Inflamação da vesícula biliar (Colecistite)
A vesícula biliar é um pequeno órgão em forma de pêra localizado no lado direito do abdômen, abaixo do fígado. A vesícula biliar contém um fluido digestivo chamado bile, que é liberado no intestino delgado. A inflamação da vesícula biliar é chamada de colecistite. Os cálculos biliares que bloqueiam o tubo que sai da vesícula biliar podem causar colecistite. Outras causas de colecistite incluem problemas do ducto biliar, tumores, doenças graves e algumas infecções. Se não for tratada, a colecistite pode levar a problemas graves como ruptura da vesícula biliar. O tratamento definitivo da colecistite geralmente envolve a remoção da vesícula biliar. Com o aumento da idade e do peso, o risco de colecistite aumenta simultaneamente e é mais comum em mulheres do que em homens.
O que é inflamação da vesícula biliar (colecistite)?
O trabalho da vesícula biliar é armazenar sucos digestivos chamados bile. Quando o corpo precisa da bile para decompor as gorduras, a vesícula biliar libera a bile no intestino delgado. No entanto, se o caminho para o intestino delgado estiver bloqueado, a bile fica presa, o que pode irritar sua vesícula biliar e levar à inflamação da vesícula biliar. Os sintomas mais comuns da colecistite são náuseas e vômitos. Ela tende a ocorrer após uma refeição grande, fracionada ou excessivamente gordurosa. Devido aos seus sintomas, é comum confundir colecistite com outros problemas de saúde. No entanto, se for acompanhado de dor no abdômen, nas costas ou sob a omoplata direita, deve-se suspeitar de inflamação da vesícula biliar. Se não for tratada, pode tornar-se muito perigosa e ter consequências a longo prazo. O tratamento mais comum é a remoção da vesícula biliar.
Causas O que causa a inflamação da vesícula biliar?
A causa mais comum de formação de cálculos e subsequente inflamação da vesícula biliar são os cálculos biliares ou protuberâncias que bloqueiam o caminho para o intestino delgado. É a causa mais comum, mas não a única. A inflamação da vesícula biliar pode ser causada por
As seguintes condições: Cálculos biliares: A maioria dos casos de colecistite é o resultado do desenvolvimento de partículas duras na vesícula biliar. Os cálculos biliares podem causar bloqueio do tubo através do qual a bile passa quando sai da vesícula biliar. Isso faz com que a bile se acumule e cause inflamação. Tumor: um tumor emergente pode impedir que a bile seja drenada adequadamente da vesícula biliar, causando colecistite. Bloqueio do ducto biliar: A torção ou lesão do duto biliar pode levar à colecistite. Infecção: AIDS e algumas infecções virais podem desencadear inflamação da vesícula biliar. Problemas nos vasos sanguíneos: uma doença muito grave pode danificar os vasos sanguíneos e interromper o fluxo sanguíneo para a vesícula biliar, levando à colecistite. A colecistite pode ocorrer de repente e é chamada de colecistite aguda. Quando é de longo prazo, ela é chamada de colecistite crônica.
Complicações da inflamação da vesícula biliar
• Quando a bile se acumula na vesícula biliar e causa colecistite, isso significa que a
bile fica infectada. • Se a colecistite não for tratada, pode causar a morte do tecido da vesícula biliar. Isso
pode fazer com que a vesícula biliar se rompa ou a vesícula biliar estoure. É a complicação mais comum entre os idosos, pessoas que aguardam tratamento e diabéticos.
• Uma ruptura da vesícula biliar pode ser causada por inchaço da vesícula biliar, infecção ou morte tecidual.
Prevenção da inflamação da vesícula biliar
Para evitar a ocorrência de colecistite;
• Perca peso lentamente. Isso ocorre porque a rápida perda de peso pode aumentar o risco de formação de cálculos biliares.
• Mantenha um peso ideal e saudável para você. Ter excesso de peso aumenta suas chances de desenvolver cálculos biliares. Para alcançar um peso saudável, é útil reduzir a ingestão de calorias e aumentar a atividade física.
• Escolha uma dieta saudável. Dietas ricas em gordura e pobres em fibras podem aumentar o risco de desenvolver cálculos biliares. Para reduzir o risco, é melhor escolher uma dieta rica em frutas, legumes e grãos integrais.
