Guia de nutrição para pacientes cardíacos
As doenças cardiovasculares podem ser prevenidas vivendo uma vida saudável. Se você tem doença cardiovascular, você pode minimizar os riscos adotando um estilo de vida saudável.
O que os pacientes cardíacos devem comer?
Não se pode mudar os genes e não se pode parar a idade. Não se podem alterar estes factores de risco para prevenir doenças. Mas está em seu poder prevenir doenças causadas pelo estilo de vida. As doenças cardiovasculares estão entre as doenças que você pode evitar. Fatores como fumar, beber álcool, comer uma dieta rica em gordura e levar uma vida fisicamente inativa são riscos modificáveis. Ao intervir com fatores de risco modificáveis, as doenças cardiovasculares podem ser prevenidas ou o curso da doença pode ser melhorado com uma mudança holística no estilo de vida. Informações importantes sobre doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo e na Turquia, e recomendações nutricionais para pacientes cardíacos…
Evitar o açúcar simples
Consumir açúcares simples demais, como excesso de gordura saturada e colesterol, pode fazer com que o colesterol no sangue aumente e ameace sua saúde cardiovascular. Maneiras de reduzir açúcares simples incluem não consumir bebidas carbonatadas, como sucos de frutas prontos e refrigerantes contendo açúcar, evitando bolos feitos com farinhas processadas, como doces e doces, produtos embalados com ingredientes desconhecidos e sobremesas.
Comer gordura insaturada em vez de saturada
As gorduras devem fornecer no máximo 30% da energia diária que obtemos dos alimentos. O tipo de gordura consumida é tão importante quanto a quantidade. Pacientes cardiovasculares ou aqueles em risco de doença cardiovascular devem ter como objetivo reduzir a quantidade de gordura saturada e incluir alimentos contendo ômega 3 e ômega 6 ácidos graxos polinsaturados. Reduzir a quantidade de colesterol e gordura saturada na dieta; limitar o consumo de gorduras como manteiga e gordura de cauda, preferindo alimentos sem gordura ou meio-gordura, como leite, iogurte e queijo, cozinhar carne vermelha removendo a gordura visível e não consumi-la mais de duas vezes por semana, e evitar miudezas são passos que podem ser tomados.
Obter abundância de ômega 3
EPA em peixes e ácido alfa-linolênico em nozes, linhaça e purslane são ácidos graxos ômega 3 amigáveis ao coração. Para obter ômega 3 suficiente, o peixe grelhado ou cozido no vapor deve ser consumido 2-3 vezes por semana, 2 nozes e 1 colher de chá de linhaça devem ser misturadas em saladas ou iogurte. Os vegetarianos devem definitivamente tomar o suporte de ômega 3.
Beneficiar de antioxidantes
Para beneficiar de vitaminas e minerais antioxidantes, frutas e vegetais devem ser consumidos em quantidades suficientes e diversificados. Inclua nozes, que são ricas em vitamina E e ácidos graxos insaturados, em sua dieta.
Coma uma dieta rica em fibras
Enquanto os alimentos com fibras reduzem diretamente o colesterol no sangue, eles indiretamente reduzem o risco de doenças cardiovasculares, mantendo o equilíbrio do açúcar no sangue e prevenindo a diabetes. A ingestão diária de fibras deve ser de 25-35 gramas. Para atingir essa quantidade, é necessário consumir variedades de pão integral em vez de pão branco, preferir bulgur, que é mais fibroso, em vez de arroz, consumir legumes secos duas vezes por semana, comer 2-3 porções de frutas (com pele se possível) e 2 porções de legumes por dia.
Não frite, não asse
O método de cozimento é tão importante quanto a comida escolhida. O método de fritura causa oxidação das gorduras, apresenta risco de doenças cardiovasculares e leva ao consumo excessivo de gordura. Em vez disso, cozinhe no forno usando menos óleo.
Não evite o exercício
O exercício tem um efeito multifacetado na prevenção de doenças cardiovasculares. O exercício deve ser moderado e regular. Atividades aeróbicas como ciclismo, caminhada, natação e tênis protegem a saúde do coração e dos vasos sanguíneos aumentando a quantidade de utilização de oxigênio. O exercício aumenta o nível de colesterol bom (HDL), que protege a saúde vascular, reduz a pressão arterial, mantém o peso corporal sob controle gastando energia, mantém o equilíbrio insulina-açúcar no sangue e facilita o enfrentamento do estresse. O valor-alvo para proteger a saúde cardiovascular é de pelo menos 150 minutos de exercício moderado por semana. Embora possa parecer cansativo para iniciantes, o exercício aumenta a resistência quando feito regularmente. Se você
nunca fez exercício, mas quer começar, comece com 10-15 minutos no início e aumente para 30 minutos ou mais no futuro, à medida que sua resistência aumenta.







