Não subestime a tosse!
Não subestime a tosse! Embora a tosse seja frequentemente causada por infecções simples, é importante lembrar que também pode ser um sintoma de algumas doenças graves.
A tosse persistente pode ser um sinal de doença grave
A tosse que entra em nossas vidas nos dias em que o tempo começa a ficar mais frio geralmente passa depois de um tempo e voltamos ao nosso estado normal. Mesmo que a tosse não desapareça, muitos de nós a chamamos de “tosse seca” e não prestamos muita atenção nela. No inverno, há tantas pessoas tossindo ao nosso redor que nem percebemos os sons da tosse. No entanto, associar cada tosse com doenças de inverno pode dificultar o diagnóstico de doenças graves. Porque às vezes uma tosse pode ser um prenúncio de doenças muito graves. Aqui está o que você precisa saber sobre essas doenças graves.
Tosse prolongada
A tosse prolongada é uma das razões mais comuns para consultar um médico em quase todas as idades em todo o mundo. A tosse, que não é uma doença por si só, é considerada uma condição normal definida como o reflexo de defesa do corpo. No entanto, se a tosse durar mais de duas semanas e atingir um ponto em que perturba a qualidade de vida, incluindo a qualidade do sono à noite, o trabalho e a vida escolar, ela deve ser levada em consideração. A tosse persistente e intempestiva também interrompe o mecanismo de defesa do corpo. Se uma tosse que não é diagnosticada e tratada precocemente se torna persistente, outros problemas podem estar envolvidos, independentemente da doença subjacente. No entanto, fumantes ou pessoas com infecções frequentes do trato respiratório superior podem pensar que a tosse é causada por essas condições e causa atrasos no diagnóstico.
Infecções do trato respiratório superior
Todos os tipos de problemas do trato respiratório superior, desde sinusite, que causa descarga nasal no nariz, até um resfriado mais simples, pode causar tosse. Esta condição, que as pessoas se queixam principalmente de tosse seca, aumenta especialmente nos meses de inverno. Quando dura muito tempo, é necessário investigar se o refluxo gastroesofágico ou a faringite estão envolvidos na imagem.
Asma
A asma é uma das três causas mais comuns de tosse crônica. Observa-se que a tosse seca, que é acompanhada por queixas como falta de ar, chiado e aperto no peito, aumenta à noite e durante o exercício.
A tosse pode ser causada por bronquite
A bronquite é uma das doenças que se manifesta com uma tosse persistente. Enquanto a tosse seca é observada na bronquite aguda, ela pode se tornar espumosa à medida que a doença progride. Na bronquite crônica, que muitas vezes se inflama especialmente nos meses de inverno, a tosse com catarro persiste por pelo menos três meses do ano. A bronquite crônica ocorre na maioria dos fumantes.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
A DPOC, uma doença progressiva que dificulta a respiração devido a danos no trato respiratório, é uma das causas mais graves de tosse crônica. A tosse pode ocorrer mesmo enquanto se come ou fala. Especialmente em fumantes, a DPOC deve ser investigada se fadiga e falta de ar são adicionados à tosse.
Câncer de pulmão
A tosse é na verdade um dos primeiros sintomas do câncer de pulmão. No entanto, uma tosse prolongada nem sempre sugere câncer de pulmão. Especialmente os fumantes com mais de 40 anos, especialmente se tiverem histórico familiar de câncer ou exposição frequente à radiação, devem ser avaliados caso tenham tosse prolongada. As pessoas deste grupo devem fazer um raio-X do tórax uma vez por ano para fins de controle.
Não subestime a tosse!: Refluxo gastroesofágico
Embora nem sempre seja barulhento o suficiente para ser diagnosticado por um gastroenterologista, a tosse também pode ser um dos primeiros sintomas do refluxo. Por exemplo, os sintomas mais típicos de refluxo, como azia, queimação, ácido estomacal que entra na boca, raramente ocorrem nessas pessoas. O caráter do refluxo também experimentou mudanças. Devido ao aumento da pressão intra-abdominal causada pela tosse, a válvula entre o estômago e o esôfago relaxa e o ácido escapa para cima. Por esta razão, a área na extremidade inferior do esôfago, onde os receptores da tosse estão localizados, fica irritada e uma tosse seca contínua é experimentada. Portanto, é necessário ter cuidado no diagnóstico diferencial de tosses prolongadas.
Pode causar fraturas ósseas em idosos
A tosse persistente não tratada pode causar muitos problemas, desde dores musculares até fraturas ósseas, especialmente em idosos. Como os músculos e as costelas também são usados em tosses persistentes e graves, podem ocorrer fraturas nas costelas, especialmente em pessoas idosas, devido à pressão severa que ocorre. Em pessoas que não sofrem de consequências tão graves, o paciente pode sofrer de desconforto devido à dor muscular frequente. A incontinência urinária também pode ocorrer devido à tosse grave. Algumas pessoas podem até ter ataques de desmaio.