Sintomas Sintomas de inflamação da vesícula biliar (colecistite)
Os sintomas da inflamação da vesícula biliar (colecistite) tendem a ocorrer após uma refeição e especialmente depois de uma refeição grande ou gordurosa. Os sintomas incluem dor severa e repentina na parte superior direita ou média do abdômen, irradiando para o ombro direito ou costas, sensibilidade ao toque sobre o abdômen, náuseas, vômitos, febre, inchaço, pele amarela e olhos. Se a inflamação da vesícula biliar (colecistite) persistir por um longo tempo ou causar sintomas recorrentes devido à inflamação, isso significa colecistite crônica. Se você tem sintomas que lhe preocupam, é importante consultar um médico. Se a dor abdominal for tão intensa que você não consiga ficar parado ou confortável, peça para alguém levá-lo ao pronto-socorro imediatamente.
Métodos de diagnóstico Diagnóstico de inflamação da vesícula biliar
Quando você for ao médico para um diagnóstico, detalhe o que está experimentando. É muito importante dar ao médico informações detalhadas sobre quando seus sintomas começaram, se você já se sentiu assim antes, a intensidade da dor e se há fatores que aumentam a intensidade da sua dor. Seu médico pode então pedir exames de sangue, exames de imagem e um teste de triagem que mostra o movimento da bile no corpo para diagnosticar a inflamação da vesícula biliar. Exames de sangue: O médico pode pedir um exame de sangue para procurar sinais de infecção. O exame de sangue pode confirmar se você tem uma infecção e se seu fígado está funcionando como deveria. Exames de imagem: A ultrassonografia abdominal, a ultrassonografia endoscópica ou a tomografia computadorizada (TC) podem ser realizadas para visualizar se há colecistite ou cálculos na vesícula biliar ou nos ductos biliares. Uma varredura que mostra o curso da bile através do corpo: A varredura iminodiacética hepatobiliar (HIDA) é conseguida injetando a tintura radioativa em pilhas bile-produtoras para visualizar a progressão da bilis através dos canais de bile.
Métodos de tratamento
Tratamento da inflamação da vesícula biliar
Uma vez diagnosticada a colecistite, pode ser necessário hospitalizar para manter a inflamação da vesícula biliar sob controle. O tratamento inclui uma variedade de medicamentos e métodos cirúrgicos. No entanto, a remoção da vesícula biliar é recomendada para uma solução a longo prazo. Quanto mais cedo a doença é reconhecida, mais fácil é tratar.
Métodos de tratamento para inflamação da vesícula biliar (colecistite) Repouso da vesícula biliar:
Você pode não ser permitido comer ou beber no início para que sua vesícula biliar inflamada possa descansar. A desidratação é evitada com o suporte de fluido intravenoso. Tratamento com antibióticos: se a vesícula biliar estiver infectada, o médico recomendará o tratamento com antibióticos. Analgésicos: Ajuda a controlar a dor até que a inflamação na vesícula biliar desapareça. Um procedimento chamado colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) pode ser usado para remover pedras que bloqueiam os ductos biliares. Após o tratamento, os sintomas devem diminuir dentro de 2 a 3 dias. A inflamação da vesícula biliar geralmente se repete. Para evitar essa situação, a cirurgia de remoção da vesícula biliar pode ser realizada. O momento da cirurgia deve depender da gravidade dos sintomas e dos riscos durante e após a cirurgia. Em casos leves, a cirurgia é realizada imediatamente, enquanto que em casos graves, o procedimento é iniciado após a drenagem da bile e os sintomas são aliviados.
Cirurgia de remoção da vesícula biliar (colecistectomia)
A cirurgia de remoção da vesícula biliar é chamada colecistectomia. É um procedimento pequeno realizado através de uma pequena incisão no abdômen (colecistectomia laparoscópica) e leva aproximadamente 1 hora. Procedimentos abertos com uma incisão longa raramente são necessários. Após a cirurgia, a bile flui diretamente do fígado para o intestino delgado em vez de ser armazenada na vesícula biliar. O corpo precisa adotar uma dieta com baixo teor de gordura por 2-3 meses para se acostumar com esse padrão. Você não precisa de uma vesícula biliar para viver normalmente, você pode viver uma vida saudável sem ela.







