Miomas
Os miomas, uma das doenças femininas mais comuns hoje em dia, são tumores benignos originários da camada muscular do útero. Miomas raramente ocorrem durante a adolescência-idade adulta jovem; eles são mais comuns em mulheres entre as idades de 30 e 40. Os miomas, que são geralmente conhecidos por serem afetados por condições hormonais, tendem a encolher no período pós-menopausa, mas os miomas que crescem após a menopausa podem precisar ser acompanhados para transformação maligna. Embora não se saiba o que a causa, 1 em cada 1000 miomas pode ser maligno (cancerígeno).
Sintomas
A maioria dos miomas não causa sintomas ou queixas. No entanto, alguns deles podem causar alguns sintomas, como sangramento anormal, períodos desconfortavelmente dolorosos e sangrantes, dor nas costas e relações sexuais dolorosas. Além disso, alguns miomas podem pressionar a bexiga devido ao efeito de massa, impedindo que a bexiga se expanda e fazendo com que o paciente vá ao banheiro com frequência. Da mesma forma, como resultado da pressão, a pressão no ânus pode causar uma sensação constante de necessidade de usar o banheiro. Um dos maiores problemas com miomas é que eles se comportam como uma massa dentro do útero e impedem a gravidez. Especialmente os miomas perto da superfície interna do útero podem interromper a área apropriada onde o zigoto, que é formado pela combinação de espermatozóides e óvulos, pode se anexar. Além disso, uma massa palpável no baixo-ventre também pode ser um sinal de miomas devido ao crescimento de alguns miomas que não são reconhecidos devido a pular verificações periódicas de saúde.
Métodos de diagnóstico
Os miomas são geralmente detectados durante exames ginecológicos de rotina, mas para um diagnóstico definitivo, o médico toma a história do paciente e realiza um exame. Além do exame físico, ultrassons de alta resolução podem ser usados para detectar a massa.
Se a massa for grande ou se o tecido uterino não puder ser totalmente selecionado, a RM pode ser realizada para evitar qualquer confusão. Informações detalhadas sobre tecidos moles podem ser obtidas com a imagem de ressonância magnética.
Métodos de tratamento
A maioria dos miomas é detectada incidentalmente, sem causar sintomas ou queixas. Em tais miomas, o mioma é geralmente monitorado periodicamente sem qualquer tratamento. Além disso, se os miomas detectados causarem alguns sintomas, alguns tratamentos podem ser aplicados. O tratamento é geralmente realizado por métodos cirúrgicos. A decisão para a cirurgia é baseada na idade do paciente, nas queixas, no número e na localização dos miomas e se o paciente tem filhos ou não, e a extensão da cirurgia é determinada. Cirurgias de miomas podem ser realizadas de duas maneiras, a primeira opção é remover o mioma. Se o paciente não tiver filhos e planeja ter filhos no futuro, a remoção do mioma é realizada para manter a função do útero, a fim de ter filhos até que outro fibróide cresça. A segunda opção é a remoção completa do útero. Como os miomas são tumores que são frequentemente produzidos pelo útero, se o paciente tiver filhos e não for esperado que dê à luz outra criança, pode ser aconselhável remover o útero após os anos 40 para evitar que o útero produza novamente miomas. Estas cirurgias podem ser efectuadas com vários métodos diferentes:
Histeroscopia
Neste método, pequenos miomas que causam dor e sangramento freqüente ou grave são removidos vaginalmente. Miomas localizados sob ou na camada interna do útero podem ser removidos com um sistema de imagem especial.
Closed Surgeries
Cirurgias fechadas são realizadas com métodos de cirurgia laparoscópica ou robótica. Miomas maiores que 4 – 5 cm são removidos do leito uterino e o sangramento na área, se houver, é intervencionado e a área é suturada.
Cirurgia Aberta
Este método envolve a remoção de tumores muito grandes que progrediram para a parte superior do umbigo. Devido ao grande tamanho dos miomas, não há espaço para trabalhar
com métodos laparoscópicos ou robóticos, de modo que os miomas são limpos fazendo uma incisão com o método de cirurgia aberta. Em alguns pacientes adequados que não preferem cirurgia, o tratamento medicamentoso pode ser usado. Embora os tratamentos medicamentosos não eliminem miomas, eles podem fornecer benefícios como reduzir o sangramento excessivo causado por miomas e encolher miomas.
Além disso, em alguns pacientes adequados, um cateter inserido através da veia inguinal com técnicas radiológicas intervencionistas pode ser usado para fechar os vasos que alimentam o mioma, impedindo que o mioma cresça e até encolha.







