação, especialmente se tiverem sintomas de diarreia. Isto é porque as crianças pequenas são frequentemente incapazes de expressar os sintomas da desidratação. Adultos que cuidam de crianças doentes precisam procurar sinais comuns de desidratação. Estes sinais e sintomas incluem lábios e boca secos, olhos afundados, respiração rápida ou pulso. Os bebês também devem procurar um padrão de micção retardado e uma ondulação do ponto fraco no topo da cabeça do bebê.
Náuseas e vômitos durante a gravidez
Desde o início da gravidez, aproximadamente 50% a 90% de todas as gravidezes são caracterizadas por náuseas e 25% a 55% por vômitos. Este período de náuseas e vômitos geralmente termina no quarto mês ou no início do segundo trimestre. O vômito recorrente durante a gravidez pode levar a uma condição grave chamada hiperêmese gravídica, na qual a mãe ou seu feto podem desenvolver desequilíbrios líquidos e minerais que podem colocar sua vida em risco.
Quando você deve consultar um médico em caso de náusea e vômito?
Em casos raros, o vômito excessivo pode causar um rasgo no revestimento do esôfago chamado de lágrima de Mallory-Weiss. Se o esôfago romper, isso é chamado de síndrome de Boerhaave. Neste caso, é necessária atenção médica urgente. Além disso, um médico deve ser consultado se a náusea persistir por mais de alguns dias ou se houver possibilidade de engravidar, se os remédios caseiros não funcionarem, se houver sinais de desidratação ou se houver uma lesão na cabeça ou infecção que possa causar vômitos. Se o vômito persistir por mais de um dia em um adulto ou se o vômito com diarreia persistir por mais de meio dia e houver sinais de desidratação, o médico deve ser consultado o mais rápido possível. Em crianças ou bebês com menos de seis anos de idade, se o vômito durar mais de algumas horas, for acompanhado por diarreia, sinais de desidratação ou febre, a criança deve ser levada ao médico. Em crianças com mais de seis anos, se o vômito persistir por mais de um dia ou se a diarreia e o vômito persistirem por mais de meio dia, se houver febre alta ou se não houver micção, a criança deve ser levada ao médico. Além disso, deve-se procurar imediatamente atenção médica se o vômito for acompanhado de vômito com sangue vermelho vivo ou “borra de café” no vômito, dor de cabeça severa, rigidez no pescoço, sonolência, confusão, diarreia, dificuldade em ficar acordado, respiração rápida ou pulso acompanhado de dor abdominal severa.
Métodos de tratamento Como tratar náuseas e vômitos?
Embora existam vários métodos que podem ser usados para tratar náuseas e vômitos, independentemente da idade ou causa do indivíduo, o tratamento da náusea geralmente varia dependendo da causa da náusea. Um médico deve ser consultado para determinar o mais adequado para o indivíduo. O primeiro passo em métodos comuns para aliviar a náusea é consumir gradualmente mais e mais líquidos claros, como água. Alimentos sólidos devem ser evitados até que o período de vômito tenha passado. Especialmente em caso de vômitos com duração superior a 24 horas, devem ser tomadas medidas para eliminar a desidratação. Mulheres grávidas que sentem enjoo matinal podem comer biscoitos secos antes de sair da cama ou um lanche com alto teor de proteína, como carne magra ou queijo antes de ir para a cama. Vômitos associados a condições médicas, como tratamento de câncer, geralmente podem ser tratados com outro medicamento. Há também uma variedade de medicamentos prescritos e vendidos sem receita médica que podem ser usados para controlar náuseas e vômitos associados à gravidez, enjoo e alguns tipos de tontura. É importante consultar um médico antes de usar qualquer um desses tratamentos.
Como prevenir a náusea?
Existem várias maneiras de prevenir náuseas. Elas podem diferir dependendo da causa da náusea. Mudar os hábitos alimentares e escolher refeições pequenas ao longo do dia em vez de três grandes refeições durante o dia pode ajudar a prevenir náuseas. A comida deve ser consumida lentamente. É importante evitar alimentos que são difíceis de digerir, picantes, muito gordurosos ou cozidos em óleo. Alimentos que são menos propensos a causar náuseas incluem cereais, biscoitos, torradas e caldo. Se a náusea for desencadeada pelo cheiro de alimentos quentes, devem ser consumidos alimentos frescos ou à temperatura ambiente. Os líquidos devem ser consumidos entre as refeições em vez de alimentos sólidos. Embora se acredite que beber bebidas gasosas como refrigerante e cola ajuda a superar problemas de estômago, o oposto é muitas vezes verdadeiro. Bebidas gasosas podem causar inchaço e piorar o refluxo. Elas também podem causar náuseas. Esses tipos de bebidas devem evitar. Se as bebidas gasosas forem essenciais, é necessário deixar o gás escapar ou diluir a bebida com água. Depois de comer, descanse com a cabeça pelo menos 30 centímetros mais alta do que os pés. Ficar de pé de uma maneira que dobre o estômago pode aumentar a náusea. Para evitar que o indivíduo seja afetado pelo enjoo enquanto se move no veículo, é útil sentar-se de tal forma que eles se concentrem no pára-brisa. O movimento rápido observado através das janelas laterais pode piorar a náusea. Além disso, olhar para uma tela ou ler um livro no carro pode causar enjôo. Respirar ar fresco abrindo uma janela ou sentado na frente de um ventilador alivia os sintomas de náusea para muitas pessoas. Este ar fresco pode ajudar a se livrar de odores desagradáveis ou a se concentrar em algo diferente da náusea. Focar em algo que não seja náusea pode ajudar a aliviar a náusea. Ler um livro ou ouvir música em um lugar parado pode ajudar. No trabalho, o foco no trabalho pode impedir que o indivíduo se concentre na náusea.
Como evitar que a náusea se transforme em vômito?
As pessoas que sentem náuseas podem evitar o vômito bebendo bebidas limpas e levemente adoçadas, como suco de frutas ou refrigerante que não são muito ácidas. No entanto, sucos de frutas muito ácidas, como suco de laranja ou toranja, podem agravar a situação. Evitar atividade física intensa após as refeições e descansar sentado ou reclinado pode ser eficaz, pois movimento e atividade podem piorar náuseas e levar ao vômito.
Remédios caseiros para náuseas
Os remédios caseiros geralmente não ajudam a tratar náuseas, pois não abordam a causa raiz, mas podem ajudar a aliviar temporariamente o sintoma. Quando a náusea é sentida, deve-se prestar atenção ao consumo de líquidos durante todo o dia. Bebidas claras devem ser preferidas. No entanto, se a água regular não for adequada para o estômago, beber chá ou água com frutas fatiadas pode ajudar. Os limões contêm ácido cítrico, um composto natural pensado para ajudar a digestão e acalmar o estômago. Espremer uma pequena quantidade de limão fresco na água e beber lentamente ao longo do dia pode ser eficaz. Se a náusea for causada por constipação, beber água morna com suco de limão pode aliviar o intestino do indivíduo. No entanto, como o limão é uma fruta ácida, pode piorar a náusea se usado demais em um curto período de tempo. Uma pequena refeição de alimentos macios pode ajudar a aliviar náuseas. Uma dieta de bananas, arroz, purê de maçã e torradas é a dieta mais comumente recomendada para alívio da náusea. Além disso, massas simples, purê de batatas e ovos cozidos podem ser consumidos de maneira limitada durante a náusea. Pode ser necessário evitar frituras, queijos e laticínios, carnes e alimentos ricos em fibras.







